Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Sofia Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26586
Resumo: O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction.
id RCAP_3ecc0ab439ef06472e11b78f30329ac4
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitáriosVivências académicasSatisfação com a vidaSatisfação com a vidaEstudantes universitáriosEarly maladaptive schemasAcademic experiencesLife satisfactionCollege studentsO presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction.Universidade de Évora2020-01-23T18:18:46Z2020-01-232019-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26586http://hdl.handle.net/10174/26586TID:202370496porDepartamento de Psicologiaanasofiassantos@outlook.pt684Santos, Ana Sofia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:55.597471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
title Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
spellingShingle Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
Santos, Ana Sofia Santos
Vivências académicas
Satisfação com a vida
Satisfação com a vida
Estudantes universitários
Early maladaptive schemas
Academic experiences
Life satisfaction
College students
title_short Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
title_full Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
title_fullStr Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
title_full_unstemmed Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
title_sort Esquemas cognitivos, vivências académicas, satisfação com a vida em estudantes universitários
author Santos, Ana Sofia Santos
author_facet Santos, Ana Sofia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Sofia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Vivências académicas
Satisfação com a vida
Satisfação com a vida
Estudantes universitários
Early maladaptive schemas
Academic experiences
Life satisfaction
College students
topic Vivências académicas
Satisfação com a vida
Satisfação com a vida
Estudantes universitários
Early maladaptive schemas
Academic experiences
Life satisfaction
College students
description O presente estudo exploratório procurou caracterizar uma amostra de estudantes primei-ranistas quanto aos esquemas maladaptativos precoces, vivências académicas e satisfa-ção com a vida, em termos globais e em função de caraterísticas sociodemográficas e clínicas; e compreender o contributo das vivências académicas e dos domínios de es-quemas para a satisfação com a vida. Participaram 358 estudantes, com idades entre os 18 e os 23 anos. Aplicaram-se os instrumentos YSQ-S3, QVA-r e SWLS para recolher os dados. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas nos esque-mas maladaptativos precoces, nas vivências académicas e na satisfação com a vida rela-tivamente ao género, opção de curso, satisfação com o curso, frequência de deslocação a casa, relação amorosa, estatuto do estudante, sustentabilidade financeira e problemas psiquiátricos. As dimensões vocacional, pessoal e institucional das vivências académi-cas, e o domínio de esquemas distanciamento/rejeição tiveram um contributo significa-tivo, positivo e negativo, respetivamente, para a satisfação com a vida dos estudantes; Cognitive Schemas, Academic Experiences, and Life Satisfaction in College Students Abstract: The present exploratory study aimed to characterize a sample of first year college students regarding early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction, globally and in relation to sociodemographic and clinical features; and to understand the contribution of academic experiences and schema domains to life satisfaction. Participated a final sample of 358 students, aged between 18 and 23. The instruments applied were YSQ-S3, QVA-r and SWLS. The results indicated statistically significant differences in early maladaptive schemas, academic experiences and life satisfaction concerning gender, degree choice, degree satisfaction, frequency of home visits, love relationship, student status, financial sustainability and psychiatric problems. The vocational, personal and institutional dimensions of academic experiences, and the disconnection/rejection schema domain made a significant positive and negative contribution, respectively, to college students’ life satisfaction.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T00:00:00Z
2020-01-23T18:18:46Z
2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26586
http://hdl.handle.net/10174/26586
TID:202370496
url http://hdl.handle.net/10174/26586
identifier_str_mv TID:202370496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
anasofiassantos@outlook.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651413291008