A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/17226
Resumo: Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.
id RCAP_3e4d2c1233f6c822d6cc3fbaf4fe98cb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escolaTecnologiaEducaçãoRenovaçãoEscolaEste texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.Universidade do MinhoSilva, Bento Duarte2002-052002-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/17226por1518-0344info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:48:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:48:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
title A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
spellingShingle A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
Silva, Bento Duarte
Tecnologia
Educação
Renovação
Escola
title_short A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
title_full A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
title_fullStr A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
title_full_unstemmed A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
title_sort A tecnologia é uma estratégia para a renovação da escola
author Silva, Bento Duarte
author_facet Silva, Bento Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Renovação
Escola
topic Tecnologia
Educação
Renovação
Escola
description Este texto aborda o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a renovação da escola. Parte da análise sociocultural que as TIC não são apenas meros instrumentos para se comunicar este ou aquele conteúdo, mas contribuem fortemente para condicionar as estruturas da sociedade, nomeadamente as educativas. Em primeiro lugar, caracteriza-se o tipo e a essência das actuais TIC. Em segundo lugar, reflecte-se sobre as repercussões na renovação escolar e curricular organizativas, na relação com os conteúdos e metodológicas, cujo desenvolvimento aponta para a renovação e transformação da escola em Comunidades de Aprendizagem. O autor conclui que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo escolar que privilegia a lógica da instrução e da transmissão da informação para um modelo cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-05
2002-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/17226
url https://hdl.handle.net/1822/17226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-0344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544745534095360