"Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Rosa do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211453
Resumo: O objetivo da investigação, por meio da etnografia, é descobrir quais são processos inerentes ao fazer musical dos músicos instrumentistas que constituem estratégias de sobrevivência e agenciamento em uma carreira musical dentro da música popular de Porto Alegre. Esses colaboradores se autoidentificam entre a prática da música popular instrumental brasileira e do jazz, dois mundos musicais que se interseccionam em grande parte do tempo. Os Festivais e eventos musicais de Jazz e da Música Popular Instrumental Brasileira comportam dados que ilustram ou afetam a configuração de variáveis institucionais, bem como de níveis efetivos de coesão social e divisão do trabalho. Pela etnografia do Poa Jazz Festival, Jazz a Bordo, Distrito Jazz e UNIMUSICA – Por entre os sons, é possível identificar os principais agentes da cena musical dessa música instrumental: músicos, críticos, produtores, expectadores, e construir relacionamentos importantes para as questões íntimas. Esses agentes possuem diferentes trajetórias e por meio de um “campo de possibilidades” e de suas “pré-disposições”, conceitos trabalhados por Gilberto Velho e Pierre Bourdieu respectivamente, direcionam escolhas e agenciamentos que variam desde o processo de aquisição de conhecimento, treinamento, até a maneira que esses indivíduos atuam diante das mudanças sociais, resistindo em um ambiente de fragilidade econômica. A transformação dos meios produção e distribuição da música é uma temática frequente nos relatos dos colaboradores da música instrumental da década de 1980. Os saltos temporais entre práticas do passado se contrastam às rápidas mudanças e adaptações desses membros da cena em um movimento de resistência como profissionais em suas áreas. Nesse ponto, a etnografia se mescla ao processo netnográfico, apresentado por Kozinets, como estratégia de acompanhar os agenciamentos que se entrelaçam entre o corporificado e o virtual atemporal, revelando nuances em que os colaboradores se articulam em relação ao seu público e sociedade.
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Pela etnografia do Poa Jazz Festival, Jazz a Bordo, Distrito Jazz e UNIMUSICA – Por entre os sons, é possível identificar os principais agentes da cena musical dessa música instrumental: músicos, críticos, produtores, expectadores, e construir relacionamentos importantes para as questões íntimas. Esses agentes possuem diferentes trajetórias e por meio de um “campo de possibilidades” e de suas “pré-disposições”, conceitos trabalhados por Gilberto Velho e Pierre Bourdieu respectivamente, direcionam escolhas e agenciamentos que variam desde o processo de aquisição de conhecimento, treinamento, até a maneira que esses indivíduos atuam diante das mudanças sociais, resistindo em um ambiente de fragilidade econômica. A transformação dos meios produção e distribuição da música é uma temática frequente nos relatos dos colaboradores da música instrumental da década de 1980. Os saltos temporais entre práticas do passado se contrastam às rápidas mudanças e adaptações desses membros da cena em um movimento de resistência como profissionais em suas áreas. Nesse ponto, a etnografia se mescla ao processo netnográfico, apresentado por Kozinets, como estratégia de acompanhar os agenciamentos que se entrelaçam entre o corporificado e o virtual atemporal, revelando nuances em que os colaboradores se articulam em relação ao seu público e sociedade.The aim of the investigation, through ethnography, is to discover what are the inherent processes in music making of instrumental musicians who use survival and agency tools in a musical career within the popular music of Porto Alegre. These collaborators identify themselves between the practice of Brazilian instrumental popular music and jazz, two musical worlds that intersect much of the time. Festivals and musical events of Jazz and Popular Brazilian Instrumental Music contain data that illustrate or affect the configuration of institutional variables, as well as effective levels of social cohesion and division of labor. Through the ethnography of the Poa Jazz Festival, Jazz on Board, Jazz District and UNIMUSICA – Por entre os sons, it is possible to identify the main agents of the music scene of this instrumental music: musicians, critics, producers, spectators and build important relationships for intimate issues. These agents have different trajectories and through a "field of possibilities" and their "pre-select", concepts worked by Gilberto Velho and Pierre Bourdieu, respectively, direct choices and agencies that they use since the process of using knowledge, training , how these individuals act in the face of social changes, resisting in an environment of economic fragility. The transformation of the means of production and distribution of music is a frequent theme among instrumental music collaborators in the 1980s. The temporary leaps between past practices are contrasted as changes and adaptations of these members of the scene in a resistance movement such as professionals in their fields. At this point, ethnography merges with the netnographic process, presented by Kozinets, as a strategy to accompany agents that is related between corporate and timeless virtual, revealing the nuances in which collaborators articulate in relation to their audience and society.application/pdfporEtnomusicologiaMusicologiaJazzPorto Alegre (RS)EthnomusicologyBrazilian instrumental popular music"Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115806.pdf.txt001115806.pdf.txtExtracted Texttext/plain430606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/2/001115806.pdf.txt78db5141845bc3b401dff5c3b9088ae7MD52ORIGINAL001115806.pdfTexto completoapplication/pdf2454487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/1/001115806.pdf398d8222f5ccbaf8b2edec75cc6f6b02MD5110183/2114532020-07-09 03:42:13.546703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-09T06:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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