Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniela Filipa Bento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30135
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_3e67856d9bf33f26712b93046ab2ec4d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015Formação de professoresNecessidades educativas especiaisInclusãoRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico é uma etapa fundamental na formação de um professor, é a passagem da teoria para a prática e para o aprofundamento de todos os conhecimentos científicos da área da Educação Física. O Relatório de Estágio está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo partilhar as estratégias e opções tomadas, assim como realizar uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante este ano letivo 2014/2015 junto da turma A do 8ºano de escolaridade da Escola Básica com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo. Este documento encontra-se organizado em três grandes capítulos, o primeiro corresponde à contextualização pedagógica, no segundo é realizada uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas e o terceiro consiste no aprofundamento de um tema problema. O objetivo do tema problema consiste em investigar se os alunos sem deficiência, ao longo do seu processo de maturação, alteram as diferentes perspetivas face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais na aula de Educação Física, averiguando deste modo, as suas atitudes e identificando as variáveis que contribuem para atitudes e comportamentos mais ou menos positivos face à inclusão. Os resultados revelaram que os alunos, ao longo do seu processo de maturação, vão alterando as suas atitudes face à inclusão de alunos com deficiência. The Teacher Training is a key step in the formation of a teacher in the passage from theory to practice and for the strengthening of all scientific knowledge in the area of Physical Education. The Final Report is inserted into the 2nd year of the Masters Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, in the University of Coimbra. This document aims to share the strategies and choices made and perform a reflection on the activities and the learning acquired during this academic year 2014/2015 with the class 8 A in the Elementary and Middle School José Falcão in Miranda do Corvo. This document is organized into three major sections, the first one corresponds with the pedagogical context, the second is held to reflect on the practices developed and the final third section is the deepening of a problem theme. The objective of the problem topic is to investigate if students without disabilities, throughout their maturation process, alter the different perspectives towards inclusion of students with Special Educational Needs in the Physical Education class, checking in this away their attitudes and identifying the variables that contribute to attitudes and behaviors more or less positive towards inclusion. The results revealed that the students throughout their maturation process, will changing their attitudes towards inclusion of students with disabilities.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30135http://hdl.handle.net/10316/30135TID:201342588porPereira, D. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Pereira, Daniela Filipa Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:15.418944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
title Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
Pereira, Daniela Filipa Bento
Formação de professores
Necessidades educativas especiais
Inclusão
title_short Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
title_full Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
title_sort Investigação das atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de educação física durante o seu processo de maturação : relatório de estágio desenvolvido na escola básica 2,3 C-Sec. José Falcão de Miranda do Corvo com a turma A do 8º ano no ano letivo 2014-2015
author Pereira, Daniela Filipa Bento
author_facet Pereira, Daniela Filipa Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniela Filipa Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Necessidades educativas especiais
Inclusão
topic Formação de professores
Necessidades educativas especiais
Inclusão
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30135
http://hdl.handle.net/10316/30135
TID:201342588
url http://hdl.handle.net/10316/30135
identifier_str_mv TID:201342588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, D. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico. Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663978323968