Uma Proposta de Gestão de Produtos num Armazém de Retalho Alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/148824 |
Resumo: | O setor do retalho apresenta elevada competitividade com muitas entidades na Cadeia de Abastecimento. Todas as entidades devem estar bem coordenadas de forma a satisfazer a procura do cliente final. Os armazéns, são algumas das entidades onde são recebidos, manuseados, armazenados e expedidos os produtos para serem enviados para os clientes. Nos armazéns as atividades devem estar coordenadas, podendo sofrer um elevado impacto pelo método de gestão de produtos utilizado. Os produtos podem ser encomendados e armazenados em stock, sendo as encomendas satisfeitas a partir dele, ou executados em Just-in-Time, sendo necessário o armazém encomendá-los aos fornecedores, rececioná-los, manipulá-los e, por fim, expedi-los para as lojas, quando existe uma encomenda do cliente. O método de gestão utilizado deve ir ao encontro dos objetivos estratégicos da empresa, não existindo uma solução única ou soberana, devendo ser eficiente e eficaz, com um elevado nível de serviço e produtividade. Esta dissertação foi desenvolvida no grupo Jerónimo Martins, onde os dois armazéns de produtos não perecíveis apresentam diferentes tipos de gestão, o Armazém 5401 tem produtos em stock enquanto o Armazém 5407 tem produtos geridos em Just-in-Time. Ambos apresentam diferentes níveis de serviço. O objetivo desta dissertação é definir os produtos que devem ser geridos em JIT e stock, de forma a alterar o seu método de gestão, procurando aumentar o nível de serviço dos produtos geridos em JIT e combater uma redução significativa da produtividade, no Armazém 5401. Foram analisados os produtos, resultando numa alteração de gestão onde 44% dos produtos passaram a ser armazenados em stock e 56% dos produtos geridos em Just-in-Time. Foi, de seguida, desenvolvido o layout do armazém 5401, através da alocação dos produtos no armazém com recurso à armazenagem por classes e por famílias. Foi calculada a produtividade dos operadores nas novas condições, com recurso a simulações do percurso e tempo despendido a realizar uma unidade de trabalho. Visto que a produtividade apresenta uma elevada redução, assim como aumenta o tempo de deslocação dos operadores, foram desenvolvidas soluções de forma a não apresentar um elevado impacto. Assim, foi divido o layout em áreas, procurando que a distância percorrida fosse semelhante à anterior, o que permitiu, através de novas simulações, determinar uma produtividade com um valor médio de 144,98 caixas/hora. Por último, recorreu-se ao dimensionamento dos recursos de forma a, com o novo valor da produtividade, responder às necessidades do cliente final. Nos produtos que alteram a sua gestão de Just-in-Time para stock, pode-se observar um aumento do nível de serviço em 7%. |
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O método de gestão utilizado deve ir ao encontro dos objetivos estratégicos da empresa, não existindo uma solução única ou soberana, devendo ser eficiente e eficaz, com um elevado nível de serviço e produtividade. Esta dissertação foi desenvolvida no grupo Jerónimo Martins, onde os dois armazéns de produtos não perecíveis apresentam diferentes tipos de gestão, o Armazém 5401 tem produtos em stock enquanto o Armazém 5407 tem produtos geridos em Just-in-Time. Ambos apresentam diferentes níveis de serviço. O objetivo desta dissertação é definir os produtos que devem ser geridos em JIT e stock, de forma a alterar o seu método de gestão, procurando aumentar o nível de serviço dos produtos geridos em JIT e combater uma redução significativa da produtividade, no Armazém 5401. Foram analisados os produtos, resultando numa alteração de gestão onde 44% dos produtos passaram a ser armazenados em stock e 56% dos produtos geridos em Just-in-Time. Foi, de seguida, desenvolvido o layout do armazém 5401, através da alocação dos produtos no armazém com recurso à armazenagem por classes e por famílias. Foi calculada a produtividade dos operadores nas novas condições, com recurso a simulações do percurso e tempo despendido a realizar uma unidade de trabalho. Visto que a produtividade apresenta uma elevada redução, assim como aumenta o tempo de deslocação dos operadores, foram desenvolvidas soluções de forma a não apresentar um elevado impacto. Assim, foi divido o layout em áreas, procurando que a distância percorrida fosse semelhante à anterior, o que permitiu, através de novas simulações, determinar uma produtividade com um valor médio de 144,98 caixas/hora. Por último, recorreu-se ao dimensionamento dos recursos de forma a, com o novo valor da produtividade, responder às necessidades do cliente final. Nos produtos que alteram a sua gestão de Just-in-Time para stock, pode-se observar um aumento do nível de serviço em 7%.The retail sector is highly competitive with many entities in the Supply Chain. All entities must be well coordinated to meet the demands of the final customer. Warehouses are some of the entities where products are received, handled, stored and dispatched to be sent to customers. In warehouses, activities must be coordinated and can be highly impacted by the product management method used. Products can be ordered and stored in stock, with orders being fulfilled from there, or executed in Just-in-Time, with the warehouse having to order them from suppliers, receive them, handle them, and finally dispatch them to the shops, when there is a customer order. The management method used must meet the strategic objectives of the company, there being no single or sovereign solution, and it must be efficient and effective, with a high level of service and productivity. This dissertation was developed in the Jerónimo Martins Group, where the two warehouses of nonperishable products present different types of management, Warehouse 5401 has products in stock while Warehouse 5407 has products managed in Just-in-Time. Both present different levels of service. The objective of this dissertation is to define the products that should be managed in JIT and stock, in order to change their management method, seeking to increase the level of service of the products managed in JIT and combat a significant reduction in productivity, in Warehouse 5401. The products were analysed, resulting in a management change where 44% of the products were now stored in stock and 56% of the products managed in Just-in-Time. The layout of warehouse 5401 was then developed, through the allocation of products in the warehouse using storage by classes and families. The productivity of operators in the new conditions was calculated, using simulations of the route and time spent on a work unit. Since the productivity presents a high reduction, as well as increases the travel time of operators, solutions were developed to not present a high impact. Thus, the layout was divided into areas, seeking that the distance travelled was similar to the previous one, which allowed, through new simulations, to determine a productivity with an average value of 144.98 boxes/hour. Finally, the resources were sized to meet the needs of the end customer with the new productivity value. In the products that change their management from Just-in-Time to stock, an increase in the level of service of 7% can be observed.Barroso, AnaRUNAlves, Carolina dos Santos2023-02-08T11:18:38Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:30:31Zoai:run.unl.pt:10362/148824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:30.287611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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