"Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Rosa do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211453
Resumo: O objetivo da investigação, por meio da etnografia, é descobrir quais são processos inerentes ao fazer musical dos músicos instrumentistas que constituem estratégias de sobrevivência e agenciamento em uma carreira musical dentro da música popular de Porto Alegre. Esses colaboradores se autoidentificam entre a prática da música popular instrumental brasileira e do jazz, dois mundos musicais que se interseccionam em grande parte do tempo. Os Festivais e eventos musicais de Jazz e da Música Popular Instrumental Brasileira comportam dados que ilustram ou afetam a configuração de variáveis institucionais, bem como de níveis efetivos de coesão social e divisão do trabalho. Pela etnografia do Poa Jazz Festival, Jazz a Bordo, Distrito Jazz e UNIMUSICA – Por entre os sons, é possível identificar os principais agentes da cena musical dessa música instrumental: músicos, críticos, produtores, expectadores, e construir relacionamentos importantes para as questões íntimas. Esses agentes possuem diferentes trajetórias e por meio de um “campo de possibilidades” e de suas “pré-disposições”, conceitos trabalhados por Gilberto Velho e Pierre Bourdieu respectivamente, direcionam escolhas e agenciamentos que variam desde o processo de aquisição de conhecimento, treinamento, até a maneira que esses indivíduos atuam diante das mudanças sociais, resistindo em um ambiente de fragilidade econômica. A transformação dos meios produção e distribuição da música é uma temática frequente nos relatos dos colaboradores da música instrumental da década de 1980. Os saltos temporais entre práticas do passado se contrastam às rápidas mudanças e adaptações desses membros da cena em um movimento de resistência como profissionais em suas áreas. Nesse ponto, a etnografia se mescla ao processo netnográfico, apresentado por Kozinets, como estratégia de acompanhar os agenciamentos que se entrelaçam entre o corporificado e o virtual atemporal, revelando nuances em que os colaboradores se articulam em relação ao seu público e sociedade.
id URGS_d1e2b64faffc2853148750fdd4ed6aa0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211453
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nascimento, Bruno Rosa doBraga, Reginaldo Gil2020-07-08T03:42:16Z2020http://hdl.handle.net/10183/211453001115806O objetivo da investigação, por meio da etnografia, é descobrir quais são processos inerentes ao fazer musical dos músicos instrumentistas que constituem estratégias de sobrevivência e agenciamento em uma carreira musical dentro da música popular de Porto Alegre. Esses colaboradores se autoidentificam entre a prática da música popular instrumental brasileira e do jazz, dois mundos musicais que se interseccionam em grande parte do tempo. Os Festivais e eventos musicais de Jazz e da Música Popular Instrumental Brasileira comportam dados que ilustram ou afetam a configuração de variáveis institucionais, bem como de níveis efetivos de coesão social e divisão do trabalho. Pela etnografia do Poa Jazz Festival, Jazz a Bordo, Distrito Jazz e UNIMUSICA – Por entre os sons, é possível identificar os principais agentes da cena musical dessa música instrumental: músicos, críticos, produtores, expectadores, e construir relacionamentos importantes para as questões íntimas. Esses agentes possuem diferentes trajetórias e por meio de um “campo de possibilidades” e de suas “pré-disposições”, conceitos trabalhados por Gilberto Velho e Pierre Bourdieu respectivamente, direcionam escolhas e agenciamentos que variam desde o processo de aquisição de conhecimento, treinamento, até a maneira que esses indivíduos atuam diante das mudanças sociais, resistindo em um ambiente de fragilidade econômica. A transformação dos meios produção e distribuição da música é uma temática frequente nos relatos dos colaboradores da música instrumental da década de 1980. Os saltos temporais entre práticas do passado se contrastam às rápidas mudanças e adaptações desses membros da cena em um movimento de resistência como profissionais em suas áreas. Nesse ponto, a etnografia se mescla ao processo netnográfico, apresentado por Kozinets, como estratégia de acompanhar os agenciamentos que se entrelaçam entre o corporificado e o virtual atemporal, revelando nuances em que os colaboradores se articulam em relação ao seu público e sociedade.The aim of the investigation, through ethnography, is to discover what are the inherent processes in music making of instrumental musicians who use survival and agency tools in a musical career within the popular music of Porto Alegre. These collaborators identify themselves between the practice of Brazilian instrumental popular music and jazz, two musical worlds that intersect much of the time. Festivals and musical events of Jazz and Popular Brazilian Instrumental Music contain data that illustrate or affect the configuration of institutional variables, as well as effective levels of social cohesion and division of labor. Through the ethnography of the Poa Jazz Festival, Jazz on Board, Jazz District and UNIMUSICA – Por entre os sons, it is possible to identify the main agents of the music scene of this instrumental music: musicians, critics, producers, spectators and build important relationships for intimate issues. These agents have different trajectories and through a "field of possibilities" and their "pre-select", concepts worked by Gilberto Velho and Pierre Bourdieu, respectively, direct choices and agencies that they use since the process of using knowledge, training , how these individuals act in the face of social changes, resisting in an environment of economic fragility. The transformation of the means of production and distribution of music is a frequent theme among instrumental music collaborators in the 1980s. The temporary leaps between past practices are contrasted as changes and adaptations of these members of the scene in a resistance movement such as professionals in their fields. At this point, ethnography merges with the netnographic process, presented by Kozinets, as a strategy to accompany agents that is related between corporate and timeless virtual, revealing the nuances in which collaborators articulate in relation to their audience and society.application/pdfporEtnomusicologiaMusicologiaJazzPorto Alegre (RS)EthnomusicologyBrazilian instrumental popular music"Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115806.pdf.txt001115806.pdf.txtExtracted Texttext/plain430606http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/2/001115806.pdf.txt78db5141845bc3b401dff5c3b9088ae7MD52ORIGINAL001115806.pdfTexto completoapplication/pdf2454487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/1/001115806.pdf398d8222f5ccbaf8b2edec75cc6f6b02MD5110183/2114532020-07-09 03:42:13.546703oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-09T06:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
title "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
spellingShingle "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
Nascimento, Bruno Rosa do
Etnomusicologia
Musicologia
Jazz
Porto Alegre (RS)
Ethnomusicology
Brazilian instrumental popular music
title_short "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
title_full "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
title_fullStr "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
title_full_unstemmed "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
title_sort "Por entre os sons" : uma etnografia da cena de música popular instrumental brasileira e do jazz em Porto Alegre
author Nascimento, Bruno Rosa do
author_facet Nascimento, Bruno Rosa do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruno Rosa do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Reginaldo Gil
contributor_str_mv Braga, Reginaldo Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Musicologia
Jazz
Porto Alegre (RS)
topic Etnomusicologia
Musicologia
Jazz
Porto Alegre (RS)
Ethnomusicology
Brazilian instrumental popular music
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomusicology
Brazilian instrumental popular music
description O objetivo da investigação, por meio da etnografia, é descobrir quais são processos inerentes ao fazer musical dos músicos instrumentistas que constituem estratégias de sobrevivência e agenciamento em uma carreira musical dentro da música popular de Porto Alegre. Esses colaboradores se autoidentificam entre a prática da música popular instrumental brasileira e do jazz, dois mundos musicais que se interseccionam em grande parte do tempo. Os Festivais e eventos musicais de Jazz e da Música Popular Instrumental Brasileira comportam dados que ilustram ou afetam a configuração de variáveis institucionais, bem como de níveis efetivos de coesão social e divisão do trabalho. Pela etnografia do Poa Jazz Festival, Jazz a Bordo, Distrito Jazz e UNIMUSICA – Por entre os sons, é possível identificar os principais agentes da cena musical dessa música instrumental: músicos, críticos, produtores, expectadores, e construir relacionamentos importantes para as questões íntimas. Esses agentes possuem diferentes trajetórias e por meio de um “campo de possibilidades” e de suas “pré-disposições”, conceitos trabalhados por Gilberto Velho e Pierre Bourdieu respectivamente, direcionam escolhas e agenciamentos que variam desde o processo de aquisição de conhecimento, treinamento, até a maneira que esses indivíduos atuam diante das mudanças sociais, resistindo em um ambiente de fragilidade econômica. A transformação dos meios produção e distribuição da música é uma temática frequente nos relatos dos colaboradores da música instrumental da década de 1980. Os saltos temporais entre práticas do passado se contrastam às rápidas mudanças e adaptações desses membros da cena em um movimento de resistência como profissionais em suas áreas. Nesse ponto, a etnografia se mescla ao processo netnográfico, apresentado por Kozinets, como estratégia de acompanhar os agenciamentos que se entrelaçam entre o corporificado e o virtual atemporal, revelando nuances em que os colaboradores se articulam em relação ao seu público e sociedade.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-08T03:42:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115806
url http://hdl.handle.net/10183/211453
identifier_str_mv 001115806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/2/001115806.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211453/1/001115806.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78db5141845bc3b401dff5c3b9088ae7
398d8222f5ccbaf8b2edec75cc6f6b02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085525021786112