A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Célia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/466
Resumo: Neste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática.
id RCAP_3f10e75641a7a8e224d2ea29a3fcb879
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatralleitura dramatizadaartes performativasNeste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática.IntervençãoRepositório Científico da UMAIAVieira, Célia2016-05-14T21:04:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/466porVieira, Célia (2014). A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral. In Pereira, J, Vieites, M. e Lopes, M. (coord.). As artes na educação. Chaves: Intervenção978-989-97571-6-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T15:59:26Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:09:11.580541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
title A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
spellingShingle A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
Vieira, Célia
leitura dramatizada
artes performativas
title_short A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
title_full A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
title_fullStr A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
title_full_unstemmed A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
title_sort A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
author Vieira, Célia
author_facet Vieira, Célia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Célia
dc.subject.por.fl_str_mv leitura dramatizada
artes performativas
topic leitura dramatizada
artes performativas
description Neste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-14T21:04:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/466
url http://hdl.handle.net/10400.24/466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Célia (2014). A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral. In Pereira, J, Vieites, M. e Lopes, M. (coord.). As artes na educação. Chaves: Intervenção
978-989-97571-6-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intervenção
publisher.none.fl_str_mv Intervenção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130549453848576