Erros ortográficos: possíveis causas e estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Débora Patrícia Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57291
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Erros ortográficos: possíveis causas e estratégias de intervençãoSpelling errors: possible causes and intervention strategiesCompetência ortográficaErro ortográficoPerfil ortográficoSpelling competenceSpelling errorSpelling profileCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste trabalho resulta de um projeto de intervenção pedagógica no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Na realização do projeto foi adotada uma metodologia de investigação-ação, que configura finalidades de natureza pedagógica e de natureza investigativa. O objetivo central deste projeto resume-se no interesse de conhecer as causas resultantes da produção de erros ortográficos e o impacto das estratégias de intervenção no âmago da promoção da ortografia. Na sequência da observação participante, foram sendo recolhidos dados por via das várias técnicas e instrumentos, os quais foram posteriormente objeto de análise e reflexão. Pela análise dos dados verifica-se que as tipologias em que se destaca maior incidência dizem respeito a incorreções por transcrição da oralidade corrente, incorreções de transcrição e incorreções por inobservância de regras ortográficas ou exceção às mesmas. Com o desenvolvimento do projeto denotou-se a promoção de um espírito de entreajuda e cooperação entre as crianças da turma e o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. A relutância das crianças face aos erros ortográficos apaziguou, passando a ser encarada como uma competência integradora do seu percurso académico, mas também como algo a ser trabalhado, no sentido de evoluir na competência ortográfica. Desta forma, e identificando-se as principais dificuldades das crianças na área de investigação, alertou-se as crianças para a complexidade da conversão fonema-grafema, com o intuito de que estas pudessem criar textos sem que fossem pautados por marcas evidentes da oralidade. Estas aprendizagens são descritas e refletidas no final do relatório, onde é analisado o impacto da intervenção pedagógica realizada no desenvolvimento das competências profissionais da professora-investigadora, enquanto futura profissional da educação.This work results from a project of pedagogical intervention in the scope of the Practical Course of Supervised Teaching of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at University of Minho. In the implementation of the intervention project, a research-action methodology was adopted, which establishes pedagogical and investigative purposes. The central objective of this project is summarized by the interest of knowing the causes resulting from the production of spelling errors and the impact of intervention strategies in the same area of investigation. Following the participant observation, some data were collected through the various techniques and instruments, which were objects of analysis and reflection later. By the analysis of the data, it can be verified that the typologies with the highest incidence are related to errors by transcription of the current oral address, incorrect transcription and errors due to non-observance of orthographic rules or exception to them. The project was marked by the promotion of a spirit of mutual help and cooperation between the children in the class and the development of the children's learning. The children's reluctance to face orthographic errors has appeased, beginning to be seen not only as an integrative competence of their academic course, but also as something to be worked on, in order to evolve in spelling competence. In this way, and identifying the main difficulties of the children in the research area, the children were told about the complexity of the phoneme-grapheme conversion, so that they could create texts without obvious marks of orality. These learnings are described and reflected at the end of the report, where the impact of the pedagogical intervention carried out in the development of the professional competences of the teacher-researcher as a future education professional is analyzed.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoSantos, Débora Patrícia Silva20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57291por202059723info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:01.809617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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