Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17370
Resumo: A World Wide Web, WWW, promoveu e fomentou a criação de milhares de negócios digitais, continuando atualmente em crescendo. Numa sociedade cada vez mais competitiva, as organizações só sobrevivem se conseguirem satisfazer totalmente as expectativas dos seus clientes. E é com base nesse pressuposto que as interfaces desempenham um papel crucial, e pode dizer-se, como iremos mostrar ao longo deste trabalho, que são decisivas, na prossecução desse objetivo. As interfaces são a base de uma área de estudo designada por Interação Homem Computador, IHC, que de uma forma simplificada, investiga a melhor forma do utilizador se relacionar com o computador. Seja através dos dispositivos tradicionais, como o rato, ou ecrã tátil, ou outros mais sofisticados, que permitam acesso à realidade virtual ou aumentada, com voz e visão incluídas. Ainda no mesmo sentido, não podemos esquecer os smartphones e os tablets, dispositivos presentes do dia-a-dia das pessoas, com funcionalidades equivalentes às de um portátil de última geração. A consulta do correio eletrónico, das redes sociais, chats, e a utilização de muitas outras aplicações associadas à Web, têm já a preocupação de construir o seu sítio Web baseado em aplicações mobile (mobile friendly) visando alargar o leque de clientes. A interface é um termo recorrente, mesmo que implicitamente, em ambientes tecnológicos. Com esta dissertação pretendemos analisar as interfaces de um conjunto de sítios Web portugueses associados ao comércio eletrónico, utilizando o método UserFocus Foram selecionadas apenas lojas nacionais ou com infraestruturas em Portugal para que comparação fosse equitativa: Worten, Fnac, RadioPopular. Após a análise dos resultados obtidos sintetizamos um conjunto de recomendações a seguir no desenvolvimento de interfaces para sítios Web de comércio eletrónico.
id RCAP_3e5e394fc9e4ecf0c10267a2b5554788
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónicoComércio eletrónicoInterfacesUsabilidadeInterfaces WebE-commerceWeb interfacesUsabilityEconomiaA World Wide Web, WWW, promoveu e fomentou a criação de milhares de negócios digitais, continuando atualmente em crescendo. Numa sociedade cada vez mais competitiva, as organizações só sobrevivem se conseguirem satisfazer totalmente as expectativas dos seus clientes. E é com base nesse pressuposto que as interfaces desempenham um papel crucial, e pode dizer-se, como iremos mostrar ao longo deste trabalho, que são decisivas, na prossecução desse objetivo. As interfaces são a base de uma área de estudo designada por Interação Homem Computador, IHC, que de uma forma simplificada, investiga a melhor forma do utilizador se relacionar com o computador. Seja através dos dispositivos tradicionais, como o rato, ou ecrã tátil, ou outros mais sofisticados, que permitam acesso à realidade virtual ou aumentada, com voz e visão incluídas. Ainda no mesmo sentido, não podemos esquecer os smartphones e os tablets, dispositivos presentes do dia-a-dia das pessoas, com funcionalidades equivalentes às de um portátil de última geração. A consulta do correio eletrónico, das redes sociais, chats, e a utilização de muitas outras aplicações associadas à Web, têm já a preocupação de construir o seu sítio Web baseado em aplicações mobile (mobile friendly) visando alargar o leque de clientes. A interface é um termo recorrente, mesmo que implicitamente, em ambientes tecnológicos. Com esta dissertação pretendemos analisar as interfaces de um conjunto de sítios Web portugueses associados ao comércio eletrónico, utilizando o método UserFocus Foram selecionadas apenas lojas nacionais ou com infraestruturas em Portugal para que comparação fosse equitativa: Worten, Fnac, RadioPopular. Após a análise dos resultados obtidos sintetizamos um conjunto de recomendações a seguir no desenvolvimento de interfaces para sítios Web de comércio eletrónico.The World Wide Web, WWW, promoted and fostered the creation of thousands of digital businesses, and is continuing to grow. In an increasingly competitive society, organizations only survive if they can fully meet the expectations of their customers. And it is on the basis of this assumption that interfaces play a crucial role, and it can be said, as we will show throughout this work, that they are decisive in pursuing this goal. The interfaces are the basis of a study area called Human Computer Interaction (HCI), which in a simplified way investigates the best way for the user to relate to the computer. Whether through traditional devices such as a mouse or a touch screen, or other more sophisticated devices that allow access to virtual or augmented reality, with voice and vision included. Still in the same sense, we can not forget smartphones and tablets, devices present day to day people, with features equivalent to those of a next-generation laptop. Checking e-mail, social networks, chat rooms and many other applications associated with the Web, have already the concern of building their Sítio Web based on mobile applications (mobile friendly) in order to extend the range of clients. The interface is a recurring term, even implicitly, in technological environments. With this dissertation, we intend to analyse the interfaces of a set of Portuguese Website associated with electronic commerce, using the UserFocus method. Only national stores or with infrastructures in Portugal were selected for comparison to be fair: Worten, Fnac, RadioPopular. After analyzing the results obtained, we synthesized a set of recommendations to follow in developing interfaces for e-commerce websites.Afonso, Ana Paula Preto MendesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Tiago Emanuel Ribeiro2021-03-10T08:19:57Z2020-07-162020-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17370TID:202644340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:01.483617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
title Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
spellingShingle Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro
Comércio eletrónico
Interfaces
Usabilidade
Interfaces Web
E-commerce
Web interfaces
Usability
Economia
title_short Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
title_full Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
title_fullStr Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
title_full_unstemmed Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
title_sort Usabilidade na Web: A importância da interface em sítios Web de comércio eletrónico
author Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro
author_facet Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana Paula Preto Mendes
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Tiago Emanuel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Interfaces
Usabilidade
Interfaces Web
E-commerce
Web interfaces
Usability
Economia
topic Comércio eletrónico
Interfaces
Usabilidade
Interfaces Web
E-commerce
Web interfaces
Usability
Economia
description A World Wide Web, WWW, promoveu e fomentou a criação de milhares de negócios digitais, continuando atualmente em crescendo. Numa sociedade cada vez mais competitiva, as organizações só sobrevivem se conseguirem satisfazer totalmente as expectativas dos seus clientes. E é com base nesse pressuposto que as interfaces desempenham um papel crucial, e pode dizer-se, como iremos mostrar ao longo deste trabalho, que são decisivas, na prossecução desse objetivo. As interfaces são a base de uma área de estudo designada por Interação Homem Computador, IHC, que de uma forma simplificada, investiga a melhor forma do utilizador se relacionar com o computador. Seja através dos dispositivos tradicionais, como o rato, ou ecrã tátil, ou outros mais sofisticados, que permitam acesso à realidade virtual ou aumentada, com voz e visão incluídas. Ainda no mesmo sentido, não podemos esquecer os smartphones e os tablets, dispositivos presentes do dia-a-dia das pessoas, com funcionalidades equivalentes às de um portátil de última geração. A consulta do correio eletrónico, das redes sociais, chats, e a utilização de muitas outras aplicações associadas à Web, têm já a preocupação de construir o seu sítio Web baseado em aplicações mobile (mobile friendly) visando alargar o leque de clientes. A interface é um termo recorrente, mesmo que implicitamente, em ambientes tecnológicos. Com esta dissertação pretendemos analisar as interfaces de um conjunto de sítios Web portugueses associados ao comércio eletrónico, utilizando o método UserFocus Foram selecionadas apenas lojas nacionais ou com infraestruturas em Portugal para que comparação fosse equitativa: Worten, Fnac, RadioPopular. Após a análise dos resultados obtidos sintetizamos um conjunto de recomendações a seguir no desenvolvimento de interfaces para sítios Web de comércio eletrónico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
2020-07-16T00:00:00Z
2021-03-10T08:19:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17370
TID:202644340
url http://hdl.handle.net/10400.22/17370
identifier_str_mv TID:202644340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131460655906816