Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26586 |
Resumo: | O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction. |
id |
RCAP_3ecc0ab439ef06472e11b78f30329ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26586 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitáriosVivências académicasSatisfação com a vidaSatisfação com a vidaEstudantes universitáriosEarly maladaptive schemasAcademic experiencesLife satisfactionCollege studentsO presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction.Universidade de Évora2020-01-23T18:18:46Z2020-01-232019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26586http://hdl.handle.net/10174/26586TID:202370496porDepartamento de Psicologiaanasofiassantos@outlook.pt684Santos, Ana Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.597471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
title |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
spellingShingle |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários Santos, Ana Sofia Santos Vivências académicas Satisfação com a vida Satisfação com a vida Estudantes universitários Early maladaptive schemas Academic experiences Life satisfaction College students |
title_short |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
title_full |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
title_fullStr |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
title_sort |
Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários |
author |
Santos, Ana Sofia Santos |
author_facet |
Santos, Ana Sofia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Sofia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivências académicas Satisfação com a vida Satisfação com a vida Estudantes universitários Early maladaptive schemas Academic experiences Life satisfaction College students |
topic |
Vivências académicas Satisfação com a vida Satisfação com a vida Estudantes universitários Early maladaptive schemas Academic experiences Life satisfaction College students |
description |
O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18T00:00:00Z 2020-01-23T18:18:46Z 2020-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26586 http://hdl.handle.net/10174/26586 TID:202370496 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26586 |
identifier_str_mv |
TID:202370496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia anasofiassantos@outlook.pt 684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136651413291008 |