A oralidade na aula de língua materna e língua estrangeira - o paradigma da didática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20344 |
Resumo: | Por a oralidade se ter revelado um caminho pouco estudado em relação ao ensino da língua materna e em particular por ter sido ponto de partida daquele que eu considerei ser o maior paradigma da didática, este relatório é o resultado de uma experimentação aplicada à minha prática de ensino supervisionada. É o resultado de conclusões e reflexões das aulas observadas, das leituras que me propus fazer, para melhor ver e compreender, e é também resultado experimentado e comprovado das atividades planeadas para o presente ano letivo, e que nunca perderam de vista o mote que subjaz este relatório, isto é, como levar a oralidade à sala de aula, tornando-a processo construtor de conhecimento significativo. Espero que o presente texto mostre como desenvolver tarefas de enfoque comunicativo, que articuladas com todas as outras competências conspirem a favor do momento dialogal e que estabeleçam uma relação entre o mundo e os nossos alunos. Este relatório propõe estratégias para a avaliação da oralidade, para fugir dos exercícios mecanizados e rotineiros e, por fim, "promete" fazer a oralidade ganhar um espaço próprio na sala de aula, que seja momento de reconstrução e reconfiguração e ainda de relação afetiva com o mundo. |
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A oralidade na aula de língua materna e língua estrangeira - o paradigma da didáticaReconstruçãoConhecimento significativoOralidadeEnfoque comunicativoAfetividadeOralidadReconstrucciónAfectividadConocimiento significativoPor a oralidade se ter revelado um caminho pouco estudado em relação ao ensino da língua materna e em particular por ter sido ponto de partida daquele que eu considerei ser o maior paradigma da didática, este relatório é o resultado de uma experimentação aplicada à minha prática de ensino supervisionada. É o resultado de conclusões e reflexões das aulas observadas, das leituras que me propus fazer, para melhor ver e compreender, e é também resultado experimentado e comprovado das atividades planeadas para o presente ano letivo, e que nunca perderam de vista o mote que subjaz este relatório, isto é, como levar a oralidade à sala de aula, tornando-a processo construtor de conhecimento significativo. Espero que o presente texto mostre como desenvolver tarefas de enfoque comunicativo, que articuladas com todas as outras competências conspirem a favor do momento dialogal e que estabeleçam uma relação entre o mundo e os nossos alunos. Este relatório propõe estratégias para a avaliação da oralidade, para fugir dos exercícios mecanizados e rotineiros e, por fim, "promete" fazer a oralidade ganhar um espaço próprio na sala de aula, que seja momento de reconstrução e reconfiguração e ainda de relação afetiva com o mundo.Por la oralidad haber resultado un camino poco estudiado con relación al de la lengua materna y especialmente por haber sido el punto de partida de aquel que yo consideré ser el mayor paradigma de la didáctica, este informe es el resultado de un sin números de experimentos aplicado a mis prácticas. Es el resultado de las conclusiones y reflexiones realizadas acerca de las clases que observé, de las lecturas que me propuse hacer, para mejor ver y comprender, es incluso el resultado experimentado y comprobado de las actividades programadas para el presente año, y que jamás dejaron de perseguir la razón que dio sentido a este informe, lo de llevar la oralidad al aula, haciéndola elemento constructor de conocimiento significativo. Espero que el presente texto revele como desarrollar tareas con enfoque comunicativo y que estas, articuladas con todas las demás destrezas, conspiren a favor del momento dialogal y que establezcan relación con el mundo y con nuestros alumnos. El presente informe propone estrategias para evaluar la oralidad y para huir de los ejercicios de siempre. Por fin, promete hacer la oralidad ganar un espacio propio en el aula, espacio que sea momento de reconstrucción y reconfiguración y aún espacio donde se privilegie una relación afectiva con el mundo.Costa, PaulaRUNRodrigues, Patrícia Susana Franco2017-03-17T16:23:06Z2016-12-192016-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20344TID:201610957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:04:13Zoai:run.unl.pt:10362/20344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:08.975407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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