Contribuições para a melhoria da qualidade na AHenriques II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9754 |
Resumo: | O presente documento regista o desenvolvimento de um projeto na área da gestão da qualidade na AHenriques II, no âmbito do estágio curricular pela Universidade de Aveiro. A melhoria contínua contribui cada vez mais na gestão da qualidade dos processos e no desempenho das organizações, particularmente para o aumento da competitividade. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho resulta no estudo do processo semiautomático do setor da injeção, nas suas falhas internas e respetivos custos. Do mesmo modo, propõem-se ações de melhoria que permitem atenuar as referidas falhas. São analisados os defeitos encontrados na produção e inspeção, que permitem a análise das falhas internas. De seguida, identificam-se as possíveis causas e propõem-se ações de melhoria. Este processo é desenvolvido com recurso à aplicação de algumas ferramentas básicas da qualidade, nomeadamente os gráficos e os diagramas de Ishikawa. Utilizou-se também como recurso as folhas de cálculo para obter e organizar os dados. Verificou-se que o sucesso do produto não depende exclusivamente de um setor, mas do envolvimento de toda a organização. A identificação das possíveis causas dos problemas permitiu o reconhecimento da área de atuação e, nomeadamente, a identificação da ação corretiva, devendo os especialistas selecionarem caso a caso a forma mais adequada de implementar essas melhorias. Esta metodologia permite que a organização possa prevenir-se de futuras ocorrências, ou no caso de se voltarem a verificar, rapidamente as consigam corrigir, minimizando assim os custos da não qualidade. |
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O presente documento regista o desenvolvimento de um projeto na área da gestão da qualidade na AHenriques II, no âmbito do estágio curricular pela Universidade de Aveiro. A melhoria contínua contribui cada vez mais na gestão da qualidade dos processos e no desempenho das organizações, particularmente para o aumento da competitividade. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho resulta no estudo do processo semiautomático do setor da injeção, nas suas falhas internas e respetivos custos. Do mesmo modo, propõem-se ações de melhoria que permitem atenuar as referidas falhas. São analisados os defeitos encontrados na produção e inspeção, que permitem a análise das falhas internas. De seguida, identificam-se as possíveis causas e propõem-se ações de melhoria. Este processo é desenvolvido com recurso à aplicação de algumas ferramentas básicas da qualidade, nomeadamente os gráficos e os diagramas de Ishikawa. Utilizou-se também como recurso as folhas de cálculo para obter e organizar os dados. Verificou-se que o sucesso do produto não depende exclusivamente de um setor, mas do envolvimento de toda a organização. A identificação das possíveis causas dos problemas permitiu o reconhecimento da área de atuação e, nomeadamente, a identificação da ação corretiva, devendo os especialistas selecionarem caso a caso a forma mais adequada de implementar essas melhorias. Esta metodologia permite que a organização possa prevenir-se de futuras ocorrências, ou no caso de se voltarem a verificar, rapidamente as consigam corrigir, minimizando assim os custos da não qualidade. |
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