Vectores neo-liberais e neo-conservadores na administração da escola pública na Inglaterra a partir da reforma de 1988: políticas e práticas
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85371 |
Resumo: | Pretendemos neste artigo abordar a redefinição da administração das escolas públicas como elemento estrutural nos mandatos das políticas educativas nas décadas de oitenta e noventa num pais que ocupa uma posição central, a Inglaterra. A opção por este contexto prende-se com o facto de este país ter iniciado mudanças de rumo nas políticas educativas, nomeadamente no que se refere à administração das escolas. Mas, a opção por tal contexto justifica-se também pela posição central que ocupa. Assim, as políticas relativas à administração das escolas públicas em países centrais, tornam-se um ponto de referência fundamental para a análise das políticas educativas de países que ocupam uma posição semiperiférica, como é o caso de Portugal (cf. Afonso, 1998 e Sá, 2004). Para além desta análise às políticas, pretende-se igualmente trazer para a discussão os resultados de investigações realizadas nesse país que nos permitem reflectir sobre o impacto nas escolas públicas/actores escolares dessas novas políticas. Subjacente a esta opção encontra-se o pressuposto de que nas análises de política educativa é indispensável integrar as dimensões micro-políticas e meso-políticas, no sentido de romper com “um olhar constante de cima para baixo”, que não interroga as grandes decisões políticas e legislativas (centrais), partindo do princípio da sua reprodução nas diversas unidades de gestão (periféricas) (cf. Lima & Afonso, 2002:11). |
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Vectores neo-liberais e neo-conservadores na administração da escola pública na Inglaterra a partir da reforma de 1988: políticas e práticasNeoliberal and neoconservative vectors in the administration of the public school in England since of the reform 1988 : policies and practicesAdministração da escola públicaPolíticas neo conservadoras e neoliberais na InglaterraImpacto nas escolasAutonomiaFabricaçõesDivisão entre administradores e professoresManagement of the public schoolNeoliberal and neoconservative politics in EnglandImpact in the schoolsAutonomyFabricationDivision between teachers and director of the schoolsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoPretendemos neste artigo abordar a redefinição da administração das escolas públicas como elemento estrutural nos mandatos das políticas educativas nas décadas de oitenta e noventa num pais que ocupa uma posição central, a Inglaterra. A opção por este contexto prende-se com o facto de este país ter iniciado mudanças de rumo nas políticas educativas, nomeadamente no que se refere à administração das escolas. Mas, a opção por tal contexto justifica-se também pela posição central que ocupa. Assim, as políticas relativas à administração das escolas públicas em países centrais, tornam-se um ponto de referência fundamental para a análise das políticas educativas de países que ocupam uma posição semiperiférica, como é o caso de Portugal (cf. Afonso, 1998 e Sá, 2004). Para além desta análise às políticas, pretende-se igualmente trazer para a discussão os resultados de investigações realizadas nesse país que nos permitem reflectir sobre o impacto nas escolas públicas/actores escolares dessas novas políticas. Subjacente a esta opção encontra-se o pressuposto de que nas análises de política educativa é indispensável integrar as dimensões micro-políticas e meso-políticas, no sentido de romper com “um olhar constante de cima para baixo”, que não interroga as grandes decisões políticas e legislativas (centrais), partindo do princípio da sua reprodução nas diversas unidades de gestão (periféricas) (cf. Lima & Afonso, 2002:11).With this article, we intend to approach the redefinition of the public school administration as a structural element in the mandates of the educational policies during the 80s and 90s in one central countrs, England. The selection of this context is due to the fact that this country have started shifts in the educational policies, namely regarding school administration. Moreover, this choice is also justified by the central position that this one country occupy. Thus, the policies regarding public schools administration in central countries become a point of reference to the analysis of the educational policies of countries that have a semi-periphery position, such as Portugal (cf.Afonso, 1998 and Sá, 2004). Besides this analysis to the policies, it is also intended to bring into the discussion the results of the already made investigations in this country which allow us to ponder on the impact of those new policies in the public schools/school actors. Underlying this option, is the supposed idea that in the educational policies analysis it is crucial to integrate the micro-political and the neopolitical dimensions, in order to break the “constant condescending look”, which doesn’t question the big political and legislative (central) decisions, bearing in mind its rippling effect on the several management units (periphery) (cf. Lima & Afonso, 2002:11).Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade do MinhoMartins, Fernanda20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85371por1517-98691981-8106https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1578info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:31:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:15.234738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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