Controlo da sobrepressão num sistema de refrigeração com r744 transcrítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18384 |
Resumo: | Desde os primórdios da refrigeração que os fluidos frigorigéneos naturais são utlizados como veículo de transferência de calor. O R744, mais conhecido por dióxido de carbono, tem assumido uma posição cada vez mais relevante na indústria de refrigeração, especialmente na Europa, onde existe um legislação e restrições exigentes relativas à utilização de fluidos com um impacto ambiental elevado. Um dos problemas da sua utilização prende-se pelo seu elevado coeficiente de expansão térmica. Em situações de paragem, esta absorção de calor resulta num aumento rápido e substancial da pressão do sistema. Esta sobrepressão pode espoletar o disparo de válvulas de segurança do sistema e a consequente perda de carga de fluido frigorigéneo. De forma a saber de que forma se poderia mitigar este problema, realizou-se um estudo sobre a distribuição da carga do R744 no conjunto da central transcrítica e da instalação da refrigeração que serviu de caso de estudo. Conclui-se que é na zona de pressão intermédia que a carga se concentra desproporcionalmente às restantes zonas. Desta forma, realizou-se um estudo de viabilidade técnica e económica da adaptação desta zona a uma pressão máxima admissível de 60 bar, solução padrão, para 80 bar. Verificou-se que a temperatura do CO2 no momento do disparo das válvulas de segurança é superior para uma pressão máxima admissível de 80 bar do que para uma de 60 bar, o que, dependendo do nível de líquido no depósito, poderá retardar a descarga do sistema o suficiente para completar uma determinada tarefa, seja esta de manutenção ou de outra tipologia. Na perspetiva comercial, constatou-se a sua viabilidade comercial, devido a esta resultar num sobrecusto de cerca de 1400 €, um valor diminuto, que se dilui muito facilmente no orçamento de uma instalação de refrigeração. Esta última solução, não sendo o suficiente para evitar a inevitável descarga do sistema, deve ser conjugada com outros sistemas de proteção. Analisou-se a instalação de uma unidade de emergência a R290 e R134a, tendo-se concluído, através do cálculo do TEWI e das eficiências energéticas das respetivas unidades, que o R90 é aquele com melhor desempenho nestas duas vertentes. Quanto à análise económica, a solução a R290 é comercialmente viável, sendo aquela de menor custo. Por fim, estudou-se a evolução da temperatura e pressão ao longo do tempo na zona de pressão intermédia para diferentes cenários: diferentes níveis de isolamento térmico, com e sem unidade condensadora ativada e diferentes níveis de líquido no depósito. Conclui-se que o aumento do isolamento e a conjugação desta solução com a implementação de uma unidade condensadora de 800 W poderá evitar a descarga do sistema e, assim, anular o problema da sobrepressão. Mesmo que não haja esta conjugação, comprovou-se que estas soluções na sua individualidade poderão atrasar o espoletar das válvulas de segurança, permitindo a realização de tarefas de manutenção de rotina ou de intervenções de emergência em segurança e rápido o suficiente de forma a não haver descarga da central transcrítica. |
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Controlo da sobrepressão num sistema de refrigeração com r744 transcríticoDióxido de carbonoCentral transcríticaRefrigeraçãoFluidos frigorigéneos naturaisCarbon DioxideTranscritical SystemRefrigerationRefrigerantsDesde os primórdios da refrigeração que os fluidos frigorigéneos naturais são utlizados como veículo de transferência de calor. O R744, mais conhecido por dióxido de carbono, tem assumido uma posição cada vez mais relevante na indústria de refrigeração, especialmente na Europa, onde existe um legislação e restrições exigentes relativas à utilização de fluidos com um impacto ambiental elevado. Um dos problemas da sua utilização prende-se pelo seu elevado coeficiente de expansão térmica. Em situações de paragem, esta absorção de calor resulta num aumento rápido e substancial da pressão do sistema. Esta sobrepressão pode espoletar o disparo de válvulas de segurança do sistema e a consequente perda de carga de fluido frigorigéneo. De forma a saber de que forma se poderia mitigar este problema, realizou-se um estudo sobre a distribuição da carga do R744 no conjunto da central transcrítica e da instalação da refrigeração que serviu de caso de estudo. Conclui-se que é na zona de pressão intermédia que a carga se concentra desproporcionalmente às restantes zonas. Desta forma, realizou-se um estudo de viabilidade técnica e económica da adaptação desta zona a uma pressão máxima admissível de 60 bar, solução padrão, para 80 bar. Verificou-se que a temperatura do CO2 no momento do disparo das válvulas de segurança é superior para uma pressão máxima admissível de 80 bar do que para uma de 60 bar, o que, dependendo do nível de líquido no depósito, poderá retardar a descarga do sistema o suficiente para completar uma determinada tarefa, seja esta de manutenção ou de outra tipologia. Na perspetiva comercial, constatou-se a sua viabilidade comercial, devido a esta resultar num sobrecusto de cerca de 1400 €, um valor diminuto, que se dilui muito facilmente no orçamento de uma instalação de refrigeração. Esta última solução, não sendo o suficiente para evitar a inevitável descarga do sistema, deve ser conjugada com outros sistemas de proteção. Analisou-se a instalação de uma unidade de emergência a R290 e R134a, tendo-se concluído, através do cálculo do TEWI e das eficiências energéticas das respetivas unidades, que o R90 é aquele com melhor desempenho nestas duas vertentes. Quanto à análise económica, a solução a R290 é comercialmente viável, sendo aquela de menor custo. Por fim, estudou-se a evolução da temperatura e pressão ao longo do tempo na zona de pressão intermédia para diferentes cenários: diferentes níveis de isolamento térmico, com e sem unidade condensadora ativada e diferentes níveis de líquido no depósito. Conclui-se que o aumento do isolamento e a conjugação desta solução com a implementação de uma unidade condensadora de 800 W poderá evitar a descarga do sistema e, assim, anular o problema da sobrepressão. Mesmo que não haja esta conjugação, comprovou-se que estas soluções na sua individualidade poderão atrasar o espoletar das válvulas de segurança, permitindo a realização de tarefas de manutenção de rotina ou de intervenções de emergência em segurança e rápido o suficiente de forma a não haver descarga da central transcrítica.Since the dawn of refrigeration that the natural refrigerants are used to transfer heat. On the beginning of the last century a decrease in their application was verified while being substituted by syntactic refrigerants whose big environmental impact would later be discovered. These discoveries made it possible for the natural refrigerant to play again an important role in the refrigeration industry. Among them is R744, more commonly known as carbon dioxide which has been taking an ever-growing importance in the refrigeration industry, especially in Europe where there are legislations and restrictions on what concerns refrigerants with a high environmental impact. On the other hand, one of the main downsides of the use of carbon dioxide is its high thermal expansion coefficient. On other words, R744 has a high heat absorption capacity when compared with its main competitors on the market. In case of power loss, due to electrical shortages or programmed interventions, the heat absorption causes high standstill pressures which could reach levels above the typical set point of the system safety valves and lead to the system discharge. The scope of this dissertation was the study of this problem through the analysis of solutions and both their technical advantages and commercial viability. It was determined that most the system charge is in the intermediate pressure zone, so this is the region that should be furnished with protection systems in order to avoid the system’s discharge. It was found that the adaptation of the intermediate pressure zone for a maximum allowable working pressure of 80 bar has its advantages but does not prevent the triggering of the safety valves. This solution, combined with the implementation of better thermal insulation and of condensing units, can together and under certain conditions completely eliminate the problem.Castro, Olga dos Remédios SobralRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Vasco Miguel Peixoto20212024-07-12T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18384TID:202813045porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:03.632251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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