Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7254
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português, Língua Segunda e Língua Estrangeira
id RCAP_3f099fec242f01a20ed640e9aab79d5f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexicalAndragogiaEnsino de língua segundaAbordagem LexicalImigrantes UcranianosDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português, Língua Segunda e Língua EstrangeiraA tese que se apresenta de seguida terá como foco a população ucraniana que ingressa no ensino formal através do programa Portugal para Todos - programa vocacionalmente direccionado para a comunidade imigrante adulta, grupo etário até ao momento muito negligenciado. A ausência de trabalhos académicos nesta área tem-se manifestado tanto a nível de reflexão pedagógica avançada, quanto de análise das necessidades deste público-alvo em concreto. A resposta a esta situação deve, em nosso entender, passar por um enquadramento baseado na abordagem comunicativa e no tratamento dos processos de aquisição do léxico. A abordagem lexical, neste quadro, é particularmente relevante, uma vez que permite a aquisição de uma língua estrangeira, neste caso PLE, de forma mais consolidada, adequada à comunicação quotidiana e processada rapidamente, o que assume particular importância quando falamos de aprendentes adultos. Neste trabalho procurar-se-á reflectir criticamente sobre a bibliografia existente em relação ao tema e, a partir da observação directa e análise de inquéritos realizados junto de informantes, proceder a uma identificação da tipologia de erros e a estratégias de trabalho adequadas a este público alvo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Ana Catarina Rodrigues dos2012-05-23T11:50:05Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:00Zoai:run.unl.pt:10362/7254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:21.301882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
title Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
spellingShingle Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
Andragogia
Ensino de língua segunda
Abordagem Lexical
Imigrantes Ucranianos
title_short Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
title_full Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
title_fullStr Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
title_full_unstemmed Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
title_sort Estudo de caso de adultos ucranianos em contexto de ensino formal: uma abordagem lexical
author Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
author_facet Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Ensino de língua segunda
Abordagem Lexical
Imigrantes Ucranianos
topic Andragogia
Ensino de língua segunda
Abordagem Lexical
Imigrantes Ucranianos
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português, Língua Segunda e Língua Estrangeira
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03
2011-03-01T00:00:00Z
2012-05-23T11:50:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7254
url http://hdl.handle.net/10362/7254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137821020127233