Simulador Data link - piloto/controlador tráfego aéreo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5717 |
Resumo: | Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010 |
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Simulador Data link - piloto/controlador tráfego aéreoData linkControlo de tráfego aéreoComunicaçãoApresentaçãoSimulaçãoTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010Com o aumento do tráfego aéreo e o consequente aumento da complexidade do sistema de controlo é necessário arranjar formas de adequar a capacidade do mesmo à procura mas sem aumentar os custos. Actualmente isso é feito através da criação de novos sectores de controlo, isto é, se um sector de controlo controla uma área com muito tráfego divide-se esse sector em dois. Isto implica a utilização de uma nova frequência de rádio e de mais um controlador e sendo o espectro de frequências um bem escasso e o uso de mais controladores implicar custos, essa pode não ser a melhor solução. O Data Link surge assim como uma tecnologia aprovada pelas entidades que regulam o tráfego aéreo, como sendo uma boa solução para resolver o problema. Este vai permitir o contacto entre aeronaves e centros de controlo, através de mensagens escritas pré-definidas, ou seja, comunicação digital em vez da tradicional comunicação voz. Este método é usado em alternativa à comunicação voz e deve ser utilizado sempre que o tráfego o permitir, cabendo sempre ao Controlador a decisão sobre qual o processo a utilizar. Um exemplo parecido fora da área é a opção que tomamos na comunicação GSM, ao enviar um SMS se não é urgente, ou telefonar se é mais urgente. O objectivo do projecto passa por evoluir o SIMATM – Simulador de Controlo de Tráfego – para o sistema ATM da NAV para que este inclua a tecnologia Data Link. Esta evolução irá permitir efectuar testes ao sistema antes da entrada em operação, bem como permitir a formação de controladores neste novo procedimento operacional. Em síntese, um controlador deve conseguir identificar uma aeronave com capacidade Data Link e contactar com a mesma quando esta está ligada ao sistema de Controlo. Os desenvolvimentos neste projecto incluem a proposta de um novo HMI – Human Machine Interface – em uso actual no Centro de Controlo, bem como de alterações no SIMATM para permitir a simulação de aeronaves com capacidade Data Link.With the increase in air traffic and the consequent increase in the complexity of the air traffic control system is necessary to find ways to adapt the system's capacity to the demand, but without increasing costs. Currently this is done by creating new sectors of control, ie, a sector control which controls an area with lots of traffic is divided into two sectors. This implies the use of a new radio frequency and another controller, and being the frequency spectrum a scarce resource, and the use of more controllers has costs implications that may not be the best solution. The Data Link comes as a technology approved by the authorities that regulate the air traffic control, as a good solution to solve the problem. This will facilitate contact between aircraft and control centers via pre-defined text messages, ie, digital communication instead of traditional voice communication. This method is used as an alternative to voice communication, and should be used whenever traffic situations allow it, always leaving to the Controller the decision on which procedure to use. A good example out of this area is the option we take on GSM communication by sending an SMS if it is not urgent, or making a call if it’s more urgent. The project involves the evolution of the SIMATM – Air Traffic Management Simulator – for NAV’s ATM system so it can include the Data Link technology. This evolution will allow the testing of the system before it is put into operation and will allow the training of controllers in this new operating procedure. In summary, a controller must be able to identify an aircraft with data link capability and communicate with it when it is connected to the control center. Developments in this project include the proposed new HMI – Human Machine Interface – in current use in the Control Center, as well as changes in SIMATM to allow the simulation of aircraft with data link.Costa, António Casimiro Ferreira da, 1968-Vermelhudo, José dos Santos MestreRepositório da Universidade de LisboaAlves, João Carlos Macedo Salvado2012-03-23T16:08:53Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:58.302585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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