O Ensino de Matemática Online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Elyton Batista dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Maria Cristina, da Silva Souza, Denize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.20894
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório cujo objetivo foi identificar aspectos que implicaram na prática do professor de matemática diante da tarefa de ensinar matemática online, durante a pandemia da Covid-19. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online disponibilizado pela plataforma SurveyMonkey, aplicado junto a 32 professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de diferentes estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Santa Catarina e Sergipe). Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa estabelecem um debate diálogico e reflexivo acerca do ensino online no Brasil, evidenciando importantes direcionamentos no tocante ao ensino de matemática nessa modalidade. Os professores participantes revelam ser o principal desafio, a frágil formação que possuem para atuar diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por conseguinte, a ausência de interação com os alunos ocasionada pela pouca acessibilidade deles às redes de internet. O estudo também sinalizou para indícios de um novo olhar dos docentes em relação ao uso das TDIC, como instrumento contributivo ao ensino de matemática, para as aulas presenciais.
id RCAP_3eb32451f0b4ea568f2cc874340b2959
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino de Matemática OnlineArtigosEste artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório cujo objetivo foi identificar aspectos que implicaram na prática do professor de matemática diante da tarefa de ensinar matemática online, durante a pandemia da Covid-19. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online disponibilizado pela plataforma SurveyMonkey, aplicado junto a 32 professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de diferentes estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Santa Catarina e Sergipe). Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa estabelecem um debate diálogico e reflexivo acerca do ensino online no Brasil, evidenciando importantes direcionamentos no tocante ao ensino de matemática nessa modalidade. Os professores participantes revelam ser o principal desafio, a frágil formação que possuem para atuar diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por conseguinte, a ausência de interação com os alunos ocasionada pela pouca acessibilidade deles às redes de internet. O estudo também sinalizou para indícios de um novo olhar dos docentes em relação ao uso das TDIC, como instrumento contributivo ao ensino de matemática, para as aulas presenciais.This article presents the result of an exploratory study whose objective was to identify aspects that implied in the mathematics teacher's practice when faced with the task of teaching mathematics online, during the Covid-19 pandemic. Data collection took place through an online questionnaire provided by the SurveyMonkey platform, applied to 32 teachers working in the final years of elementary and high school in different Brazilian states (Alagoas, Bahia, Santa Catarina and Sergipe). The theoretical contributions that guide this research establish a dialogical and reflective debate about online teaching in Brazil, showing important directions regarding the teaching of mathematics in this modality. The participating teachers reveal to be the main challenge, the fragile training they have to act in the face of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC). Consequently, the lack of interaction with students caused by their poor accessibility to internet networks. The study also signaled evidence of a new view of teachers in relation to the use of TDIC, as a contributory instrument to the teaching of mathematics, for classroom classes.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20894por1646-2335Santos, José Elyton Batista dosRosa, Maria Cristinada Silva Souza, Denizeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.013552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Matemática Online
title O Ensino de Matemática Online
spellingShingle O Ensino de Matemática Online
Santos, José Elyton Batista dos
Artigos
title_short O Ensino de Matemática Online
title_full O Ensino de Matemática Online
title_fullStr O Ensino de Matemática Online
title_full_unstemmed O Ensino de Matemática Online
title_sort O Ensino de Matemática Online
author Santos, José Elyton Batista dos
author_facet Santos, José Elyton Batista dos
Rosa, Maria Cristina
da Silva Souza, Denize
author_role author
author2 Rosa, Maria Cristina
da Silva Souza, Denize
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Elyton Batista dos
Rosa, Maria Cristina
da Silva Souza, Denize
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório cujo objetivo foi identificar aspectos que implicaram na prática do professor de matemática diante da tarefa de ensinar matemática online, durante a pandemia da Covid-19. A coleta de dados se deu por meio de um questionário online disponibilizado pela plataforma SurveyMonkey, aplicado junto a 32 professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de diferentes estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Santa Catarina e Sergipe). Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa estabelecem um debate diálogico e reflexivo acerca do ensino online no Brasil, evidenciando importantes direcionamentos no tocante ao ensino de matemática nessa modalidade. Os professores participantes revelam ser o principal desafio, a frágil formação que possuem para atuar diante das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Por conseguinte, a ausência de interação com os alunos ocasionada pela pouca acessibilidade deles às redes de internet. O estudo também sinalizou para indícios de um novo olhar dos docentes em relação ao uso das TDIC, como instrumento contributivo ao ensino de matemática, para as aulas presenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.20894
url https://doi.org/10.25755/int.20894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950804701184