Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002 |
Resumo: | O intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como "objetos" de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o "universo artificial", visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. |
id |
RCAP_3ec3c0b11ea7dc48665003e8e6e07d95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292006000200002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredosociologiacinemaimagensacontecimentoO intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como "objetos" de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o "universo artificial", visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea.Editora Mundos Sociais2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002Sociologia, Problemas e Práticas n.51 2006reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002Rovai,Mauro Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:39Zoai:scielo:S0873-65292006000200002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:06.371808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
title |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
spellingShingle |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo Rovai,Mauro Luiz sociologia cinema imagens acontecimento |
title_short |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
title_full |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
title_fullStr |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
title_full_unstemmed |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
title_sort |
Riefenstahl e Oliveira: Do inferno das imagens às imagens do degredo |
author |
Rovai,Mauro Luiz |
author_facet |
Rovai,Mauro Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rovai,Mauro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sociologia cinema imagens acontecimento |
topic |
sociologia cinema imagens acontecimento |
description |
O intuito deste texto é perscrutar a maneira de filmar de Leni Riefenstahl, para, em seguida, contrapô-la à de Manoel de Oliveira, cineasta cuja aposta estética compromete a vocação da imagem para a estetização do acontecimento, prática que notabilizou a realizadora alemã, a predileta de Hitler. Para tanto, foram escolhidas duas obras (O Triunfo da Vontade e Viagem ao Princípio do Mundo) que, desdobradas como "objetos" de análise, pudessem oferecer subsídios para a compreensão de algumas conseqüências de se viver numa sociedade em que o "universo artificial", visível, como dizia Jameson, tornou-se uma das principais arenas de luta da existência contemporânea. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292006000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.51 2006 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137305257050112 |