Políticas de formação profissional nas empresas Portuguesas: Academias de formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26421 |
Resumo: | A evidência científica no âmbito da formação profissional reconhece a sua importância no contexto organizacional, no entanto, poucos são os estudos que relacionam este tema com o desenvolvimento de academias de formação enquanto modelo de desenvolvimento de competências e aprendizagem contínua. Esta pesquisa visou identificar políticas de formação profissional contínua de uma amostra de empresas em Portugal. Na realização da pesquisa empírica foram utilizados dados de reposta ao inquérito específico e a amostra inclui 162 empresas, nacionais ou multinacionais. Os resultados mostram que existem quatro tipos de empresas que conjugam de forma diferenciada a existência de plano de formação e academia própria. Optou-se por designá-las por Estruturadas, Semi-estruturadas, Não-estruturadas e Avulsas. As empresas, designadas de Avulsas, têm uma academia, mas sem plano anual de formação. As outras têm um, dois elementos ou nenhum dos dois. Os dados mostram que a incidência de empresas Semi-estruturadas, as que têm um plano de formação, mas sem academia, é a maior na amostra. A evidência empírica indica ainda a importância das academias de formação como base importante para o desenvolvimento de competências nas organizações, apesar de se verificar que o recurso a estas para colmatar necessidades de formação profissional ainda não é generalizado. |
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Políticas de formação profissional nas empresas Portuguesas: Academias de formaçãoFormação profissionalDesenvolvimento de competências -- Skills developmentAcademias de formaçãoQualificação profissional -- Professional qualificationAcademic trainingA evidência científica no âmbito da formação profissional reconhece a sua importância no contexto organizacional, no entanto, poucos são os estudos que relacionam este tema com o desenvolvimento de academias de formação enquanto modelo de desenvolvimento de competências e aprendizagem contínua. Esta pesquisa visou identificar políticas de formação profissional contínua de uma amostra de empresas em Portugal. Na realização da pesquisa empírica foram utilizados dados de reposta ao inquérito específico e a amostra inclui 162 empresas, nacionais ou multinacionais. Os resultados mostram que existem quatro tipos de empresas que conjugam de forma diferenciada a existência de plano de formação e academia própria. Optou-se por designá-las por Estruturadas, Semi-estruturadas, Não-estruturadas e Avulsas. As empresas, designadas de Avulsas, têm uma academia, mas sem plano anual de formação. As outras têm um, dois elementos ou nenhum dos dois. Os dados mostram que a incidência de empresas Semi-estruturadas, as que têm um plano de formação, mas sem academia, é a maior na amostra. A evidência empírica indica ainda a importância das academias de formação como base importante para o desenvolvimento de competências nas organizações, apesar de se verificar que o recurso a estas para colmatar necessidades de formação profissional ainda não é generalizado.The scientific evidence on professional training recognizes its importance in the organizational context, however, there are few studies that relate this theme to the development of training academies as a model for skills development and continuous learning. This research aimed to identify continuing professional training policies of a sample of companies in Portugal. The empirical research used specific survey response data and the sample includes 162 companies, national or multinational. The results show that there are four types of companies that combine in different ways the existence of a training plan and their own academy. We have chosen to designate them as Structured, Semi-structured, Unstructured, and Single. The companies, designated as unstructured, have an academy, but no training plan. The others have one, two, or none. The data show that the incidence of Semi-structured companies, those with a plan but no academy, is the highest in the sample. The empirical evidence also indicates the importance of training academies as an important basis for the development of competencies in organizations, despite the fact that the use of them to meet professional training needs is not generalized yet.2023-11-03T00:00:00Z2022-11-03T00:00:00Z2022-11-032022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26421TID:203090713porMarcelo, Sofia Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:18:11Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:51.598510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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