Relação franchisador-franchisado: Indicadores de sucesso e estratégias para prevenir conflitos na relação entre franchisador e franchisado na área das clínicas de estética e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gordo, Rita Paz Louro Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3838
Resumo: Este estudo enquadra-se no âmbito do Marketing e tem como tema a Relação entre Franchisador e Franchisado. Esta investigação tem como objectivo identificar os indicadores de sucesso e as estratégias de prevenção de conflitos na área das clínicas de estética e saúde em Portugal. O desenvolvimento deste projecto procurou encontrar resposta para os objectivos de investigação propostos através da realização de um inquérito por questionário. Toda a investigação empíric a teve por base os resultados obtidos através de 5 questionários aos franchisadores e 56 questionários aos franchisados das marcas BodyConcept, CellulemBlock, DepilConcept, Logic Men e Não + Pêlo. Esta amostra foi por conveniência devido à dificuldade em o bter uma listagem de todos os franchisados em Portugal. Realizou-se então este estudo e os resultados demonstraram que a comunicação, a confiança, o compromisso, a consciência do outro, a afinidade, o know-how, a flexibilidade, a reciprocidade, a solidariedade e a contenção no uso do poder são indicadores de sucesso na relação entre franchisador e franchisado. Também pudemos verificar que a selecção do franchisado e as associações de franchisados são estratégias de prevenção de conflitos na relação. No entanto, estas associações não são utilizadas pelos franchisados inquiridos. As comissões consultivas mistas mostraram-se irrelevantes como estratégia de prevenção de conflitos. Concluímos que, os principais indicadores de sucesso para os franchisadores são, por ordem de importância, os seguintes: comunicação, confiança, know-how, compromisso e consciência do outro. Enquanto para os franchisados são os seguintes: comunicação, confiança, compromisso, know-how e contenção no uso do poder.
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