Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6284
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_c46724cc826b4ae2bbb23dd03d7a1865
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudoFormação de professoresRelação escola-famíliaQualificações profissionaisEncarregados de educaçãoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A sociedade, em profundas e repetidas mudanças, tem vindo a exigir o aumento de papéis desempenhados pelo professor, nas escolas portuguesas. Das múltiplas funções atribuídas, a relação que o professor do 1º Ciclo estabelece com a família dos alunos, constitui uma das vertentes profissionais ainda pouco desenvolvida. Estudos anteriores consideram que o professor poderá ser o desencadeador da ligação entre as duas entidades e, portanto deve a formação de professores prepará-los para o exercício desta função. Face a esta conjuntura, propusemos debruçar o nosso estudo sobre as competências profissionais consideradas relevantes para o estabelecimento de uma relação bem articulada entre a escola e a família. Assim, pretendeu-se conhecer as perspetivas dos encarregados de educação no relacionamento que mantêm com o professor do seu educando e, conhecer as perspetivas dos professores sobre a relação com os encarregados de educação, com o propósito de identificar as competências profissionais que detém e que consideram necessárias. Procurámos ainda, a partir do discurso dos docentes, perspetivar modalidades de formação para adquirir ou desenvolver as competências consideradas necessárias neste domínio. Em termos metodológicos, optámos por realizar um estudo qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativa, privilegiando a recolha de dados através da realização de entrevistas aos professores e de questionários aos encarregados de educação. A investigação revelou que existem fatores, identificados no discurso dos docentes e dos encarregados de educação, que potencializam a aproximação da escola à família e da família à escola, indo ao encontro dos interesses dos alunos/educandos. A interação que se gera a partir da vinda dos encarregados de educação à escola permite e favorece uma estreita participação e colaboração destes, com o professor.The society in profound and repeated changes has been demanding increased roles of the teacher, in Portuguese schools. Of multiple roles assigned, the relation that the first degree teacher establishes with the family of students is one of the professional aspects still underdeveloped. Previous studies consider that the teacher can be the trigger of the link between the two entities and, therefore the training of teachers should prepare them to perform this function. Based in this situation, we propose to study about the skills considered relevant to the establishment of a well-articulated relationship between school and family. Thus, we sought to understand the perspectives of parents in the relationship they have with your child's teacher and meet the teachers' perspectives on the relationship with parents, with the purpose to identify the skills which owns and considered necessary. We sought also, from the discourse of teachers, think about training modalities to acquire or develop the skills deemed necessary in this field. In methodological terms, we chose to conduct a qualitative study, following an interpretive approach, focusing on data collecting through interviews to teachers and questionnaires to parents. The investigation revealed that there are factors identified in the discourse of teachers and parents that facilitate the approach the school to the family and the family to the school, meeting the interests of students/child’s. The interaction that happens from the coming from parents to school allows and fosters a close involvement and collaboration with the teacher.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Mónica Sofia Marques, 1979-2012-05-09T17:14:09Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:27.199069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
title Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
spellingShingle Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
Formação de professores
Relação escola-família
Qualificações profissionais
Encarregados de educação
Teses de mestrado - 2011
title_short Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
title_full Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
title_fullStr Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
title_full_unstemmed Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
title_sort Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
author Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
author_facet Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ângela, 1948-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Relação escola-família
Qualificações profissionais
Encarregados de educação
Teses de mestrado - 2011
topic Formação de professores
Relação escola-família
Qualificações profissionais
Encarregados de educação
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-09T17:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6284
url http://hdl.handle.net/10451/6284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204137570304