A gestão da qualidade na Câmara Municipal do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, João Pedro Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13688
Resumo: Este relatório enquadra-se num estágio curricular na Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Mestrado em AGP, e tem como objetivo a discussão da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas autarquias, enquadrado na análise crítica das atividades por mim realizadas. Das várias definições dadas ao conceito da Qualidade, pode destacar-se a posição que esta ferramenta tem no âmbito da criação de consciência na Qualidade. Das várias características, a Qualidade é uma atitude voltada para o cliente, aumentando a produtividade e consequente redução de custos para a organização, melhorando a imagem e satisfação dos colaboradores e clientes. Esta ferramenta tem sido muito utilizada em variadíssimos setores e serviços, mas cada vez mais é utilizada na Administração Pública, notando-se a crescente preocupação pela excelência dos serviços e o impacto que tem nas pessoas e sociedade. A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo do Município do Porto, que assegura a atividade no que respeita ao planeamento e desenvolvimento municipal e o apoio de atividades de interesse municipal. A CMP também desenvolve atividades consultivas, assegurando o bom funcionamento da organização, com o objetivo de ir ao encontro das necessidades dos clientes/munícipes. Neste âmbito, a Qualidade tornou-se muito importante para este Município, o qual podemos notar que desde 2003, com a criação do Gabinete do Munícipe, a CMP estabeleceu um passo importante na aposta da melhoria contínua dos seus serviços prestados ao cidadão, constituindo um estímulo para a implementação de um sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as normas ISO 9001 e a norma portuguesa NP 4427:2004.
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