Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/197 |
Resumo: | As estradas não pavimentadas são sistemas onde o desafio tem sido melhorar o desempenho e diminuir os custos manutenção. A instalação de reforços nesse tipo de estrada é bem-vinda. Isto se deve ao fato de que os reforços melhoram a capacidade de suporte e minimiza os custos de manutenção. Considerando esta temática, objetivou-se estudar o desempenho de geossintéticos aplicados como reforço em estradas não pavimentadas, por meio da verificação da resistência superficial (tensão admissível) e dos recalques de um protótipo de estrada, e dos deslocamentos dos geossintéticos, além de estimativas por formulações analíticas. Os ensaios foram realizados em uma estrada protótipo, onde foi utilizada uma camionete como carga dinâmica. Foram utilizados como reforço: geogrelha (GG), geotêxtil tecido (GTW) e geotêxtil não tecido (GTNW). O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial com testemunha, 3 x 4 + 1, correspondendo aos três tipos de Gs (GG, GTNW e GTW), quatro profundidades de instalação dos Gs (1, 2, 3 e 4) e uma testemunha sem G (G0). Os resultados mostraram que a inclusão do reforço melhora o desempenho do protótipo estudado, reduzindo os recalques e diminuindo as tensões sobre o subleito. |
id |
UEG-2_01d6b90a99948b653e2f76674d0e067b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/197 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensãoReforços com GeossintéticosRecalqueDeslocamentoDisplacementReinforcement with GeosyntheticsRepressionCIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLAENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICAAs estradas não pavimentadas são sistemas onde o desafio tem sido melhorar o desempenho e diminuir os custos manutenção. A instalação de reforços nesse tipo de estrada é bem-vinda. Isto se deve ao fato de que os reforços melhoram a capacidade de suporte e minimiza os custos de manutenção. Considerando esta temática, objetivou-se estudar o desempenho de geossintéticos aplicados como reforço em estradas não pavimentadas, por meio da verificação da resistência superficial (tensão admissível) e dos recalques de um protótipo de estrada, e dos deslocamentos dos geossintéticos, além de estimativas por formulações analíticas. Os ensaios foram realizados em uma estrada protótipo, onde foi utilizada uma camionete como carga dinâmica. Foram utilizados como reforço: geogrelha (GG), geotêxtil tecido (GTW) e geotêxtil não tecido (GTNW). O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial com testemunha, 3 x 4 + 1, correspondendo aos três tipos de Gs (GG, GTNW e GTW), quatro profundidades de instalação dos Gs (1, 2, 3 e 4) e uma testemunha sem G (G0). Os resultados mostraram que a inclusão do reforço melhora o desempenho do protótipo estudado, reduzindo os recalques e diminuindo as tensões sobre o subleito.Unpaved roads are systems where the challenge has been to improve performance and reduce maintenance costs. The installation of reinforcements in this type of road is welcome. This is due to the fact that the reinforcements improve the bearing capacity and minimizes maintenance costs. Considering this issue, aimed to study the performance of geosynthetics applied as reinforcement in unpaved roads, through the verification of surface resistance (allowable stress) and the repression of a prototype road, and displacement of the geosynthetic, and estimates for analytical formulations. The tests were performed on a prototype road where a van was used as a dynamic load. Were used as reinforcement: geogrid (GG), geotextile fabric (GTW) and nonwoven geotextile (GTNW). The experimental design was a randomized block design in factorial with witness, 3 x 4 + 1 , corresponding to the three types of Gs (GG, GTNW and GTW), four installation depths of Gs (1, 2, 3 and 4) and a untreated G (G0). The results showed that the inclusion of the reinforcement improves the performance of the prototype study, reducing the repression and decreasing the tension on the subgrade.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Engenharia AgrícolaBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia AgrícolaViana, Paulo Márcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/4545240150317474Reis, Elton Fialho dosTeixeira, Sidnei Helder CardosoNeves, Pedro Henrique Costa2020-03-24T19:14:01Z2013-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNEVES, Pedro Henrique Costa. Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão. 2013. 50 F. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-03T12:34:38Zoai:tede2:tede/197Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-03T12:34:38Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
title |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
spellingShingle |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão Neves, Pedro Henrique Costa Reforços com Geossintéticos Recalque Deslocamento Displacement Reinforcement with Geosynthetics Repression CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA |
title_short |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
title_full |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
title_fullStr |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
title_full_unstemmed |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
title_sort |
Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão |
author |
Neves, Pedro Henrique Costa |
author_facet |
Neves, Pedro Henrique Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Paulo Márcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/4545240150317474 Reis, Elton Fialho dos Teixeira, Sidnei Helder Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Pedro Henrique Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforços com Geossintéticos Recalque Deslocamento Displacement Reinforcement with Geosynthetics Repression CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA |
topic |
Reforços com Geossintéticos Recalque Deslocamento Displacement Reinforcement with Geosynthetics Repression CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA |
description |
As estradas não pavimentadas são sistemas onde o desafio tem sido melhorar o desempenho e diminuir os custos manutenção. A instalação de reforços nesse tipo de estrada é bem-vinda. Isto se deve ao fato de que os reforços melhoram a capacidade de suporte e minimiza os custos de manutenção. Considerando esta temática, objetivou-se estudar o desempenho de geossintéticos aplicados como reforço em estradas não pavimentadas, por meio da verificação da resistência superficial (tensão admissível) e dos recalques de um protótipo de estrada, e dos deslocamentos dos geossintéticos, além de estimativas por formulações analíticas. Os ensaios foram realizados em uma estrada protótipo, onde foi utilizada uma camionete como carga dinâmica. Foram utilizados como reforço: geogrelha (GG), geotêxtil tecido (GTW) e geotêxtil não tecido (GTNW). O delineamento experimental foi blocos casualizados, em esquema fatorial com testemunha, 3 x 4 + 1, correspondendo aos três tipos de Gs (GG, GTNW e GTW), quatro profundidades de instalação dos Gs (1, 2, 3 e 4) e uma testemunha sem G (G0). Os resultados mostraram que a inclusão do reforço melhora o desempenho do protótipo estudado, reduzindo os recalques e diminuindo as tensões sobre o subleito. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 2020-03-24T19:14:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Pedro Henrique Costa. Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão. 2013. 50 F. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/197 |
identifier_str_mv |
NEVES, Pedro Henrique Costa. Uso de Geossintéticos em estradas não pavimentadas: Avaliação experimental em modelo de grande dimensão. 2013. 50 F. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Engenharia Agrícola Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia Agrícola |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Engenharia Agrícola Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia Agrícola |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093983547162624 |