A competência motora e a sua autoperceção : um estudo com crianças do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1703 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de carácter descritivo-correlacional que procurou responder à seguinte questão: “As crianças realizam uma avaliação adequada da sua competência motora?”. Para o efeito, delimitamos os seguintes objetivos: avaliar a competência motora real (CMR) e a percebida (CMP), verificar a relação que existe entre ambas e perceber o modo como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A CMR das crianças foi avaliada através do Teste de Desenvolvimento Motor Global (Ulrich, 2000). A CMP foi avaliada pela da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras para Crianças (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Vinte e um alunos (12 meninos e amostra 9 meninas) com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencente ao concelho de Viana do Castelo, participaram no estudo. Os resultados indicam que as crianças desta amostra apresentam uma competência motora abaixo da média, com melhor desempenho nas habilidades de locomoção (LOC) em relação às habilidades de manipulação (MAN). No global, são as raparigas que detêm maior competência motora (CM). Relativamente à CMP, as crianças percecionam-se muito competentes, sendo os níveis de perceção mais elevados nas habilidades de LOC do que nas habilidades de MAN. Os rapazes percecionam-se mais competentes do que as raparigas, principalmente nas habilidades de LOC. O estudo permitiu concluir que as crianças não realizam uma avaliação adequada da sua competência motora. |
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A competência motora e a sua autoperceção : um estudo com crianças do 1º CEBCompetência motora realCompetência motora percebidaDesenvolvimento motorHabilidades de manipulação e de locomoçãoCrianças do 1º CEBPerceived motor competenceMotor competenceMotor skillsLocomotionObject controlGross motor quotientPrimary schoolO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de carácter descritivo-correlacional que procurou responder à seguinte questão: “As crianças realizam uma avaliação adequada da sua competência motora?”. Para o efeito, delimitamos os seguintes objetivos: avaliar a competência motora real (CMR) e a percebida (CMP), verificar a relação que existe entre ambas e perceber o modo como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A CMR das crianças foi avaliada através do Teste de Desenvolvimento Motor Global (Ulrich, 2000). A CMP foi avaliada pela da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida em Habilidades Motoras para Crianças (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Vinte e um alunos (12 meninos e amostra 9 meninas) com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico pertencente ao concelho de Viana do Castelo, participaram no estudo. Os resultados indicam que as crianças desta amostra apresentam uma competência motora abaixo da média, com melhor desempenho nas habilidades de locomoção (LOC) em relação às habilidades de manipulação (MAN). No global, são as raparigas que detêm maior competência motora (CM). Relativamente à CMP, as crianças percecionam-se muito competentes, sendo os níveis de perceção mais elevados nas habilidades de LOC do que nas habilidades de MAN. Os rapazes percecionam-se mais competentes do que as raparigas, principalmente nas habilidades de LOC. O estudo permitiu concluir que as crianças não realizam uma avaliação adequada da sua competência motora.This report was developed in the scope of the Supervised Teaching Practice II (STP II) , belonging to the Master Degree in Preschool Education and primary school. During STP II, we developed a predominantly quantitative, descriptive and correlational study that aimed to answer the following question: “Does children perform an adequate assessment of their motor skills? To this end, we delimit the following objectives: to evaluate the perceived and motor competence an; to verify the relationship between them; and understand how children perceive different levels of motor competence. The children´s motor competence was assessed by the Test of Gross Motor Development-2 (Ulrich, 2000). The perceived motor competence was assessed by the Pictorial Scale of Assessment of Perceived Skills in Motor Competences for Children (Barnett, Ridgers, Zask & Salmon, 2015). Twenty-one students (12 boys and 9 girls) aged between five and six years, of primary school belonging to Viana do Castelo participated in the study. The results indicate that the children have a motor performance below average, with better performance in locomotion skills (LOC) comparing to the manipulation skills (MAN). Overall, girls presented higher motor competence than boys. Regarding the perceived motor competence, children perceive to be very competent, being highest the perception levels in LOC skills than the MAN skills. The boys perceive themselves more competent than girls, especially in the LOC skills. The study allowed us to conclude that children do not perform an adequate assessment of their motor competence.2016-12-29T18:07:58Z2015-10-28T00:00:00Z2015-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1703TID:201509083porCosta, Elisabete Cristina Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:16.334147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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