Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Constança Messias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97431
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_3e7609dc245a2784572982a5466e9eb8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021Process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class.Estágio PedagógicoEducação FísicaReflexão CríticaEstratégias de intervenção pedagógicaProcesso Ensino-AprendizagemCritical ReflectionPedagogical Intervention StrategiesPhysical EducationTeacher TrainingTeaching Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.ResumoO presente relatório assume-se como uma reflexão acerca do processo de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EB 2/3 Martim de Freitas, em Coimbra, no ano lectivo 2020/2021, junto da turma do 7ºD. O estágio é parte integrante do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto de Coimbra, constituindo-se como preparação para o exercício da função docente. Este processo teve como referência o Guia de Estágio Pedagógico 2020/2021, no qual estão explícitos os objectivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético- Profissional (Área 4). Cada uma destas áreas será alvo de uma reflexão aprofundada, no que se refere às principais dificuldades sentidas e às estratégias utilizadas para a sua superação.Por último, é realizado um balanço sobre a contribuição que o processo de estágio pode ter na formação de futuros docentes de Educação Física.Reconhece-se que o estágio pedagógico – através da intervenção pedagógica, da supervisão pedagógica implicada e das reflexões críticas implícitas – é uma etapa de formação imprescindível ao desenvolvimento de qualquer professor.AbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.AbstractThe current report is a reflection on the process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class. This internship is part of the second year of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of Coimbra’s University, constituting itself as preparation for the practice of teaching. This process refers to the Teacher Training Guide 2020/2021, in which the general and specific objectives are specified, related to four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Management and Organization Activities (Area 2), Educational Partnerships and Projects (Area 3) and Ethical Professional Attitude (Area 4).Each of these areas will be the subject of an in-depth reflection, to pinpoint the main difficulties experienced, the strategies used to overcome them and all the contributions they have made in the improvement of our individual formation. Lastly, a final assessment is carried out regarding the contribution the internship process had in our training as future Physical Education Teachers. It is acknowledged that the pedagogical internship – through pedagogical intervention, the implied pedagogical supervision and the implicit critical reflections – is an essential stage of training in the development of any teacher.2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97431http://hdl.handle.net/10316/97431TID:202809242porMarques, Constança Messiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:24:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.949302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
Process of Teacher Training, developed at the EB 2/3 Martim de Freitas School, in Coimbra, during the academic year of 2020/2021, with the 7º D class.
title Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
Marques, Constança Messias
Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégias de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Physical Education
Teacher Training
Teaching Learning Process
title_short Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
title_full Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
title_sort Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºD, no ano letivo 2020-2021
author Marques, Constança Messias
author_facet Marques, Constança Messias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Constança Messias
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégias de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Physical Education
Teacher Training
Teaching Learning Process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão Crítica
Estratégias de intervenção pedagógica
Processo Ensino-Aprendizagem
Critical Reflection
Pedagogical Intervention Strategies
Physical Education
Teacher Training
Teaching Learning Process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97431
http://hdl.handle.net/10316/97431
TID:202809242
url http://hdl.handle.net/10316/97431
identifier_str_mv TID:202809242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051604365312