A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/466 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática. |
id |
RCAP_3f10e75641a7a8e224d2ea29a3fcb879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/466 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatralleitura dramatizadaartes performativasNeste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática.IntervençãoRepositório Científico da UMAIAVieira, Célia2016-05-14T21:04:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/466porVieira, Célia (2014). A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral. In Pereira, J, Vieites, M. e Lopes, M. (coord.). As artes na educação. Chaves: Intervenção978-989-97571-6-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T15:59:26Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:09:11.580541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
title |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
spellingShingle |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral Vieira, Célia leitura dramatizada artes performativas |
title_short |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
title_full |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
title_fullStr |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
title_full_unstemmed |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
title_sort |
A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral |
author |
Vieira, Célia |
author_facet |
Vieira, Célia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da UMAIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Célia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura dramatizada artes performativas |
topic |
leitura dramatizada artes performativas |
description |
Neste artigo, pretendemos chamar a atenção para as potencialidades da leitura dramatizada enquanto forma de abordagem das artes performativas em currículos escolares onde a performance pode constituir uma área de formação geral e não uma especialização. A meio caminho entre a leitura e o teatro, a leitura dramatizada permite, com efeito, maximizar as vantagens de duas atividades educativas fundamentais: a leitura e a expressão dramática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-14T21:04:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.24/466 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.24/466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, Célia (2014). A leitura dramatizada como atividade pedagógica e teatral. In Pereira, J, Vieites, M. e Lopes, M. (coord.). As artes na educação. Chaves: Intervenção 978-989-97571-6-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intervenção |
publisher.none.fl_str_mv |
Intervenção |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130549453848576 |