Paradigmas e convergência de saberes em Paulo Freire e Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Carlos Antonio Fragoso
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5969
Resumo: Todas as áreas do conhecimento formal são influenciadas por estruturas de crenças e modelos de realidade implícitos, denominados de paradigmas. Estes paradigmas, ao condicionarem a prática científica e acadêmica, exercem também a sua influência sobre a Educação e, consequentemente, tanto nas práticas pedagógicas quanto no processo de formação de professores. Contudo, hoje em dia está claro que os pilares paradigmáticos que deram sustentação à ciência em geral, por mais de trezentos e cinquenta anos, estão apresentando sinais de esgotamento, sendo, pois, questionados em várias áreas do saber. Logo, sua influência sobre a educação também merece uma reavaliação. O presente estudo repensa as fragilidades do paradigma cartesiano-newtoniano, que é o núcleo da chamada razão instrumental, e as linhas de pensamento emergentes que propõem a sua superação, tanto na ciência, em geral, quanto mais especificamente na Educação. Neste quadro de propostas críticas à razão instrumental, expomos, como exemplos coerentes de crítica e superação das abordagens conservadoras em Educação, as ideais epistêmicas de Paulo Freire e Edgar Morin, ambas desafiadoras da visão reducionista ainda persistente nas políticas e práticas educativas e ainda muito presente nos diversos departamentos universitários. O estudo foi feito através do método hermenêutico, comparando a obra de ambos os autores e de ambos ante os principais desafios paradigmáticos atuais. Constatamos que suas ideias e visão de mundo e educação são convergentes, mutuamente harmônicas e complementares, sendo úteis na construção de uma nova visão pedagógica sistêmica, interdisciplinar e multidimensional, sempre reflexiva e que vá de encontro às necessidades atuais das pessoas diante de uma educação cada vez mais técnica, impessoal e mecanicista, própria de um mundo em crise.
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