Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1877 |
Resumo: | No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes. |
id |
RCAP_3ec99224bf2720903f37d6ec074cbca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolarTutoriaJovens em riscoFragilidade socialEquipa multidisciplinarPlano de intervençãoAcompanhamento tutorialIntervenção socioeducativaNo presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes.In this study, we analyze the main problems diagnosed in a Group of Schools, identifying key needs, weaknesses, and resources existing in it. Following this is a Proposal Monitoring Tutorial in order to provide the grouping of resources which can serve the demands placed within the field of socio-educational action. The proposed follow tutorial that shows, based on this point, framing and reflecting the fundamental role of a permanent multi-disciplinary team, consisting of the following technicians: Psychologist, Teacher and Director of Tutor Team, which together draw up an Individual Plan Monitoring Tutorial (PIAT). PIAT are mentioned in the areas where the student requires a technical monitoring and defined strategies to be developed for each academic year throughout their school careers. After defining the technical potential to intervene and resources necessary for its implementation, is defined including its duration and interaction with the surrounding family and social networks.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuOliveira, Catarina dos Remédios2013-10-25T14:28:31Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1877porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:10Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:10.384707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
title |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
spellingShingle |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar Oliveira, Catarina dos Remédios Tutoria Jovens em risco Fragilidade social Equipa multidisciplinar Plano de intervenção Acompanhamento tutorial Intervenção socioeducativa |
title_short |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
title_full |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
title_fullStr |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
title_sort |
Proposta de acompanhamento tutorial : um projecto de acção em contexto escolar |
author |
Oliveira, Catarina dos Remédios |
author_facet |
Oliveira, Catarina dos Remédios |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Esperança Jales Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Catarina dos Remédios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Jovens em risco Fragilidade social Equipa multidisciplinar Plano de intervenção Acompanhamento tutorial Intervenção socioeducativa |
topic |
Tutoria Jovens em risco Fragilidade social Equipa multidisciplinar Plano de intervenção Acompanhamento tutorial Intervenção socioeducativa |
description |
No presente estudo, analisam-se os principais problemas diagnosticados num Agrupamento de Escolas, identificando as principais necessidades, fragilidades, assim como os recursos vigentes no mesmo. Nesse sequência é apresentada uma Proposta de Acompanhamento Tutorial de forma a dotar o Agrupamento de meios que possam servir as exigências, colocadas no âmbito do domínio da acção socioeducativa. A proposta de acompanhamento tutorial que se apresenta, assenta neste propósito, enquadrando e reflectindo o papel fundamental de uma equipa multidisciplinar permanente, constituída pelos seguintes técnicos: Psicólogo, Professor Tutor e Director de Turma, que em conjunto elaboram um Plano Individual de Acompanhamento Tutorial (PIAT). No PIAT são mencionadas as áreas onde o aluno requer um acompanhamento técnico e definidas as estratégias a serem desenvolvidas por cada ano lectivo, durante todo o seu percurso escolar. Após a definição dos possíveis técnicos a intervir e recursos necessários, para a sua implementação, é definida nomeadamente a duração da mesma e a articulação com a família e redes sociais envolventes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-10-25T14:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/1877 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/1877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551466971267072 |