Satisfação com a vida e com experiência académica em estudantes universitários de Moçambique
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80519 |
Resumo: | O presente artigo procura explorar: (i) as relações entre a satisfação com a vida e a satisfação com experiências académica, (ii) diferenças de níveis de satisfação académica em função da faculdade que frequentam e (iii) as variáveis preditoras da satisfação com a vida em estudantes universitários de Moçambique. Participaram do estudo 711 estudantes, destes 472 (66%) eram do sexo masculino e 239 (34%) eram do sexo feminino. Estes estudantes frequentavam as aulas nas Faculdades de Educação 289 (40.6%), Faculdade de Letras e Humanidades 151 (21.2%), Faculdade de Ciências e Tecnologias 217 (30.5%) e Faculdade de Economia e Gestão 54 (7.6%). Foi aplicado online o questionário de satisfação com experiência académica, tomando quatro dimensões nomeadamente: Curso, aprendizagem e rendimento (8 itens, alfa=.87); Infraestruturas e serviços (8 itens, alfa=.88), Recursos financeiros (5 itens, alfa=.85), relações interpessoais (5 itens, alfa=.85). Foi também aplicada a Escala de Satisfação com a Vida (5 itens, alfa=.87). Os resultados sugerem uma correlação positiva entre a satisfação com a vida e a satisfação com experiências académicas, sendo tendencialmente forte nas dimensões de curso, aprendizagem e rendimento e na dimensão das relações interpessoais, e baixa com a dimensão de recursos financeiros. Os estudantes da Faculdade de Educação apresentam níveis elevados de satisfação na dimensão de curso, aprendizagem e rendimento em comparação com os seus colegas de outras Faculdades. Finalmente, a satisfação com experiência académica demonstrou ser preditor significativo da satisfação com a vida dos estudantes. |
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Satisfação com a vida e com experiência académica em estudantes universitários de MoçambiqueSatisfaction with life and academic experience among University Students in MozambiqueEnsino superiorSatisfação académicaSatisfação com a vidaMoçambiqueHigher educationAcademic satisfactionLife satisfactionMozambiqueO presente artigo procura explorar: (i) as relações entre a satisfação com a vida e a satisfação com experiências académica, (ii) diferenças de níveis de satisfação académica em função da faculdade que frequentam e (iii) as variáveis preditoras da satisfação com a vida em estudantes universitários de Moçambique. Participaram do estudo 711 estudantes, destes 472 (66%) eram do sexo masculino e 239 (34%) eram do sexo feminino. Estes estudantes frequentavam as aulas nas Faculdades de Educação 289 (40.6%), Faculdade de Letras e Humanidades 151 (21.2%), Faculdade de Ciências e Tecnologias 217 (30.5%) e Faculdade de Economia e Gestão 54 (7.6%). Foi aplicado online o questionário de satisfação com experiência académica, tomando quatro dimensões nomeadamente: Curso, aprendizagem e rendimento (8 itens, alfa=.87); Infraestruturas e serviços (8 itens, alfa=.88), Recursos financeiros (5 itens, alfa=.85), relações interpessoais (5 itens, alfa=.85). Foi também aplicada a Escala de Satisfação com a Vida (5 itens, alfa=.87). Os resultados sugerem uma correlação positiva entre a satisfação com a vida e a satisfação com experiências académicas, sendo tendencialmente forte nas dimensões de curso, aprendizagem e rendimento e na dimensão das relações interpessoais, e baixa com a dimensão de recursos financeiros. Os estudantes da Faculdade de Educação apresentam níveis elevados de satisfação na dimensão de curso, aprendizagem e rendimento em comparação com os seus colegas de outras Faculdades. Finalmente, a satisfação com experiência académica demonstrou ser preditor significativo da satisfação com a vida dos estudantes.This article aims to explore: (i) the relationship between satisfaction with life and satisfaction with academic experiences, (ii) differences in levels of academic satisfaction depending on the college they attend, and (iii) predictors of satisfaction with life in university students in Mozambique. A total of 711 students participated in the study, of which 472 (66%) were male and 239 (34%) were female. These students attended classes in the Faculties of Education 289 (40.6%), Faculty of Letters and Humanities 151 (21.2%), Faculty of Sciences and Technologies 217 (30.5%) and Faculty of Economics and Management 54 (7.6%). Online questionnaire of satisfaction with academic experience was applied, taking four dimensions namely: Course, learning and performance (8 items, alpha=.87); Infrastructure and services (8 items, alpha=.88), Financial resources (5 items, alpha=.85), interpersonal relationships (5 items, alpha=.85). Also the Satisfaction With Life Scale (5 items, alpha=.87) was applied. The results suggest a positive correlation between satisfaction with life and satisfaction with academic experiences, tending to be strong in the dimensions of course, learning and performance and in the dimension of interpersonal relationships, and lower with the dimension of financial resources. Students at the Faculty of Education show high levels of satisfaction in the dimension of course, learning and performance compared to their colleagues from other Faculties. Finally, satisfaction with academic experience proved to be a significant predictor of students' life satisfaction.Revista E-PsiUniversidade do MinhoCampira, FarissaiBulaque, PauloAlmeida, Leandro S.2022-03-182022-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80519por2182-75917info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:21.495021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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