“Ensinar o jazz como forma musical característica e autónoma”: a criação da escola de jazz do Hot Clube de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18694 |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise do processo de escolarização de uma prática musical, tendo em consideração o caso da criação da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa, no final da década de 1970. Esta escola veio marcar um importante momento de mudança no universo do jazz em Portugal: a consolidação de uma plataforma especificamente dedicada ao ensino do jazz, cuja atividade se manteve com o decorrer dos anos, dotada da sua própria estrutura de ensino e corpo docente. Pretende-se compreender de que modo a criação de uma escola reflete os desenvolvimentos que ocorrem do universo do jazz, em Portugal, durante a década de 1970. Por outro lado, é considerado o impacto da existência de uma escola na transformação deste universo e também na atividade musical em Portugal no geral. Consideram-se ainda as novas variáveis que a escola veio introduzir no processo de aprendizagem do jazz. Ao longo dos capítulos que compõem esta dissertação, faz-se uma apresentação do contexto no qual surgiu a escola, a descrição da sua implementação e desenvolvimento, uma análise da forma como foi organizado e em que se baseou o seu ensino, e uma leitura sobre o impacto inicial da escola e sobre as expectativas que nela depositavam os vários envolvidos. Nesta análise são adotadas as abordagens etnomusicológicas sobre o ensino da música, assim como a noção de art world desenvolvida por Howard becker (1982) e posteriormente aplicada ao caso do jazz por Paulo Lopes (2004). |
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