Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, André Filipe Mateus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12018
Resumo: RESUMO: Esta dissertação ocupa-se do percurso e da obra do compositor Christopher Bochmann, particularmente duma das obras de sua autoria, Essay IX para trompete solo. Esta pertence a um conjunto de dezasseis peças para instrumentos solo intituladas Essays, visando cada uma as características técnicas do instrumento a que se destina e obedecendo a uma série de sons, que assim contribui para definir a identidade de cada peça. Diretor de orquestra, pedagogo e compositor, Christopher Bochmann estudou em Inglaterra até aos dezasseis anos, alternando a sua vida como estudante entre Paris e Inglaterra durante dois anos. Em 1978, fixou-se no Brasil, onde lecionou as disciplinas de Harmonia, Contraponto e Análise Musical, tendo ali permanecido durante alguns anos até vir para Portugal. Aqui, lecionou na Escola Superior de Música de Lisboa, integrando actualmente o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Évora. Composto em 1993, Essay IX não foi escrito para nenhum trompetista em particular. Destinada à trompete solo, estrutura-se a partir da série de Fibonacci, que neste caso seria mais adequadamente chamada sequência de Fibonacci, visto que o Essay IX se organiza efetivamente segundo uma sequência, ou série de sons, e não segundo os princípios do serialismo atonal; ABSRACT: This dissertation refers to the path and work of composer Christopher Bochmann, especially focusing on his Essay IX for solo trumpet. This piece is part of a set of sixteen instrumental works named Essays, in which each of the respective instrument's characteristics is approached, as well as obeying a tonal series, thus contributing to define the identity of each of the pieces. A conductor, pedagogue and composer, Christopher Bochmann studied in England until he reached sixteen years of age. He continued to study in Paris, where he stayed for two years, and completing his studies with Richard Roney Bennet. In 1978, Bochmann moved to Brazil, where he taught courses on Harmony, Counterpoint and Musical Analysis, before coming to Portugal a few years after. In Portugal he taught at Escola Superior de Música e Educação de Lisboa and now integrates the teaching staff of the Universidade de Évora music department. Composed in 1993, Essay IX was not written for any trumpet player in particular. This work, conceived for solo trumpet, is structured according to the Fibonacci series, which in this case would be more adequately referred to as the Fibonacci sequence, since Essay IX is actually set up according to a sequence, or tonal course, and not according to the principles of atonal serialism.
id RCAP_3e9095e9e806934b6427159747f2f21b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretaçãoMúsicaComposiçãoTrompeteChristopher BochmannEssaysMusicCompositionTrumpetChristopher BochmannEssaysRESUMO: Esta dissertação ocupa-se do percurso e da obra do compositor Christopher Bochmann, particularmente duma das obras de sua autoria, Essay IX para trompete solo. Esta pertence a um conjunto de dezasseis peças para instrumentos solo intituladas Essays, visando cada uma as características técnicas do instrumento a que se destina e obedecendo a uma série de sons, que assim contribui para definir a identidade de cada peça. Diretor de orquestra, pedagogo e compositor, Christopher Bochmann estudou em Inglaterra até aos dezasseis anos, alternando a sua vida como estudante entre Paris e Inglaterra durante dois anos. Em 1978, fixou-se no Brasil, onde lecionou as disciplinas de Harmonia, Contraponto e Análise Musical, tendo ali permanecido durante alguns anos até vir para Portugal. Aqui, lecionou na Escola Superior de Música de Lisboa, integrando actualmente o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Évora. Composto em 1993, Essay IX não foi escrito para nenhum trompetista em particular. Destinada à trompete solo, estrutura-se a partir da série de Fibonacci, que neste caso seria mais adequadamente chamada sequência de Fibonacci, visto que o Essay IX se organiza efetivamente segundo uma sequência, ou série de sons, e não segundo os princípios do serialismo atonal; ABSRACT: This dissertation refers to the path and work of composer Christopher Bochmann, especially focusing on his Essay IX for solo trumpet. This piece is part of a set of sixteen instrumental works named Essays, in which each of the respective instrument's characteristics is approached, as well as obeying a tonal series, thus contributing to define the identity of each of the pieces. A conductor, pedagogue and composer, Christopher Bochmann studied in England until he reached sixteen years of age. He continued to study in Paris, where he stayed for two years, and completing his studies with Richard Roney Bennet. In 1978, Bochmann moved to Brazil, where he taught courses on Harmony, Counterpoint and Musical Analysis, before coming to Portugal a few years after. In Portugal he taught at Escola Superior de Música e Educação de Lisboa and now integrates the teaching staff of the Universidade de Évora music department. Composed in 1993, Essay IX was not written for any trumpet player in particular. This work, conceived for solo trumpet, is structured according to the Fibonacci series, which in this case would be more adequately referred to as the Fibonacci sequence, since Essay IX is actually set up according to a sequence, or tonal course, and not according to the principles of atonal serialism.Universidade de Évora2014-12-23T11:57:36Z2014-12-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12018http://hdl.handle.net/10174/12018TID:201231948porDepartamento de Músicaandremarsalis@hotmail.com203Marçal, André Filipe Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:40.363651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
title Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
spellingShingle Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
Marçal, André Filipe Mateus
Música
Composição
Trompete
Christopher Bochmann
Essays
Music
Composition
Trumpet
Christopher Bochmann
Essays
title_short Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
title_full Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
title_fullStr Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
title_full_unstemmed Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
title_sort Essay IX para trompete de Christopher Bochmann: a obra e a interpretação
author Marçal, André Filipe Mateus
author_facet Marçal, André Filipe Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, André Filipe Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Composição
Trompete
Christopher Bochmann
Essays
Music
Composition
Trumpet
Christopher Bochmann
Essays
topic Música
Composição
Trompete
Christopher Bochmann
Essays
Music
Composition
Trumpet
Christopher Bochmann
Essays
description RESUMO: Esta dissertação ocupa-se do percurso e da obra do compositor Christopher Bochmann, particularmente duma das obras de sua autoria, Essay IX para trompete solo. Esta pertence a um conjunto de dezasseis peças para instrumentos solo intituladas Essays, visando cada uma as características técnicas do instrumento a que se destina e obedecendo a uma série de sons, que assim contribui para definir a identidade de cada peça. Diretor de orquestra, pedagogo e compositor, Christopher Bochmann estudou em Inglaterra até aos dezasseis anos, alternando a sua vida como estudante entre Paris e Inglaterra durante dois anos. Em 1978, fixou-se no Brasil, onde lecionou as disciplinas de Harmonia, Contraponto e Análise Musical, tendo ali permanecido durante alguns anos até vir para Portugal. Aqui, lecionou na Escola Superior de Música de Lisboa, integrando actualmente o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Évora. Composto em 1993, Essay IX não foi escrito para nenhum trompetista em particular. Destinada à trompete solo, estrutura-se a partir da série de Fibonacci, que neste caso seria mais adequadamente chamada sequência de Fibonacci, visto que o Essay IX se organiza efetivamente segundo uma sequência, ou série de sons, e não segundo os princípios do serialismo atonal; ABSRACT: This dissertation refers to the path and work of composer Christopher Bochmann, especially focusing on his Essay IX for solo trumpet. This piece is part of a set of sixteen instrumental works named Essays, in which each of the respective instrument's characteristics is approached, as well as obeying a tonal series, thus contributing to define the identity of each of the pieces. A conductor, pedagogue and composer, Christopher Bochmann studied in England until he reached sixteen years of age. He continued to study in Paris, where he stayed for two years, and completing his studies with Richard Roney Bennet. In 1978, Bochmann moved to Brazil, where he taught courses on Harmony, Counterpoint and Musical Analysis, before coming to Portugal a few years after. In Portugal he taught at Escola Superior de Música e Educação de Lisboa and now integrates the teaching staff of the Universidade de Évora music department. Composed in 1993, Essay IX was not written for any trumpet player in particular. This work, conceived for solo trumpet, is structured according to the Fibonacci series, which in this case would be more adequately referred to as the Fibonacci sequence, since Essay IX is actually set up according to a sequence, or tonal course, and not according to the principles of atonal serialism.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23T11:57:36Z
2014-12-23
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12018
http://hdl.handle.net/10174/12018
TID:201231948
url http://hdl.handle.net/10174/12018
identifier_str_mv TID:201231948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
andremarsalis@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541577052160