Políticas de formação profissional nas empresas Portuguesas: Academias de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Sofia Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26421
Resumo: A evidência científica no âmbito da formação profissional reconhece a sua importância no contexto organizacional, no entanto, poucos são os estudos que relacionam este tema com o desenvolvimento de academias de formação enquanto modelo de desenvolvimento de competências e aprendizagem contínua. Esta pesquisa visou identificar políticas de formação profissional contínua de uma amostra de empresas em Portugal. Na realização da pesquisa empírica foram utilizados dados de reposta ao inquérito específico e a amostra inclui 162 empresas, nacionais ou multinacionais. Os resultados mostram que existem quatro tipos de empresas que conjugam de forma diferenciada a existência de plano de formação e academia própria. Optou-se por designá-las por Estruturadas, Semi-estruturadas, Não-estruturadas e Avulsas. As empresas, designadas de Avulsas, têm uma academia, mas sem plano anual de formação. As outras têm um, dois elementos ou nenhum dos dois. Os dados mostram que a incidência de empresas Semi-estruturadas, as que têm um plano de formação, mas sem academia, é a maior na amostra. A evidência empírica indica ainda a importância das academias de formação como base importante para o desenvolvimento de competências nas organizações, apesar de se verificar que o recurso a estas para colmatar necessidades de formação profissional ainda não é generalizado.
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