Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8036
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_3ea1c55ab508bb24e40577a7667ff65f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Viagem entre ser e estar como educadora em MoçambiqueEducação interculturalPedagogia críticaÉticaEtnografiaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este estudo foi realizado no âmbito de uma ação de voluntariado na área educacional com a duração de onze meses, no bairro do Chirangano na cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia em Moçambique. Aqui, ao descortinar-se uma realidade repleta de problemáticas relativas à educação, a especificidades do género e à crescente pobreza urbana, desenvolveram-se, no âmbito do método de alfabetização de Paulo Freire, “Círculos de Cultura”, com o intuito de refletir sobre a conduta de um grupo de jovens mulheres “atxuabo”.Os “Círculos de Cultura” concretizam-se em oito encontros, focados em temáticas envolvidas na realidade social, cultural e política das jovens mulheres e desenvolvem-se através do estabelecimento de uma relação dialógica, de autoconhecimento e de reflexão numa tentativa de se construir uma práxis libertadora e democrática, onde juntos, o educador e o educando, participem no desabrochar de novos horizontes destas jovens mulheres, condicionadas pelas desigualdades sociais, económicas e no acesso a oportunidades de educação e emprego. Neste contexto foi utilizada a etnografia crítica como método de investigação que permite, para além da descrição do meio envolvente, deslindar sistemas de opressão, conflito e poder, revelando situações de discriminação, injustiça e desigualdade em que se encontra o grupo em estudo. Pela mão de Paulo Freire e Leonardo Boff aborda-se de uma forma holística, o valor da vida humana que se traduz numa nova leitura do mundo, emergindo assim a “conscientização” (pensamento crítico) e uma ética universal cimentada no amor, na esperança, no respeito, na humildade do diálogo tendo em consideração as diferenças culturais entre os intervenientes no processo.This work was developed under an educational volunteering action during eleven months in the neighborhood Chirangano, in Quelimane, the capital town of the Zambezia province of Mozambique. Here, the reality fulfilled with problematic questions regarding education, gender specificities and growing urban poverty, provided the development of “Cultural Circles" under the literacy method of Paulo Freire, aiming at thinking over the behavior of a group of local “atxuabo” young women. The “Cultural Circles” were developed in eight meetings focused in themes related to social, cultural and political environment of the young women, based on the establishment of a dialogical relationship, on the self recognition and reflection aiming at a democratic and liberator praxis in which and together the trainer and the trainee could participate in the flourishing of new horizons for those young women so far conditioned by social, cultural, economical inequalities similarly to the access to education and employment. The critical ethnography was used as the study methodology which allows the description of surrounding conditions and the unraveling the oppression systems, struggle for power, discrimination, injustice and inequality over the group of young women under study. Under the umbrella of Paulo Freire and Leonardo Boff the value of human life is holistically approached allowing a new interpretation of the world, from which the awareness (critical thought) and universal ethics emerge, based on love sharing and hope, mutual respect and humble dialogue taking in consideration cultural differences among individuals in the process.Mesquita, MônicaRepositório da Universidade de LisboaVieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-2013-03-22T11:24:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8036TID:201222817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:41.067251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
title Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
spellingShingle Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
Educação intercultural
Pedagogia crítica
Ética
Etnografia
Teses de mestrado - 2012
title_short Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
title_full Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
title_fullStr Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
title_full_unstemmed Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
title_sort Viagem entre ser e estar como educadora em Moçambique
author Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
author_facet Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Mônica
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Joana Rita Barral Lopes, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Pedagogia crítica
Ética
Etnografia
Teses de mestrado - 2012
topic Educação intercultural
Pedagogia crítica
Ética
Etnografia
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-22T11:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8036
TID:201222817
url http://hdl.handle.net/10451/8036
identifier_str_mv TID:201222817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134219872501760