A influência das soluções sustentáveis no design automóvel: projecto sharE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1883 |
Resumo: | Esta dissertação incide sobre o tema da influência no design automóvel da necessidade de o transformar num produto ambientalmente mais sustentável. Apresenta-se nesta dissertação uma pesquisa sobre a história das várias tendências que o moldaram e sobre os seus constituintes, no que concerne às tecnologias de motorização. Esta pesquisa ajuda-nos a compreender melhor como o design dos automóveis se relaciona com as soluções tecnológicas nele inseridas. De modo a aprofundar e a desenvolver a compreensão elucidada pela pesquisa, realizou-se um estudo exploratório, que consta da elaboração de vários esboços de veículos produzidos na segunda metade do século XX, incorporando as tecnologias de origem e outras diferentes. Desenhou-se os veículos seleccionados com as motorizações de origem e redesenhou-se os mesmos contendo motorizações que utilizam fontes de energia mais ecológicas do que os combustíveis fósseis. Fez-se assim uma análise fundamentada da interacção das motorizações com o design automóvel, evidenciando as possibilidades inerentes ao uso de tecnologias que constituem alternativa às mais usadas actualmente. Apresenta-se ainda uma solução de um automóvel e da sua infraestrutura de suporte que oferece uma antevisão daquilo que o futuro próximo nos poderá reservar. O projecto SharE© materializa uma solução ambientalmente sustentável aliada à tecnologia de substituição rápida de baterias. Este evidencia a influência no design do automóvel, e na infra-estrutura de apoio à sua utilização, de uma solução potencialmente suscitadora de uma mais rápida adopção massiva do veículo eléctrico, uma vez que endereça o principal entrave que se coloca a esta adopção – a ansiedade relativa à baixa autonomia e ao elevado tempo de recarga. |
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A influência das soluções sustentáveis no design automóvel: projecto sharEDesign automóvelEsta dissertação incide sobre o tema da influência no design automóvel da necessidade de o transformar num produto ambientalmente mais sustentável. Apresenta-se nesta dissertação uma pesquisa sobre a história das várias tendências que o moldaram e sobre os seus constituintes, no que concerne às tecnologias de motorização. Esta pesquisa ajuda-nos a compreender melhor como o design dos automóveis se relaciona com as soluções tecnológicas nele inseridas. De modo a aprofundar e a desenvolver a compreensão elucidada pela pesquisa, realizou-se um estudo exploratório, que consta da elaboração de vários esboços de veículos produzidos na segunda metade do século XX, incorporando as tecnologias de origem e outras diferentes. Desenhou-se os veículos seleccionados com as motorizações de origem e redesenhou-se os mesmos contendo motorizações que utilizam fontes de energia mais ecológicas do que os combustíveis fósseis. Fez-se assim uma análise fundamentada da interacção das motorizações com o design automóvel, evidenciando as possibilidades inerentes ao uso de tecnologias que constituem alternativa às mais usadas actualmente. Apresenta-se ainda uma solução de um automóvel e da sua infraestrutura de suporte que oferece uma antevisão daquilo que o futuro próximo nos poderá reservar. O projecto SharE© materializa uma solução ambientalmente sustentável aliada à tecnologia de substituição rápida de baterias. Este evidencia a influência no design do automóvel, e na infra-estrutura de apoio à sua utilização, de uma solução potencialmente suscitadora de uma mais rápida adopção massiva do veículo eléctrico, uma vez que endereça o principal entrave que se coloca a esta adopção – a ansiedade relativa à baixa autonomia e ao elevado tempo de recarga.This Master thesis focuses on the theme of the influence upon car design brought by the urgency that necessitates transforming the automobile into a more environmentally sustainable product. This Master thesis portrays a review of the various trends that shaped it and the systems that it entails, with specific attention given to motor technology. This sheds light upon the relationship between automobile design and the enabling technologies. With a view to deepen and develop this understanding further, a practical exploratory exercise was carried out centered upon sketches made, depicting several automobiles with their original enabling drive technologies and with different ones. The vehicles were sketched with their original motor technology and then redesigned with other motor technologies under the hood, which make use of energy sources that are more ecological than fossil fuels. In this regard, an analysis is brought forward, based on the depicted interaction of motor technologies with car design and emphasizing the possibilities enabled by the use of alternative technologies to the most used nowadays. A solution for an automobile and its supporting infra-structure is also presented, providing a preview of what the close future might have in store. Project SharE© embeds an environmentally more sustainable solution allied to rapid swap battery technology. This emphasizes the influence upon automobile design, and upon its use support infrastructure, of a solution that is a potential enabler of a quicker massive adoption of the electric vehicle, since it addresses the main obstacle to its adoption – consumer anxiety brought by low autonomy and long recharge time.Universidade da Beira InteriorCoelho, Denis AlvesuBibliorumCamboa, André Magalhães Sá2014-06-23T21:33:43Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:08:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:08:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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