Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.2857 |
Resumo: | A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de adolescentes, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente relacionadas com manifestações de bullying. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos (X =12,36 e + = 0,773). Os principais achados da pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção aos tipos de vitimação física e de exclusão. Decorre dessa constatação, no confronto com outras que, da mesma forma, emergem dos esforços para desvelar a realidade educativa das crianças e jovens, que compõem o corpo de alunos da escola pública portuguesa, o indicativo de uma necessidade inadiável: garantir, pela vigência plena das próprias funções da escola, o direito à participação e à autonomia, no que se afirmam diferentes dimensões da cidadania, dessas categorias sociais geracionais. |
id |
RCAP_3ecfc70d245feb059e5d7e67753a7d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de géneroArtigosA violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de adolescentes, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente relacionadas com manifestações de bullying. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos (X =12,36 e + = 0,773). Os principais achados da pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção aos tipos de vitimação física e de exclusão. Decorre dessa constatação, no confronto com outras que, da mesma forma, emergem dos esforços para desvelar a realidade educativa das crianças e jovens, que compõem o corpo de alunos da escola pública portuguesa, o indicativo de uma necessidade inadiável: garantir, pela vigência plena das próprias funções da escola, o direito à participação e à autonomia, no que se afirmam diferentes dimensões da cidadania, dessas categorias sociais geracionais.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2013-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.2857por1646-2335Costa, PauloFarenzena, RosanaSimões, HugoPereira, Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/2857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:43.661056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
title |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
spellingShingle |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género Costa, Paulo Artigos |
title_short |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
title_full |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
title_fullStr |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
title_full_unstemmed |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
title_sort |
Adolescentes portugueses e o bullying escolar: estereótipos e diferenças de género |
author |
Costa, Paulo |
author_facet |
Costa, Paulo Farenzena, Rosana Simões, Hugo Pereira, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Farenzena, Rosana Simões, Hugo Pereira, Beatriz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paulo Farenzena, Rosana Simões, Hugo Pereira, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A violência escolar, em particular o bullying, constitui uma espécie de «nó cego» para as comunidades educativas e, de modo geral, para a sociedade. Na lógica de uma compreensão contextual e profunda da vida escolar de adolescentes, desenvolvemos um estudo sensível às especificidades das interações entre pares, direta ou indiretamente relacionadas com manifestações de bullying. Nesta perspetiva, pretendemos verificar se o género masculino, enquanto catalisador preferencial destas abordagens agressivas, mantém nos dias de hoje, o seu status de bullying face ao género feminino. Descrevemos e analisámos a prevalência das múltiplas formas de vitimação ocorridas entre pares, através de um questionário aplicado a 360 alunos do 7º ano do ensino básico, sendo 168 (46,7%) do género feminino e 192 (53,3%) do masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos (X =12,36 e + = 0,773). Os principais achados da pesquisa indicam não haver diferenças de género, estatisticamente significativas, com exceção aos tipos de vitimação física e de exclusão. Decorre dessa constatação, no confronto com outras que, da mesma forma, emergem dos esforços para desvelar a realidade educativa das crianças e jovens, que compõem o corpo de alunos da escola pública portuguesa, o indicativo de uma necessidade inadiável: garantir, pela vigência plena das próprias funções da escola, o direito à participação e à autonomia, no que se afirmam diferentes dimensões da cidadania, dessas categorias sociais geracionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.2857 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.2857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130948121395200 |