A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Sandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Piscalho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.10835
Resumo: A criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), patenteou-se com a preocupação de harmonizar as práticas, no sentido de potenciar e mobilizar todos os recursos disponíveis e promover a universalidade no acesso aos serviços de intervenção precoce. Estes princípios fundamentais assentam numa lógica de promoção de equidade de oportunidades e por conseguinte, a inclusão e a participação social das crianças em situação de desvantagem e/ou risco, tendo em conta o seu desenvolvimento numa perspetiva biopsicossociológica. Tendo em conta a existência de disparidades socioeconómicas existentes no nosso país, procurou-se através de um estudo de caso, aferir alguns impactos na implementação de medidas de apoio e/ou ações de natureza preventiva e reabilitativa decorrentes da operacionalização dos pressupostos legais do SNIPI. Os resultados empíricos incidiram na análise de conteúdo de duas entrevistas exploratórias, realizadas aos coordenadores de duas equipas locais de Intervenção Precoce na Infância, em contextos geográficos distintos. Neste âmbito, verificou-se uma concordância na concetualização do modelo de intervenção, centrado sobretudo nas necessidades das famílias e no envolvimento de técnicos, através da construção de um trabalho em equipa multidisciplinar e de articulação com outras parcerias. Contudo, existem diferenças na operacionalização de algumas práticas entre as equipas locais em estudo.
id RCAP_3ef487c55e6941c9d3e0fdbd209eb406
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10835
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de casoArtigosA criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), patenteou-se com a preocupação de harmonizar as práticas, no sentido de potenciar e mobilizar todos os recursos disponíveis e promover a universalidade no acesso aos serviços de intervenção precoce. Estes princípios fundamentais assentam numa lógica de promoção de equidade de oportunidades e por conseguinte, a inclusão e a participação social das crianças em situação de desvantagem e/ou risco, tendo em conta o seu desenvolvimento numa perspetiva biopsicossociológica. Tendo em conta a existência de disparidades socioeconómicas existentes no nosso país, procurou-se através de um estudo de caso, aferir alguns impactos na implementação de medidas de apoio e/ou ações de natureza preventiva e reabilitativa decorrentes da operacionalização dos pressupostos legais do SNIPI. Os resultados empíricos incidiram na análise de conteúdo de duas entrevistas exploratórias, realizadas aos coordenadores de duas equipas locais de Intervenção Precoce na Infância, em contextos geográficos distintos. Neste âmbito, verificou-se uma concordância na concetualização do modelo de intervenção, centrado sobretudo nas necessidades das famílias e no envolvimento de técnicos, através da construção de um trabalho em equipa multidisciplinar e de articulação com outras parcerias. Contudo, existem diferenças na operacionalização de algumas práticas entre as equipas locais em estudo.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10835por1646-2335Rafael, SandraPiscalho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.755424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
title A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
spellingShingle A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
Rafael, Sandra
Artigos
title_short A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
title_full A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
title_fullStr A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
title_full_unstemmed A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
title_sort A intervenção precoce na infância e o(s) percurso(s) para a inclusão: um estudo de caso
author Rafael, Sandra
author_facet Rafael, Sandra
Piscalho, Isabel
author_role author
author2 Piscalho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael, Sandra
Piscalho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), patenteou-se com a preocupação de harmonizar as práticas, no sentido de potenciar e mobilizar todos os recursos disponíveis e promover a universalidade no acesso aos serviços de intervenção precoce. Estes princípios fundamentais assentam numa lógica de promoção de equidade de oportunidades e por conseguinte, a inclusão e a participação social das crianças em situação de desvantagem e/ou risco, tendo em conta o seu desenvolvimento numa perspetiva biopsicossociológica. Tendo em conta a existência de disparidades socioeconómicas existentes no nosso país, procurou-se através de um estudo de caso, aferir alguns impactos na implementação de medidas de apoio e/ou ações de natureza preventiva e reabilitativa decorrentes da operacionalização dos pressupostos legais do SNIPI. Os resultados empíricos incidiram na análise de conteúdo de duas entrevistas exploratórias, realizadas aos coordenadores de duas equipas locais de Intervenção Precoce na Infância, em contextos geográficos distintos. Neste âmbito, verificou-se uma concordância na concetualização do modelo de intervenção, centrado sobretudo nas necessidades das famílias e no envolvimento de técnicos, através da construção de um trabalho em equipa multidisciplinar e de articulação com outras parcerias. Contudo, existem diferenças na operacionalização de algumas práticas entre as equipas locais em estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.10835
url https://doi.org/10.25755/int.10835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950133612544