Uma aproximação estilística e histórica ao Concerto nº 1 para Trompete e Orquestra de Charles Chaynes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13010 |
Resumo: | Este trabalho projeto ocupa-se da realização de uma análise interpretativa do Concerto para Trompete e Orquestra de Câmara nº 1 do compositor Charles Chaynes , uma obra muito importante no repertório do séc. XX do trompete. Uma obra em três andamentos contrastantes entre si, no que diz respeito á sua linguagem, à métrica, ao timbre, ao lirismo, à expressividade, ao contorno, ao timbre, entre outros. O Objeto da análise interpretativa pertence a um conjunto de obras que foram compostas para o concurso do Conservatório Nacional de Paris. As composições que são utilizadas para esse concurso devem obedecer a alguns parâmetros, nomeadamente visar cada uma das características técnicas do instrumento (potência, agilidade, expressão, registos, resistência, timbres, etc…). A seguir à análise interpretativa ponho em contraponto duas das mais conceituadas interpretações da obra, nomeadamente as de Maurice André e Eric Aubier. Deste “embate” de interpretações demonstro quais as opções interpretativas mais em consonância com o texto musical; Abstract: “A Historical and Stylistic Approach of Charles’s Concerto for Trumpet nº1” This dissertation is concerned with the realization of an interpretative analysis of the Concerto for Trumpet and Chamber Orchestra No. 1 composed by Charles Chaynes, a very important work in the repertoire of the trumpet in the XX century. A work in three contrasting movements among themselves in regard to is language (the metric, the timbre, the lyricism, expressiveness, the contour, timbre, among others). The object of interpretative analysis belongs to a group of works that were composed for the competition of the National Conservatory of Paris. The compositions which are used for this competition have to obey some parameters, particularly targeting each of the technical characteristics of the instrument (power, agility, expression, range and tone). Following the interpretative analysis of the most renowned interpretations of the work, Maurice André and Eric Aubier i will demonstrate the interpretative options that are more in line with the musical composition. |
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