As tecnologias móveis na comunicação entre diretor de turma e encarregado de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Paula Cristina Foguete Feitor, 1977-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5673
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
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spelling As tecnologias móveis na comunicação entre diretor de turma e encarregado de educaçãoTelemóveis - aspectos sociaisRelação escola-famíliaEncarregados de educaçãoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A área temática desta investigação tem como base a análise da utilização dos telemóveis em contexto escolar especificamente no suporte à comunicação e Diretor de Turma/Encarregados de Educação. O projeto desenvolvido apresentou-se como um estudo exploratório que procurou perceber as vantagens e desvantagens da utilização das tecnologias móveis na comunicação entre escola-família; mediada pelas comunicações móveis, buscando perceber como podem tais tecnologias ser utilizadas no suporte a novos padrões e a novos níveis de regularidade na comunicação estabelecida entre diretor de turma e encarregados de educação, ao mesmo tempo que se procurou descrever quais as expectativas iniciais e quais os resultados encontrados na sequência da implementação deste projeto. A experiência desenvolveu-se num agrupamento de escolas da zona de Vila Franca de Xira com uma turma do 5º ano durante o ano letivo de 2010/2011 através da exploração do envio de SMS como meio de informação e de comunicação entre a escola e os encarregados de educação da turma em causa.The subject area of this research is based on the analysis of the use of mobile phones in schools, specifically in supporting communication between teachers and parents. The project was as a study to realize the advantages and disadvantages of using mobile technologies in communication between schools and families through mobile communications, trying to understand how such technologies can be used to support new standards and new levels of regular communication between teachers and parents. At the same time it tried to describe the initial expectations and what the results of this project implementation. The experience was developed in schools in the area of Vila Franca de Xira with a 5th grade classroom during the school year of 2010/2011, by exploring the sending of SMS as a mean of information and communication between the school and the parents.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Paula Cristina Foguete Feitor, 1977-2012-03-20T17:19:32Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5673porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:56.550572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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