A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/17226 |
Resumo: | Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais. |
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A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escolaTecnologiaEducaçãoRenovaçãoEscolaEste texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.Universidade do MinhoSilva, Bento Duarte2002-052002-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/17226por1518-0344info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:48:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:48:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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