A formação em alternância no contexto da formação profissional: análise de ações de formação e de (per)cursos profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44286 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
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A formação em alternância no contexto da formação profissional: análise de ações de formação e de (per)cursos profissionaisAlternance training schemes in the context of vocational training: analysis of training actions and professional coursesJovensEducaçãoFormaçãoFormação em contexto de trabalhoQualificação profissionalYouthEducationTrainingTraining in a professional contextProfessional qualificationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)Num contexto laboral particularmente desfavorável e altamente imprevisível, a formação profissional de jovens representa uma mais-valia indiscutível no sistema de ensino e uma interface privilegiada com o mercado. No entanto, o desencontro da oferta formativa com as necessidades efetivas das empresas exige um diagnóstico isento e uma avaliação integrada que permita resolver o subaproveitamento desta modalidade de formação e maximizar o seu valor. No âmbito do estágio profissionalizante inserido no Mestrado em Educação, na área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, foi realizada uma investigação com o objetivo de estudar a formação profissional de jovens, no âmbito dos programas do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, que visam atenuar o abandono escolar e possibilitar a certificação escolar e profissional dos jovens. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e no formato de estudo de caso, com o propósito de analisar em profundidade a dinâmica dos cursos de aprendizagem em alternância desenvolvidos numa entidade externa de formação, enquadrando esta realidade específica no contexto nacional. A informação recolhida permitiu enquadrar a evolução da formação profissional em Portugal; identificar algumas questões-chave que exigem particular reflexão; e formular ainda algumas sugestões para a entidade formadora. A análise efetuada demonstra ainda a necessidade de integrar a perspetiva dos vários intervenientes e promover a participação e responsabilização ativa das entidades empregadoras, nomeadamente na definição das áreas de formação, com o intuito de valorizar os cursos de aprendizagem enquanto ferramenta essencial na preparação efetiva para a inserção no mercado de trabalho de recursos humanos qualificados e com as competências necessárias para lidar com a flexibilização e polivalência que a economia atual e a sua globalização exigem. Estudos adicionais, direcionados para vertentes específicas desta problemática, como a identificação de boas práticas de formação, permitirão não só corroborar os dados aqui obtidos, mas também fornecer informação adicional que permita consolidar a importância da formação profissional no contexto nacional.Over recent years a range of developments in the economic, political, and social spheres have significantly altered the composition of the labour market. In this challenging and fragile global environment, youth professional training is of undeniable value and represents a privileged interface with the labour market. Nonetheless, the discrepancy between the training supply and the types of labour required by contemporary firms require an objective diagnosis and an inclusive assessment to overcome the underuse of this training modality and maximise its value. Within the scope of the internship in a professional context included in the Master’s in Education – Specialisation in Training, Work and Human Resources, we conducted a research work with the aim of studying the youth professional training programs under the initiatives of the Ministry of Solidarity, Employment, and Social Security to address scholar abandonment, and promote professional and academic certification. A qualitative and case-study methodology was applied to analyse the dynamics of the training courses developed by an extern training institution, and this specific reality was then transposed to the national context. The data collected provided a detailed overview of the professional training evolution in Portugal; the identification of critical topics which demand additional attention; and the formulation of some recommendations for the institution. Furthermore, our analysis highlighted the necessity of integrating numerous perspectives from different stakeholders, and stressed the need to promote an active contribution from companies to define priority training areas. This comprehensive approach will increase the impact of these courses as essential tools to provide qualified human resources, with a flexible and compliant skillset, and adaptable to the current global economy. Additional studies, focusing on specific aspects of this issue, such as the identification of good training practices, will not only confirm these findings but shall also provide further data to reinforce the importance of professional training in the national context.Ferreira, Fernando IlídioUniversidade do MinhoCarneiro, António Carlos Martins20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44286por201358522info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:40.706485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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