Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/8463 |
Resumo: | A partir da década de 1990, organizações internacionais de direitos humanos passaram a incluir ou preparar documentos específicos sobre Educação em Direitos Humanos, incluindo a importância de seus princípios e necessidades para os países. Além disso, propôs, e ainda sugere, que as nações formulem seus próprios planos nacionais de ação nessa área. Anteriormente, dois pensadores do campo da Educação, Paulo Freire e Edgar Morin, já traziam conceitos, ideias, sugestões de mudanças no modo de educar, como forma de transformar realidades sociais, especialmente em realidades consideradas subdesenvolvidas. Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de ambos os autores sobre Educação em Direitos Humanos, aproximando o diálogo dos problemas que a Educação enfrenta atualmente, especialmente após uma pandemia onde as diferenças sociais, econômicas e também educacionais foram acentuadas. Este artigo, produzido por meio de uma pesquisa qualitativa e método indutivo, baseia-se em um pensamento central presente nas ideias de Morin, Freire e no conceito de Educação em Direitos Humanos: a necessidade do reconhecimento particular dos indivíduos e das pessoas no contexto educacional. |
id |
UEMG-3_5ae176f06a3585398af805b9fb2c7896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8463 |
network_acronym_str |
UEMG-3 |
network_name_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar MorinEducação em Direitos HumanosPaulo FreireEdgar MorinA partir da década de 1990, organizações internacionais de direitos humanos passaram a incluir ou preparar documentos específicos sobre Educação em Direitos Humanos, incluindo a importância de seus princípios e necessidades para os países. Além disso, propôs, e ainda sugere, que as nações formulem seus próprios planos nacionais de ação nessa área. Anteriormente, dois pensadores do campo da Educação, Paulo Freire e Edgar Morin, já traziam conceitos, ideias, sugestões de mudanças no modo de educar, como forma de transformar realidades sociais, especialmente em realidades consideradas subdesenvolvidas. Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de ambos os autores sobre Educação em Direitos Humanos, aproximando o diálogo dos problemas que a Educação enfrenta atualmente, especialmente após uma pandemia onde as diferenças sociais, econômicas e também educacionais foram acentuadas. Este artigo, produzido por meio de uma pesquisa qualitativa e método indutivo, baseia-se em um pensamento central presente nas ideias de Morin, Freire e no conceito de Educação em Direitos Humanos: a necessidade do reconhecimento particular dos indivíduos e das pessoas no contexto educacional.EdUEMG2024-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/846310.36704/sdhe.v7i1.8463SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 7 n. 1 (2024): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 224-2402596-177210.36704/sdhe.v7i1reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educaçãoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/8463/5267Copyright (c) 2024 SCIAS. Direitos Humanos e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAires, Diogo CavazottiMartins Filho, Lourival José2024-08-03T17:18:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8463Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacaoPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/oairevistadheeducacao@uemg.br2596-17722596-1772opendoar:2024-08-03T17:18:55Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
spellingShingle |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin Aires, Diogo Cavazotti Educação em Direitos Humanos Paulo Freire Edgar Morin |
title_short |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_full |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_fullStr |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_sort |
Educação em Direitos Humanos e as aproximações com os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
author |
Aires, Diogo Cavazotti |
author_facet |
Aires, Diogo Cavazotti Martins Filho, Lourival José |
author_role |
author |
author2 |
Martins Filho, Lourival José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Diogo Cavazotti Martins Filho, Lourival José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Direitos Humanos Paulo Freire Edgar Morin |
topic |
Educação em Direitos Humanos Paulo Freire Edgar Morin |
description |
A partir da década de 1990, organizações internacionais de direitos humanos passaram a incluir ou preparar documentos específicos sobre Educação em Direitos Humanos, incluindo a importância de seus princípios e necessidades para os países. Além disso, propôs, e ainda sugere, que as nações formulem seus próprios planos nacionais de ação nessa área. Anteriormente, dois pensadores do campo da Educação, Paulo Freire e Edgar Morin, já traziam conceitos, ideias, sugestões de mudanças no modo de educar, como forma de transformar realidades sociais, especialmente em realidades consideradas subdesenvolvidas. Este artigo apresenta uma introdução ao pensamento de ambos os autores sobre Educação em Direitos Humanos, aproximando o diálogo dos problemas que a Educação enfrenta atualmente, especialmente após uma pandemia onde as diferenças sociais, econômicas e também educacionais foram acentuadas. Este artigo, produzido por meio de uma pesquisa qualitativa e método indutivo, baseia-se em um pensamento central presente nas ideias de Morin, Freire e no conceito de Educação em Direitos Humanos: a necessidade do reconhecimento particular dos indivíduos e das pessoas no contexto educacional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/8463 10.36704/sdhe.v7i1.8463 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/8463 |
identifier_str_mv |
10.36704/sdhe.v7i1.8463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/8463/5267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 SCIAS. Direitos Humanos e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 SCIAS. Direitos Humanos e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
SCIAS. Direitos Humanos e Educação; v. 7 n. 1 (2024): Revista SCIAS Direitos Humanos e Educação ; 224-240 2596-1772 10.36704/sdhe.v7i1 reponame:Scias. /p Direitos Humanos e Educação instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
collection |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Scias. /p Direitos Humanos e Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadheeducacao@uemg.br |
_version_ |
1814984280489590784 |