Avaliação de necessidades em idosas institucionalizadas com doença mental prolongada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4421 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011 |
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Avaliação de necessidades em idosas institucionalizadas com doença mental prolongadaAvaliação das necessidadesIdosos institucionalizadosEnvelhecimentoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011O presente estudo teve como principal intuito a exploração e compreensão da Avaliação de Necessidades, numa população feminina envelhecida e institucionalizada numa clínica psiquiátrica. Perante isto, tornou-se necessária a análise da relação com e entre variáveis que envolvem esta temática, como o grau depressão, o grau de défice cognitivo e alguns dados sócio-demográficos. Este estudo foi composto por 52 participantes do sexo feminino com patologias mentais, institucionalizadas e com idade igual ou superior a 55 anos, em que relativamente à idade M= 71 e DP=11,03. Foram utilizados como instrumentos a Camberwell Assessment of Needs for the Elderly (CANE) para identificação das necessidades por parte das utentes, a Geriatric Depression Scale (GDS) para observação dos níveis de depressão existentes na amostra, o Mini Mental State Examination (MMSE) para verificação dos níveis de défice cognitivo e o Questionário Sócio-Demográfico para levantamento de características da amostra. Efectuou-se uma análise estatística dos dados através de correlações e análise de variância. Os resultados obtidos demonstraram a existência de correlações (p< 0,01) entre a avaliação de necessidades com o grau de depressão e a idade. É igualmente de salientar, que se não se verificaram diferenças significativas de resultados (p<0,01) no instrumento de avaliação de necessidades, a CANE, no que diz respeito aos diferentes grupos de diagnóstico comparativamente aos outros dois instrumentos utilizados (GDS e MMSE). Também se verificou a existência de uma correlação negativa entre o défice cognitivo e os anos de institucionalização (p<0,05), bem como uma correlação positiva entre o défice cognitivo e o nível de escolaridade (p< 0,01). Por fim, reflectiu-se e discutiu-se sobre aspectos, questões e limitações inerentes e suscitadas por este estudo, bem como sugestões e bases empíricas para futuras investigações.The present study had as main objective the exploration and understanding the Needs Assessment of a female population aged and institutionalized in a psychiatric institution. Given this, it became necessary to analyze the relationship between variables with and involving this issue, as the depression and cognitive impairment degree, as well some socio-demographic data. This study was composed by 52 female participants with mental illness, institutionalized and aged 55 years or more, that with regard to age M = 71, SD = 11.03. The instruments used were the Camberwell Assessment of Needs for the Elderly (CANE) for identification of needs by the users, the Geriatric Depression Scale (GDS) to observe the levels of depression in the sample, the Mini Mental State Examination (MMSE) for check the levels of cognitive impairment and the socio-demographic questionnaire to survey the sample characteristics. Was carried out a statistical analysis of data using correlation and analysis of variance. The results showed positive correlations (p <0.01) between the needs assessment with the depression degree and age. It is also noteworthy, that there were no significant differences in outcomes (p<0.01) in the assessment instrument needs, CANE, with regard to the different diagnostic groups compared with the other two instruments (MMSE and GDS ). It was also noted that there was a negative correlation between cognitive impairment and years of institutionalization (p<0,05), and a positive correlation between cognitive impairment and level of education (p <0.01). Finally, a reflection and discussion about issues and limitations raised by this study as well as suggestions and empirical bases for future investigations was done.Lind, Wolfgang Rüdiger, 1952-Repositório da Universidade de LisboaRocha, Ana Raquel Tabuada2011-11-03T16:23:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:03.299296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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