Atenção primária à saúde: análise dos indicadores de desempenho em uma unidade local de saúde portuguesa, entre 2010 e 2016
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28605 |
Resumo: | A atenção primária à saúde em Portugal sofreram várias transformações no seu modelo de operação, organizando-se, desde 2008 em unidades de maior dimensão conhecidas como Agrupamentos de Centros de Saúde, alguns integrados juntamente com hospitais em um modelo inovador, conhecido como Unidade Local de Saúde. O presente artigo objetiva, por meio de um estudo de caso, avaliar os resultados desse processo em termos de um conjunto de indicadores de acesso, qualidade e eficiência, entre os anos 2010 e 2016. Como resultados, verificou-se que a definição de objetivos, o monitoramento e o processo de contratação em ULS gerou uma melhoria crescente dos resultados de desempenho na atenção primária. No entanto, é necessária uma atualização permanente e uma aposta na inovação de gestão, indo ao encontro dos temos contratuais definidos pelo Ministério da Saúde desde 2017. |
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Atenção primária à saúde: análise dos indicadores de desempenho em uma unidade local de saúde portuguesa, entre 2010 e 2016Primary health care: analysis of the performance indicators in a portuguese local health unit, between 2010 and 2016Atenção primária à saúde; unidade local de saúde; contratação; acesso; qualidade e eficiência.A atenção primária à saúde em Portugal sofreram várias transformações no seu modelo de operação, organizando-se, desde 2008 em unidades de maior dimensão conhecidas como Agrupamentos de Centros de Saúde, alguns integrados juntamente com hospitais em um modelo inovador, conhecido como Unidade Local de Saúde. O presente artigo objetiva, por meio de um estudo de caso, avaliar os resultados desse processo em termos de um conjunto de indicadores de acesso, qualidade e eficiência, entre os anos 2010 e 2016. Como resultados, verificou-se que a definição de objetivos, o monitoramento e o processo de contratação em ULS gerou uma melhoria crescente dos resultados de desempenho na atenção primária. No entanto, é necessária uma atualização permanente e uma aposta na inovação de gestão, indo ao encontro dos temos contratuais definidos pelo Ministério da Saúde desde 2017.Repositório da Universidade de LisboaNunes, Alexandre MoraisMatos, Andreia Afonso De2023-09-19T14:44:54Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:31:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:49.823921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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