A oralidade na aula de língua materna e língua estrangeira - o paradigma da didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Susana Franco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20344
Resumo: Por a oralidade se ter revelado um caminho pouco estudado em relação ao ensino da língua materna e em particular por ter sido ponto de partida daquele que eu considerei ser o maior paradigma da didática, este relatório é o resultado de uma experimentação aplicada à minha prática de ensino supervisionada. É o resultado de conclusões e reflexões das aulas observadas, das leituras que me propus fazer, para melhor ver e compreender, e é também resultado experimentado e comprovado das atividades planeadas para o presente ano letivo, e que nunca perderam de vista o mote que subjaz este relatório, isto é, como levar a oralidade à sala de aula, tornando-a processo construtor de conhecimento significativo. Espero que o presente texto mostre como desenvolver tarefas de enfoque comunicativo, que articuladas com todas as outras competências conspirem a favor do momento dialogal e que estabeleçam uma relação entre o mundo e os nossos alunos. Este relatório propõe estratégias para a avaliação da oralidade, para fugir dos exercícios mecanizados e rotineiros e, por fim, "promete" fazer a oralidade ganhar um espaço próprio na sala de aula, que seja momento de reconstrução e reconfiguração e ainda de relação afetiva com o mundo.
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