Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rasteiro, Ana, Nascimento, Ana, Genésio, Daniela, Cipriano, Mariana, Latas, Marlene, Pereira, Simone, Cruz-Ferreira, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32897
Resumo: O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde.
id RCAP_c29032f80769373340c78685e6951387
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32897
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolarDesenvolvimento motorcompetência motora percebidainfânciaO estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde.2022-12-27T16:44:26Z2022-12-272022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32897http://hdl.handle.net/10174/32897por978-989-9127-12-8gsna@uevora.ptndndndndndndanacf@uevora.ptAlmeida, AlmeidaRasteiro, AnaNascimento, AnaGenésio, DanielaCipriano, MarianaLatas, MarlenePereira, SimoneCruz-Ferreira, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32897Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:50.230224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
title Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
spellingShingle Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
Almeida, Almeida
Desenvolvimento motor
competência motora percebida
infância
title_short Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
title_full Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
title_fullStr Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
title_sort Perceção da competência motora e coordenação motora em crianças do pré-escolar
author Almeida, Almeida
author_facet Almeida, Almeida
Rasteiro, Ana
Nascimento, Ana
Genésio, Daniela
Cipriano, Mariana
Latas, Marlene
Pereira, Simone
Cruz-Ferreira, Ana
author_role author
author2 Rasteiro, Ana
Nascimento, Ana
Genésio, Daniela
Cipriano, Mariana
Latas, Marlene
Pereira, Simone
Cruz-Ferreira, Ana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Almeida
Rasteiro, Ana
Nascimento, Ana
Genésio, Daniela
Cipriano, Mariana
Latas, Marlene
Pereira, Simone
Cruz-Ferreira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
competência motora percebida
infância
topic Desenvolvimento motor
competência motora percebida
infância
description O estudo da relação entre perceção e real competência motora em crianças em idade pré- escolar tem interesse investigativo por parte de especialistas em desenvolvimento motor da criança. O estudo realizado teve como objetivo explorar a perceção da competência motora (PCM) e a coordenação motora geral em 32 crianças (40.63% meninas) que frequentam o pré-escolar (Média 72 meses, DP= 4.18), sem perturbações do neurodesenvolvimento. Para avaliar a PCM utilizou-se a Escala de Auto-Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em imagens (versão portuguesa), e para avaliar as capacidades globais de coordenação geral, utilizou-se a Escala de Coordenação Motora de Charlop-Atwell (versão francesa). Esta escala inclui uma classificação objetiva, que avalia o produto, e uma classificação subjetiva, que considera a qualidade de execução. As crianças desta amostra apresentam uma PCM elevada (M=27.50, SD=4.04) quando na realidade têm baixos scores de coordenação motora (total, objetivo e subjetivo: rs=.26, p=.16; rs=.16, p=.38; rs=.34, p=.06, respetivamente). Uma alta perceção de competência motora em idade pré-escolar é uma “janela de oportunidade” para promover atividades promotoras do desenvolvimento do reportório motor, com vista a uma maior participação em atividade física futura com consequentes benefícios para a saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T16:44:26Z
2022-12-27
2022-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32897
http://hdl.handle.net/10174/32897
url http://hdl.handle.net/10174/32897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-9127-12-8
gsna@uevora.pt
nd
nd
nd
nd
nd
nd
anacf@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136699934048256