Proposta de um portal para apoio à disciplina de TIC : AntarTIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolomeu, Ana Cristina Sebastião
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1552
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma proposta de um portal destinado a apoiar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de "Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação" (ITIC) e "Tecnologias de Informação e Comunicação" (TIC) junto dos alunos do 9º e 10º anos de escolaridade. Esta proposta, que surge no seguimento de vários projectos, implementados a nível nacional, que visam a integração e aceitação das novas tecnologias de informação nas escolas do subsistema de ensino não superior, pretende ser um instrumento complementar de ensino e acompanhamento dos alunos, docentes e encarregados de educação, no contexto da disciplina, que ultrapasse o tempo e o espaço físico da sala de aula. A utilização do computador em contexto educativo associado às diversas disciplinas leccionadas no ensino básico e secundário tem vindo a crescer fruto da vontade e do conhecimento de alguns docentes que cada vez mais tendem a disponibilizar conteúdos online com o objectivo de darem maior apoio aos seus alunos e lhes permitir rever ou apreender conteúdos a seu ritmo. Muitos sites, de cariz educativo, não seguem uma estrutura definida com capacidade para responder às expectativas dos seus utilizadores e permitir uma utilização em contexto de aula. Para adequar e ajustar o projecto às necessidades dos destinatários finais, o trabalho foi desenvolvido com base na abordagem/metodologia User Centered Design durante o qual alunos, especialistas e encarregados de educação acompanharam e avaliaram o projecto nas suas várias fases de desenvolvimento. A proposta apresentada é composta por um repositório de conteúdos específicos da disciplina, por um conjunto de serviços de comunicação síncrona e assíncrona e integra ainda vários tópicos de informações relevantes para a disciplina, para o aluno, para o docente e para o encarregado de educação. O estudo de vários projectos, deste âmbito, disponíveis online, permitiu identificar um conjunto de itens a ter em atenção para que esta proposta, pensada em conjunto com os utilizadores, apresentasse uma estrutura aceite pelo público-alvo e permitisse promover o processo de ensinoaprendizagem mediado pela tecnologia. O desenvolvimento e avaliação deste protótipo permitiu verificar que, a estrutura e o modelo apresentado para este sistema terá capacidade de se ajustar a outras disciplinas apesar de se reconhecer que a disciplina em causa fomenta uma interacção quase intrínseca com o equipamento uma vez que este é simultaneamente objecto e instrumento pedagógico, ao contrário das outras que nem sempre têm à sua disponibilidade tais recursos. ABSTRACT: The following essay presents a proposal for the development of a portal meant to support teaching and learning processes in grade 9 and 10, within the subject areas of “Introduction to Information and Communication Technologies” (ITIC) and “Information and Communication Technologies” (TIC). This proposal was developed as a follow up of various projects implemented nationwide aiming the inclusion and acceptation of new information technologies in schools of non higher education subsystems and it intends to be a complementary teaching instrument and aid for students, teachers and parents, in the referred subject area, going beyond time and space of the class room boundaries. The use of computers in educational settings associated to different subject areas taught in elementary and secondary education has been growing, as a consequence of the will and knowledge of some teachers that tended to post online curriculum items, with the purpose to support even more their students and enabling them to revise or learn once more those items, in their own time and rhythm. Many internet sites, with educational vocation, do not tend to follow a specific structure capable to answer to user expectations or even appropriate to use inside a class room. In order to adjust and adequately response to users’ needs, the project was developed based on a User Centered Design methodological approach, moment in which students, specialists and parents followed and evaluated the different stages of the project. The presented proposal is composed of a repository of specific items of the subject area curriculum, a group of synchronous and asynchronous communication services and it also has a variety of relevant information topics of the subject area for students, teachers and parents. With the aid of a survey on similar projects online, it was possible to identify a specific number of items to be taken into consideration for this project, and they were discussed with the users, that enabled the creation of a structure accepted by the target public and consequently empowered the promotion of teaching and learning processes mediated by technology. The methodology that was used to develop and evaluate the proposed prototype allows the structure and the model presented, for this system, to be able to self adjust to other subject areas, despite knowing that this specific subject area (TIC) promotes interaction, a nearly intrinsic relation with the equipment, once it is simultaneously the instrument and subject of teaching, different from other subject areas that do not have this intrinsic relation.
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A proposta apresentada é composta por um repositório de conteúdos específicos da disciplina, por um conjunto de serviços de comunicação síncrona e assíncrona e integra ainda vários tópicos de informações relevantes para a disciplina, para o aluno, para o docente e para o encarregado de educação. O estudo de vários projectos, deste âmbito, disponíveis online, permitiu identificar um conjunto de itens a ter em atenção para que esta proposta, pensada em conjunto com os utilizadores, apresentasse uma estrutura aceite pelo público-alvo e permitisse promover o processo de ensinoaprendizagem mediado pela tecnologia. 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This proposal was developed as a follow up of various projects implemented nationwide aiming the inclusion and acceptation of new information technologies in schools of non higher education subsystems and it intends to be a complementary teaching instrument and aid for students, teachers and parents, in the referred subject area, going beyond time and space of the class room boundaries. The use of computers in educational settings associated to different subject areas taught in elementary and secondary education has been growing, as a consequence of the will and knowledge of some teachers that tended to post online curriculum items, with the purpose to support even more their students and enabling them to revise or learn once more those items, in their own time and rhythm. Many internet sites, with educational vocation, do not tend to follow a specific structure capable to answer to user expectations or even appropriate to use inside a class room. 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