De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25948 |
Resumo: | A dissertação e projeto que aqui se apresentam têm como objetivo apontar um possível contributo do design para a educação alimentar na infância, refletindo sobre as estratégias a considerar na comunicação da saúde com as crianças. Face ao aumento dos casos de obesidade infantil – para o qual contribui a dependência dos dispositivos tecnológicos na sociedade atual – propomo-nos desenvolver um programa integrado de educação alimentar, no sentido de tornar este grupo mais consciente e capaz de optar por hábitos saudáveis. Partimos de conteúdos pré-existentes e já utilizados em contexto hospitalar, da autoria da pediatra Júlia Galhardo. Os suportes que o integram – um manual, um suporte de registo e apoio ao acompanhamento médico e um jogo de cartas – foram desenhados para promover a proximidade entre os profissionais de saúde e as crianças que seguem nas consultas de pediatria, aumentando a eficiência da comunicação e consequentemente, a sua literacia. Por se tratar de um público infantil, o projeto De pequenino se come o pepino tem como principal recurso a ilustração, dotando os vários elementos do programa de uma componente lúdico-didática que julgamos essencial para incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis. |
id |
RCAP_3eb827018a0d537cfaf8134aae962d6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/25948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infânciaDesignComunicaçãoIlustraçãoLiteracia da saúdeAlimentaçãoA dissertação e projeto que aqui se apresentam têm como objetivo apontar um possível contributo do design para a educação alimentar na infância, refletindo sobre as estratégias a considerar na comunicação da saúde com as crianças. Face ao aumento dos casos de obesidade infantil – para o qual contribui a dependência dos dispositivos tecnológicos na sociedade atual – propomo-nos desenvolver um programa integrado de educação alimentar, no sentido de tornar este grupo mais consciente e capaz de optar por hábitos saudáveis. Partimos de conteúdos pré-existentes e já utilizados em contexto hospitalar, da autoria da pediatra Júlia Galhardo. Os suportes que o integram – um manual, um suporte de registo e apoio ao acompanhamento médico e um jogo de cartas – foram desenhados para promover a proximidade entre os profissionais de saúde e as crianças que seguem nas consultas de pediatria, aumentando a eficiência da comunicação e consequentemente, a sua literacia. Por se tratar de um público infantil, o projeto De pequenino se come o pepino tem como principal recurso a ilustração, dotando os vários elementos do programa de uma componente lúdico-didática que julgamos essencial para incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.The dissertation and project here presented aim to point out a possible design contribution to the food education in childhood, reflecting on the strategies to be considered on communication about health to children. Facing the increase in cases of childhood obesity – to which the technological devices in today’s society contributes – we propose to develop an integrated food education program in order to make this group more aware and able to choose healthy habits. We started with pre-existing contents already used in a hospital context, by the pediatrician Júlia Galhardo. The supports which integrate it – a book, a registration support for medical monitoring, and a card game – were designed to promote proximity between health professionals and children followed in pediatric consults, increasing the communication efficiency and consequently their literacy. Since it’s a children’s audience, the project De pequenino se come o pepino has as its main feature the illustration, providing the various elements of the program with a ludic and didactic component that we think it’s essential to encourage the adoption of healthier eating habits.2020-10-25T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25948TID:202232140porSilva, Bianca Cardoso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:50:18Zoai:ria.ua.pt:10773/25948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:05.125901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
title |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
spellingShingle |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância Silva, Bianca Cardoso da Design Comunicação Ilustração Literacia da saúde Alimentação |
title_short |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
title_full |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
title_fullStr |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
title_full_unstemmed |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
title_sort |
De pequenino se come o pepino : um contributo do design para a educação alimentar na infância |
author |
Silva, Bianca Cardoso da |
author_facet |
Silva, Bianca Cardoso da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bianca Cardoso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Comunicação Ilustração Literacia da saúde Alimentação |
topic |
Design Comunicação Ilustração Literacia da saúde Alimentação |
description |
A dissertação e projeto que aqui se apresentam têm como objetivo apontar um possível contributo do design para a educação alimentar na infância, refletindo sobre as estratégias a considerar na comunicação da saúde com as crianças. Face ao aumento dos casos de obesidade infantil – para o qual contribui a dependência dos dispositivos tecnológicos na sociedade atual – propomo-nos desenvolver um programa integrado de educação alimentar, no sentido de tornar este grupo mais consciente e capaz de optar por hábitos saudáveis. Partimos de conteúdos pré-existentes e já utilizados em contexto hospitalar, da autoria da pediatra Júlia Galhardo. Os suportes que o integram – um manual, um suporte de registo e apoio ao acompanhamento médico e um jogo de cartas – foram desenhados para promover a proximidade entre os profissionais de saúde e as crianças que seguem nas consultas de pediatria, aumentando a eficiência da comunicação e consequentemente, a sua literacia. Por se tratar de um público infantil, o projeto De pequenino se come o pepino tem como principal recurso a ilustração, dotando os vários elementos do programa de uma componente lúdico-didática que julgamos essencial para incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2020-10-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/25948 TID:202232140 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/25948 |
identifier_str_mv |
TID:202232140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137644763938816 |