Comportamento de estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84876 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Comportamento de estradas não pavimentadas reforçadas com geossintéticosBehaviour of unpaved roads reinforced with geosyntheticsestradas não pavimentadasgeossintéticosreforçodeformaçãoensaio de pistaunpaved roadsgeosyntheticsreinforcementdeformationwheel tracking testDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaAs estradas não pavimentadas são infraestruturas importantes no desenvolvimento económico e social de todo o mundo, que permitem à população o acesso a bens e serviços. De forma a garantir a segurança e o conforto dos utentes da via, é importante assegurar as melhores condições de circulação através de soluções que garantam a menor deformabilidade e a consequente maior estabilidade das estradas não pavimentadas.No dimensionamento das estradas não pavimentadas é importante ter em conta todos os fatores externos e internos à sua construção, sendo importante realçar a importância do efeito do tráfego, das condições climatéricas, da localização e dos materiais utilizados na estrada. Assim, de forma a garantir a estabilidade estrutural da via, são inseridas, no processo de construção, técnicas de reforço que permitem uma distribuição mais equilibrada da carga aplicada e um aumento da resistência do solo. O reforço das estradas não pavimentadas passa, entre outros, pela introdução de geossintéticos entre a camada granular e o solo, tais como, geotêxteis ou geogrelhas.Na dissertação apresentada, pretende-se analisar, primeiramente, a influência que o reforço, geossintético tem na deformabilidade de um solo fraco, sendo a sua localização importante na avaliação da sua competência funcional. Numa segunda fase é introduzido este mesmo reforço entre uma camada granular, de agregado britado de granulometria extensa (tout-venant), e o solo de fundação e feita a verificação da respetiva deformação. Para tal, foram realizados ensaios de pista que possibilitam simular a passagem de uma roda de um veículo e assim analisar a deformabilidade sentida em todas as fases descritas anteriormente.De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a localização do geossintético influência a resistência do solo à deformação, e que os comportamentos são variáveis conforme a rigidez de cada geossintético ensaiado. É possível ainda concluir que a integração da camada granular não proporcionou resultados convincentes, devido, provavelmente à dificuldade da compactação durante a preparação do provete.Unpaved roads are important infrastructures in the economic and social world development, allowing access of the population to goods and services. In order to guarantee safety and comfort of road users, it is important to ensure the best driving conditions through solutions that ensure the minimum deformability and consequent greater stability of unpaved roads.For design of unpaved roads, it is important to take into account all external and internal factors to their construction. It is important to highlight the importance of the effect of traffic, weather conditions, location and materials used on the road. Therefore, in order to guarantee the structural stability, reinforcement techniques are introduced in the construction process which allow for a more balanced distribution of the applied load and an increase in soil resistance. Reinforcement of unpaved roads involves the introduction of geosynthetic between the granular layer and the soil, such as geotextiles or geogrids.In this dissertation, an analysis is carried out, firstly, on the influence of the geosynthetic reinforcement on the deformability of a weak soil, being its location important in the evaluation of its functional competence. In a second step this same type of reinforcement is introduced between a granular layer, crushed aggregates with extensive granulometry (tout-venant), and the subgrade soil and studied for the respective deformation. For this purpose, wheel tracking tests were carried out to simulate the passage of a wheel of a vehicle and thus to analyze the deformability in all phases described above.The results showed that the location of the geosynthetic influences the soil strength to deformation, and that the behavior is variable according to the different rigidity of each geosynthetic tested. It is also possible to conclude that the integration of the granular layer did not give convincing results, probably due to the difficulty of compaction during prototype preparation.2018-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84876http://hdl.handle.net/10316/84876TID:202172520porProença, Ricardo Filipe da Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:52:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:22.987616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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