Relatório de estágio na empresa Turisprime

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Francisco José Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22829
Resumo: Mestrado Bolonha em Economia Internacional e Estudos Europeus
id RCAP_c4352f62164350045156d47d570c3053
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na empresa TurisprimeFranchisingInternacionalizaçãoEstratégiaRelação franchisador- franchisadoInternationalizationStrategyFranchisor-franchisee relationshipMestrado Bolonha em Economia Internacional e Estudos EuropeusO presente Trabalho Final de Mestrado é apresentado em formato de relatório de estágio realizado na empresa de aluguer de carros, Turisprime. Tem como objetivo dar conta das atividades desenvolvidas na empresa de acolhimento (o que faremos de forma muito sucinta logo na introdução) e, sobretudo, fazer uma aplicação concreta dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus (ISEG/ULisboa) à experiência de internacionalização da Turisprime através de franchising. No mundo atual, internacionalizar um negócio e exportar uma ideia concebida do seu modelo, é bastante complicado. Para que tal aconteça, é necessário investimento em formação local, disponibilidade humana e recursos financeiros. A empresa Turisprime, em conjunto com um gestor independente no local desejado, chegaram ao consenso de internacionalizar o negócio via franchising. A saturação do mercado interno, as oportunidades demonstradas pelo mercado externo, o know-how considerável que a empresa possui e as convicções de sucesso do negócio dos gestores, fizeram com que a forma de internacionalização escolhida esteja a ser considerada uma opção correta. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso permitiram utilizar uma base teórica no sentido de compreender todo o percurso e toda a envolvente do caso prático de internacionalização em apreço. Assim, foi possível compreender as ações levadas a cabo pela empresa Turisprime e recomendar alguns passos que podem ser dados a curto e médio-longo prazo, com o objetivo de reforçar o sucesso do negócio.This Master's Final Work is presented in the form of an internship report carried out at the car rental company, Turisprime. Its objective is to account for the activities carried out in the host company (which we will do very succinctly in the introduction) and, above all, to make a concrete application of the knowledge acquired during the master’s course in International Economics and European Studies (ISEG/ ULisboa) to Turisprime's internationalization experience through franchising. In today's world, internationalizing a business and exporting an idea conceived from its model is quite complicated. For this to happen, investment in local training, human availability and financial resources is necessary. Turisprime, together with an independent manager in the desired location, reached a consensus to internationalize the business via franchising. The saturation of the internal market, the opportunities demonstrated by the external market, the considerable know-how that the company has and the managers' convictions of business success, meant that the chosen form of internationalization is being considered a correct option. The knowledge acquired during the course made it possible to use a theoretical basis to understand the entire trajectory and all the surroundings of the practical case of internationalization in question. Thus, it was possible to understand the actions carried out by the company Turisprime and recommend some steps that can be taken in the short and medium-long term, with the aim of reinforcing the success of the business.Instituto Superior de Economia e GestãoMagriço, VítorRepositório da Universidade de LisboaAlberto, Francisco José Freitas2022-06-27T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22829porAlberto, Francisco José Freitas (2021). "Relatório de estágio na empresa Turisprime". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.570773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na empresa Turisprime
title Relatório de estágio na empresa Turisprime
spellingShingle Relatório de estágio na empresa Turisprime
Alberto, Francisco José Freitas
Franchising
Internacionalização
Estratégia
Relação franchisador- franchisado
Internationalization
Strategy
Franchisor-franchisee relationship
title_short Relatório de estágio na empresa Turisprime
title_full Relatório de estágio na empresa Turisprime
title_fullStr Relatório de estágio na empresa Turisprime
title_full_unstemmed Relatório de estágio na empresa Turisprime
title_sort Relatório de estágio na empresa Turisprime
author Alberto, Francisco José Freitas
author_facet Alberto, Francisco José Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magriço, Vítor
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Francisco José Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Franchising
Internacionalização
Estratégia
Relação franchisador- franchisado
Internationalization
Strategy
Franchisor-franchisee relationship
topic Franchising
Internacionalização
Estratégia
Relação franchisador- franchisado
Internationalization
Strategy
Franchisor-franchisee relationship
description Mestrado Bolonha em Economia Internacional e Estudos Europeus
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-06-27T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22829
url http://hdl.handle.net/10400.5/22829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alberto, Francisco José Freitas (2021). "Relatório de estágio na empresa Turisprime". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131164706865152