Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Catarina dos Remédios
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1877
Resumo: No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes.
id RCAP_3ec99224bf2720903f37d6ec074cbca7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolarTutoriaJovens em riscoFragilidade socialEquipa multidisciplinarPlano de intervençãoAcompanhamento tutorialIntervenção socioeducativaNo presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes.In this study, we analyze the main problems diagnosed in a Group of Schools, identifying key needs, weaknesses, and resources existing in it. Following this is a Proposal Monitoring Tutorial in order to provide the grouping of resources which can serve the demands placed within the field of socio-educational action. The proposed follow tutorial that shows, based on this point, framing and reflecting the fundamental role of a permanent multi-disciplinary team, consisting of the following technicians: Psychologist, Teacher and Director of Tutor Team, which together draw up an Individual Plan Monitoring Tutorial (PIAT). PIAT are mentioned in the areas where the student requires a technical monitoring and defined strategies to be developed for each academic year throughout their school careers. After defining the technical potential to intervene and resources necessary for its implementation, is defined including its duration and interaction with the surrounding family and social networks.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Catarina dos Remédios2013-10-25T14:28:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1877porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:10.384707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
title Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
spellingShingle Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
Oliveira, Catarina dos Remédios
Tutoria
Jovens em risco
Fragilidade social
Equipa multidisciplinar
Plano de intervenção
Acompanhamento tutorial
Intervenção socioeducativa
title_short Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
title_full Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
title_fullStr Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
title_full_unstemmed Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
title_sort Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
author Oliveira, Catarina dos Remédios
author_facet Oliveira, Catarina dos Remédios
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Esperança Jales
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Catarina dos Remédios
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Jovens em risco
Fragilidade social
Equipa multidisciplinar
Plano de intervenção
Acompanhamento tutorial
Intervenção socioeducativa
topic Tutoria
Jovens em risco
Fragilidade social
Equipa multidisciplinar
Plano de intervenção
Acompanhamento tutorial
Intervenção socioeducativa
description No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-25T14:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1877
url http://hdl.handle.net/10400.19/1877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551466971267072