Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072 |
Resumo: | O texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta. |
id |
USP-61_41f44d77fcf02f6c59e18aee4b6e584e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/68072 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um ensaio sobre Olympia de Leni RiefenstahlfilmenazismojuventudebelezatempomovimentocorpoO texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2003-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Originais"application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/6807210.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072Plural; v. 10 (2003); 131-154Plural; Vol. 10 (2003); 131-154Plural; Vol. 10 (2003); 131-1542176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072/70641Rovai, Mauro Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T03:59:47Zoai:revistas.usp.br:article/68072Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2020-06-23T03:59:47Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
title |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
spellingShingle |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl Rovai, Mauro Luiz filme nazismo juventude beleza tempo movimento corpo |
title_short |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
title_full |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
title_fullStr |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
title_full_unstemmed |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
title_sort |
Um ensaio sobre Olympia de Leni Riefenstahl |
author |
Rovai, Mauro Luiz |
author_facet |
Rovai, Mauro Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rovai, Mauro Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filme nazismo juventude beleza tempo movimento corpo |
topic |
filme nazismo juventude beleza tempo movimento corpo |
description |
O texto objetiva discutir algumas características da filmografia de Leni Riefenstahl. Tomando como ponto de partida os trechos de abertura de cada uma das partes do filme Olympia -originalmente dividido em duas partes. Mais especificamente, o texto focará a predileção de Riefenstahl por certa concepção de "harmonia natural" cm intima associação com a ideia de "passado clássico", que, na sua visão, é a tradução ideal para caracterizar a "beleza". Como este texto pretende mostrar, tal ideário pode ser visto na maneira pela qual ela cuidadosamente filma, seleciona e monta os planos das ruínas gregas, dos movimentos ritmados dos corpos dos atletas e das imagens de pássaros, rio e floresta. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Originais" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2003.68072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/68072/70641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 10 (2003); 131-154 Plural; Vol. 10 (2003); 131-154 Plural; Vol. 10 (2003); 131-154 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221633031667712 |