“Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Pedro Alexandre Amendoeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18694
Resumo: Este trabalho consiste na análise do processo de escolarização de uma prática musical, tendo em consideração o caso da criação da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa, no final da década de 1970. Esta escola veio marcar um importante momento de mudança no universo do jazz em Portugal: a consolidação de uma plataforma especificamente dedicada ao ensino do jazz, cuja atividade se manteve com o decorrer dos anos, dotada da sua própria estrutura de ensino e corpo docente. Pretende-se compreender de que modo a criação de uma escola reflete os desenvolvimentos que ocorrem do universo do jazz, em Portugal, durante a década de 1970. Por outro lado, é considerado o impacto da existência de uma escola na transformação deste universo e também na atividade musical em Portugal no geral. Consideram-se ainda as novas variáveis que a escola veio introduzir no processo de aprendizagem do jazz. Ao longo dos capítulos que compõem esta dissertação, faz-se uma apresentação do contexto no qual surgiu a escola, a descrição da sua implementação e desenvolvimento, uma análise da forma como foi organizado e em que se baseou o seu ensino, e uma leitura sobre o impacto inicial da escola e sobre as expectativas que nela depositavam os vários envolvidos. Nesta análise são adotadas as abordagens etnomusicológicas sobre o ensino da música, assim como a noção de art world desenvolvida por Howard becker (1982) e posteriormente aplicada ao caso do jazz por Paulo Lopes (2004).
id RCAP_3e64a0bea667e872a84fbf43ac48eb7a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de PortugalEtnomusicologiaJazzEnsino da músicaHot Clube de PortugalEthnomusicologyMusic TeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste trabalho consiste na análise do processo de escolarização de uma prática musical, tendo em consideração o caso da criação da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa, no final da década de 1970. Esta escola veio marcar um importante momento de mudança no universo do jazz em Portugal: a consolidação de uma plataforma especificamente dedicada ao ensino do jazz, cuja atividade se manteve com o decorrer dos anos, dotada da sua própria estrutura de ensino e corpo docente. Pretende-se compreender de que modo a criação de uma escola reflete os desenvolvimentos que ocorrem do universo do jazz, em Portugal, durante a década de 1970. Por outro lado, é considerado o impacto da existência de uma escola na transformação deste universo e também na atividade musical em Portugal no geral. Consideram-se ainda as novas variáveis que a escola veio introduzir no processo de aprendizagem do jazz. Ao longo dos capítulos que compõem esta dissertação, faz-se uma apresentação do contexto no qual surgiu a escola, a descrição da sua implementação e desenvolvimento, uma análise da forma como foi organizado e em que se baseou o seu ensino, e uma leitura sobre o impacto inicial da escola e sobre as expectativas que nela depositavam os vários envolvidos. Nesta análise são adotadas as abordagens etnomusicológicas sobre o ensino da música, assim como a noção de art world desenvolvida por Howard becker (1982) e posteriormente aplicada ao caso do jazz por Paulo Lopes (2004).Carvalho, João Soeiro deRUNMendes, Pedro Alexandre Amendoeira2016-08-10T09:04:12Z2016-06-012016-02-222016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18694TID:201207060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:09Zoai:run.unl.pt:10362/18694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:55.852454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
title “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
spellingShingle “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
Mendes, Pedro Alexandre Amendoeira
Etnomusicologia
Jazz
Ensino da música
Hot Clube de Portugal
Ethnomusicology
Music Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
title_full “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
title_fullStr “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
title_full_unstemmed “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
title_sort “Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
author Mendes, Pedro Alexandre Amendoeira
author_facet Mendes, Pedro Alexandre Amendoeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, João Soeiro de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Pedro Alexandre Amendoeira
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Jazz
Ensino da música
Hot Clube de Portugal
Ethnomusicology
Music Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Etnomusicologia
Jazz
Ensino da música
Hot Clube de Portugal
Ethnomusicology
Music Teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Este trabalho consiste na análise do processo de escolarização de uma prática musical, tendo em consideração o caso da criação da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa, no final da década de 1970. Esta escola veio marcar um importante momento de mudança no universo do jazz em Portugal: a consolidação de uma plataforma especificamente dedicada ao ensino do jazz, cuja atividade se manteve com o decorrer dos anos, dotada da sua própria estrutura de ensino e corpo docente. Pretende-se compreender de que modo a criação de uma escola reflete os desenvolvimentos que ocorrem do universo do jazz, em Portugal, durante a década de 1970. Por outro lado, é considerado o impacto da existência de uma escola na transformação deste universo e também na atividade musical em Portugal no geral. Consideram-se ainda as novas variáveis que a escola veio introduzir no processo de aprendizagem do jazz. Ao longo dos capítulos que compõem esta dissertação, faz-se uma apresentação do contexto no qual surgiu a escola, a descrição da sua implementação e desenvolvimento, uma análise da forma como foi organizado e em que se baseou o seu ensino, e uma leitura sobre o impacto inicial da escola e sobre as expectativas que nela depositavam os vários envolvidos. Nesta análise são adotadas as abordagens etnomusicológicas sobre o ensino da música, assim como a noção de art world desenvolvida por Howard becker (1982) e posteriormente aplicada ao caso do jazz por Paulo Lopes (2004).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10T09:04:12Z
2016-06-01
2016-02-22
2016-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18694
TID:201207060
url http://hdl.handle.net/10362/18694
identifier_str_mv TID:201207060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137882188808192