Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Piscalho, Isabel, Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre, Silva, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2148
Resumo: Com o presente estudo quantitativo, propusemo-nos caraterizar as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial quanto à frequência, iniciativa e ordem de trabalhos, e analisar em que medida as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com o professor de Educação Especial influenciam as práticas pedagógicas que desenvolvem com estudantes com NEE. O estudo realizado permitiu-nos observar que as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial acontecem essencialmente nos conselhos de turma, uma vez por período e por iniciativa da direção da escola ou do diretor de turma, e que existe uma relação entre as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com os professores de Educação Especial e as práticas pedagógicas que desenvolvem com alunos com NEE.
id RCAP_3e94c23eb2aa5a10c3fcb78072b6d689
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEERelation professor of secondary education - professor of special education: pedagogical practice with students with SENinclusãoprática pedagógicaprofessor de educação especialprofessor do ensino secundáriorelação profissionalinclusionpedagogical practiceprofessional relationshipsecondary educationspecial need educationCom o presente estudo quantitativo, propusemo-nos caraterizar as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial quanto à frequência, iniciativa e ordem de trabalhos, e analisar em que medida as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com o professor de Educação Especial influenciam as práticas pedagógicas que desenvolvem com estudantes com NEE. O estudo realizado permitiu-nos observar que as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial acontecem essencialmente nos conselhos de turma, uma vez por período e por iniciativa da direção da escola ou do diretor de turma, e que existe uma relação entre as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com os professores de Educação Especial e as práticas pedagógicas que desenvolvem com alunos com NEE.With our quantitative study, we proposed to characterize the formal interactions between Secondary School teachers and Special Education teachers regarding the frequency, initiative and order of work, and to analyze the extent to which Secondary School teachers' attitudes towards the professional relationship they establish With the Special Education teacher influence the pedagogical practices they develop with students with SEN. The study allowed us to observe that the formal interactions between teachers of Secondary Education and teachers of Special Education occur essentially in the class councils, once per period and at the initiative of the direction of the school or of the class director, and that there is a relation Between the attitudes of Secondary School teachers in relation to the professional relationship they establish with Special Education teachers and the pedagogical practices they develop with students with SEN.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarques, Maria MargaridaPiscalho, IsabelGalinha, Sónia Maria Gomes AlexandreSilva, Francisco2018-03-05T00:18:26Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2148porMarques, M.M.., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE. Revista da UIIPS, 5(1), 175-190.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:50Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.070782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
Relation professor of secondary education - professor of special education: pedagogical practice with students with SEN
title Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
spellingShingle Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
Marques, Maria Margarida
inclusão
prática pedagógica
professor de educação especial
professor do ensino secundário
relação profissional
inclusion
pedagogical practice
professional relationship
secondary education
special need education
title_short Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
title_full Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
title_fullStr Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
title_full_unstemmed Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
title_sort Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE
author Marques, Maria Margarida
author_facet Marques, Maria Margarida
Piscalho, Isabel
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Silva, Francisco
author_role author
author2 Piscalho, Isabel
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Silva, Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Margarida
Piscalho, Isabel
Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre
Silva, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
prática pedagógica
professor de educação especial
professor do ensino secundário
relação profissional
inclusion
pedagogical practice
professional relationship
secondary education
special need education
topic inclusão
prática pedagógica
professor de educação especial
professor do ensino secundário
relação profissional
inclusion
pedagogical practice
professional relationship
secondary education
special need education
description Com o presente estudo quantitativo, propusemo-nos caraterizar as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial quanto à frequência, iniciativa e ordem de trabalhos, e analisar em que medida as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com o professor de Educação Especial influenciam as práticas pedagógicas que desenvolvem com estudantes com NEE. O estudo realizado permitiu-nos observar que as interações formais entre professores do Ensino Secundário e professores de Educação Especial acontecem essencialmente nos conselhos de turma, uma vez por período e por iniciativa da direção da escola ou do diretor de turma, e que existe uma relação entre as atitudes dos professores do Ensino Secundário face à relação profissional que estabelecem com os professores de Educação Especial e as práticas pedagógicas que desenvolvem com alunos com NEE.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-05T00:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2148
url http://hdl.handle.net/10400.15/2148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, M.M.., Piscalho, I., Galinha, S. & Silva, F. (2017). Relação profissional professor do ensino secundário - professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE. Revista da UIIPS, 5(1), 175-190.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032178499584