Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Janaina de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214537
Resumo: Esta tese disserta sobre uma experiência formativa desenvolvida e experienciada por mim e dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu no oferecimento de um curso de formação continuada, intitulado “Jogos Teatrais e Contação de Histórias” (primeiro semestre de 2018), do qual participaram vinte e quatro professores das Etapas I e II da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Rio Claro. A segunda etapa consistiu em acompanhar uma das professoras participantes do referido curso, (segundo semestre de 2018), tendo a intenção de promover e planejar juntas, na Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), atividades que proporcionassem às crianças experiências com a contação de histórias dramatizadas. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente, e como objetivos específicos: sistematizar propostas pedagógicas para professores e crianças que possibilitam a redescoberta do corpo e de suas diferentes expressividades cênicas; mapear e analisar produções acadêmicas (artigos, teses e dissertações) com o intuito de ampliar o referencial teórico sobre contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). A interpretação dos dados foi inspirada pelo Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Os materiais que compõem o corpo documental são: 1. Referentes ao curso: Diário de bordo coletivo dos professores participantes do curso de formação; Relatos de experiências (escritas individuais); 2. Referentes ao trabalho desenvolvido na escola: Caderno da professora que acompanhei na sala de aula; Troca de cartas entre mim e a professora; 3. Materiais que foram produzidos em ambos os contextos: meu diário de bordo e as fotografias. As lições que surgem a partir da experiência narrada são: a contação de histórias dramatizadas na formação de professores como prática que promove o fazer artístico na escola; a legitimação de espaços de autoria, de fala, de experiências estéticas e experiências artísticas para as crianças; a promoção de uma formação inicial e continuada de um professor cria(nça), um professor que volte a se perceber como dono de um corpo latente de expressividade cênica, que não tenha medo do ridículo, que acredita em uma educação sensível e se permita sonhar e voar, mesmo sem asas.
id UNSP_a9f2c8ba68d3af2eb6ad249c5038f091
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214537
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadasTraining, experiencing, encouraging: dramatized storytelling practicesContação de histórias dramatizadas.CorpoEducação sensívelFormaçãoPesquisa narrativaDramatized storytellingBodySensitive educationTrainingNarrative researchEsta tese disserta sobre uma experiência formativa desenvolvida e experienciada por mim e dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu no oferecimento de um curso de formação continuada, intitulado “Jogos Teatrais e Contação de Histórias” (primeiro semestre de 2018), do qual participaram vinte e quatro professores das Etapas I e II da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Rio Claro. A segunda etapa consistiu em acompanhar uma das professoras participantes do referido curso, (segundo semestre de 2018), tendo a intenção de promover e planejar juntas, na Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), atividades que proporcionassem às crianças experiências com a contação de histórias dramatizadas. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente, e como objetivos específicos: sistematizar propostas pedagógicas para professores e crianças que possibilitam a redescoberta do corpo e de suas diferentes expressividades cênicas; mapear e analisar produções acadêmicas (artigos, teses e dissertações) com o intuito de ampliar o referencial teórico sobre contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). A interpretação dos dados foi inspirada pelo Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Os materiais que compõem o corpo documental são: 1. Referentes ao curso: Diário de bordo coletivo dos professores participantes do curso de formação; Relatos de experiências (escritas individuais); 2. Referentes ao trabalho desenvolvido na escola: Caderno da professora que acompanhei na sala de aula; Troca de cartas entre mim e a professora; 3. Materiais que foram produzidos em ambos os contextos: meu diário de bordo e as fotografias. As lições que surgem a partir da experiência narrada são: a contação de histórias dramatizadas na formação de professores como prática que promove o fazer artístico na escola; a legitimação de espaços de autoria, de fala, de experiências estéticas e experiências artísticas para as crianças; a promoção de uma formação inicial e continuada de um professor cria(nça), um professor que volte a se perceber como dono de um corpo latente de expressividade cênica, que não tenha medo do ridículo, que acredita em uma educação sensível e se permita sonhar e voar, mesmo sem asas.This thesis is about na educational training experience developed and experienced by me and divided into two stages. The first stage consisted of offering a continuing education course, entitled “Theatrical Games and Storytelling” (first term of 2018), in which twenty-four teachers from Stages I and II of Early Childhood Education of the Municipal Education Network of Rio Claro participated. The second stage consisted of accompanying one of the teachers participating in the course, (second term of 2018), with the intention of promoting and planning together, during the Individual Pedagogical Work Hour (IPWH), activities that would provide children with experiences with dramatized storytelling. The research aimed to investigate the contributions and potential of dramatized storytelling in the teacher constitution, and as specific objectives: to systematize pedagogical proposals for teachers and children that enable the rediscovery of their bodies and different scenic expressions; to map and analyze academic productions (articles, theses and dissertations) in order to expand the theoretical framework on storytelling. This is a qualitative research, which had as an approach the perspective of narrative investigation of lived experiences (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). Data interpretation was inspired by the Indiciary Paradigm (GINZBURG, 1989). The materials that make up the corpus are: 1. Relating to the course: Collective logbook of teachers participating in the training course; Experience reports (individual writings); 2. Regarding the work developed at the school: Teacher's notebook that I monitored in the classroom; Exchange of letters between me and the teacher; 3. Materials that were produced in both contexts: my logbook and the photographs. The lessons learned that emerge from the narrated experience are: dramatized storytelling in teacher education as a practice that promotes art at school; the legitimization of spaces of authorship, speech, aesthetic experiences and artistic experiences for children; the promotion of initial and continuing education for a child/teacher, i.e., a teacher who once again perceives himself/herself as the owner of a latent body of scenic expressiveness, who is not afraid of ridicule, who believes in a sensitive education and allows himself/herself to dream and fly, even without wings.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Aragão, Janaina de Sousa2021-09-24T12:54:22Z2021-09-24T12:54:22Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21453733004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-07T06:28:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:28:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
Training, experiencing, encouraging: dramatized storytelling practices
title Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
spellingShingle Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
Aragão, Janaina de Sousa
Contação de histórias dramatizadas.
Corpo
Educação sensível
Formação
Pesquisa narrativa
Dramatized storytelling
Body
Sensitive education
Training
Narrative research
title_short Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
title_full Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
title_fullStr Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
title_full_unstemmed Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
title_sort Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas
author Aragão, Janaina de Sousa
author_facet Aragão, Janaina de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Janaina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Contação de histórias dramatizadas.
Corpo
Educação sensível
Formação
Pesquisa narrativa
Dramatized storytelling
Body
Sensitive education
Training
Narrative research
topic Contação de histórias dramatizadas.
Corpo
Educação sensível
Formação
Pesquisa narrativa
Dramatized storytelling
Body
Sensitive education
Training
Narrative research
description Esta tese disserta sobre uma experiência formativa desenvolvida e experienciada por mim e dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu no oferecimento de um curso de formação continuada, intitulado “Jogos Teatrais e Contação de Histórias” (primeiro semestre de 2018), do qual participaram vinte e quatro professores das Etapas I e II da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Rio Claro. A segunda etapa consistiu em acompanhar uma das professoras participantes do referido curso, (segundo semestre de 2018), tendo a intenção de promover e planejar juntas, na Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), atividades que proporcionassem às crianças experiências com a contação de histórias dramatizadas. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente, e como objetivos específicos: sistematizar propostas pedagógicas para professores e crianças que possibilitam a redescoberta do corpo e de suas diferentes expressividades cênicas; mapear e analisar produções acadêmicas (artigos, teses e dissertações) com o intuito de ampliar o referencial teórico sobre contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). A interpretação dos dados foi inspirada pelo Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Os materiais que compõem o corpo documental são: 1. Referentes ao curso: Diário de bordo coletivo dos professores participantes do curso de formação; Relatos de experiências (escritas individuais); 2. Referentes ao trabalho desenvolvido na escola: Caderno da professora que acompanhei na sala de aula; Troca de cartas entre mim e a professora; 3. Materiais que foram produzidos em ambos os contextos: meu diário de bordo e as fotografias. As lições que surgem a partir da experiência narrada são: a contação de histórias dramatizadas na formação de professores como prática que promove o fazer artístico na escola; a legitimação de espaços de autoria, de fala, de experiências estéticas e experiências artísticas para as crianças; a promoção de uma formação inicial e continuada de um professor cria(nça), um professor que volte a se perceber como dono de um corpo latente de expressividade cênica, que não tenha medo do ridículo, que acredita em uma educação sensível e se permita sonhar e voar, mesmo sem asas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24T12:54:22Z
2021-09-24T12:54:22Z
2021-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214537
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/214537
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965547379556352