Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28902 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o tipo de manutenção efetuada pela EMEF às automotoras UTE 2240 no Parque Oficinal do Centro situado no Entroncamento bem como melhorias no espaço oficinal e uma abordagem à fiabilidade/disponibilidade destas unidades motoras. A EMEF para garantir a fiabilidade do material circulante que repara, aplica a metodologia do RCM – Manutenção Centrada na Fiabilidade. A metodologia RCM é usada para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional, aumentando assim a disponibilidade do material circulante. No presente relatório é apresentada uma análise de fiabilidade das 48 automotoras afetas ao POC que estiveram em serviço no período do estudo bem como a gestão da manutenção aplicada às UTE 2240 pertencentes à CP, que por sua vez se encontram à responsabilidade da EMEF no que respeita a operações de manutenção. Através da investigação prática pretende-se avaliar numa primeira fase e em contexto de sistema reparável a tendência das automotoras, de forma individual e global, em termos de fiabilidade, recorrendo-se desse modo a conceitos de processos estocásticos pontuais e à estatística do teste de Laplace. Para tal, analisaram-se registos históricos das avarias de material e manutenção, conducentes a um determinado período de tempo. A identificação dos sistemas mais críticos da frota de automotoras, isto é, aqueles que apresentam um maior risco de falha, são um outro objetivo do estudo de fiabilidade, tendo-se recorrido nesse sentido ao Princípio de Pareto. O Sistema de Produção Lean é um conjunto de atividades que tem como meta o aumento da capacidade de resposta às mudanças e a minimização dos desperdícios na produção. Este sistema tem como princípios: ter (e manter) os itens certos nos lugares certos, no tempo certo e na quantidade correta, trabalhando no sentido de uma Melhoria Contínua procurando a Qualidade Ótima. |
id |
RCAP_3f1a5eca359a7525be966d4ddd7e66e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEFEMEFRCMManutençãoFiabilidadeLEANDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaO presente relatório apresenta o tipo de manutenção efetuada pela EMEF às automotoras UTE 2240 no Parque Oficinal do Centro situado no Entroncamento bem como melhorias no espaço oficinal e uma abordagem à fiabilidade/disponibilidade destas unidades motoras. A EMEF para garantir a fiabilidade do material circulante que repara, aplica a metodologia do RCM – Manutenção Centrada na Fiabilidade. A metodologia RCM é usada para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional, aumentando assim a disponibilidade do material circulante. No presente relatório é apresentada uma análise de fiabilidade das 48 automotoras afetas ao POC que estiveram em serviço no período do estudo bem como a gestão da manutenção aplicada às UTE 2240 pertencentes à CP, que por sua vez se encontram à responsabilidade da EMEF no que respeita a operações de manutenção. Através da investigação prática pretende-se avaliar numa primeira fase e em contexto de sistema reparável a tendência das automotoras, de forma individual e global, em termos de fiabilidade, recorrendo-se desse modo a conceitos de processos estocásticos pontuais e à estatística do teste de Laplace. Para tal, analisaram-se registos históricos das avarias de material e manutenção, conducentes a um determinado período de tempo. A identificação dos sistemas mais críticos da frota de automotoras, isto é, aqueles que apresentam um maior risco de falha, são um outro objetivo do estudo de fiabilidade, tendo-se recorrido nesse sentido ao Princípio de Pareto. O Sistema de Produção Lean é um conjunto de atividades que tem como meta o aumento da capacidade de resposta às mudanças e a minimização dos desperdícios na produção. Este sistema tem como princípios: ter (e manter) os itens certos nos lugares certos, no tempo certo e na quantidade correta, trabalhando no sentido de uma Melhoria Contínua procurando a Qualidade Ótima.Chaparro, Bruno Miguel SantanaRepositório ComumMarques, Hugo Alexandre Vital Costa2019-06-18T10:50:48Z2016-072016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28902TID:202190986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:06.572838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
title |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
spellingShingle |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF Marques, Hugo Alexandre Vital Costa EMEF RCM Manutenção Fiabilidade LEAN Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
title_full |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
title_fullStr |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
title_full_unstemmed |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
title_sort |
Manutenção das Automotoras UTE 2240 EMEF |
author |
Marques, Hugo Alexandre Vital Costa |
author_facet |
Marques, Hugo Alexandre Vital Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaparro, Bruno Miguel Santana Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Hugo Alexandre Vital Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMEF RCM Manutenção Fiabilidade LEAN Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
EMEF RCM Manutenção Fiabilidade LEAN Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
O presente relatório apresenta o tipo de manutenção efetuada pela EMEF às automotoras UTE 2240 no Parque Oficinal do Centro situado no Entroncamento bem como melhorias no espaço oficinal e uma abordagem à fiabilidade/disponibilidade destas unidades motoras. A EMEF para garantir a fiabilidade do material circulante que repara, aplica a metodologia do RCM – Manutenção Centrada na Fiabilidade. A metodologia RCM é usada para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional, aumentando assim a disponibilidade do material circulante. No presente relatório é apresentada uma análise de fiabilidade das 48 automotoras afetas ao POC que estiveram em serviço no período do estudo bem como a gestão da manutenção aplicada às UTE 2240 pertencentes à CP, que por sua vez se encontram à responsabilidade da EMEF no que respeita a operações de manutenção. Através da investigação prática pretende-se avaliar numa primeira fase e em contexto de sistema reparável a tendência das automotoras, de forma individual e global, em termos de fiabilidade, recorrendo-se desse modo a conceitos de processos estocásticos pontuais e à estatística do teste de Laplace. Para tal, analisaram-se registos históricos das avarias de material e manutenção, conducentes a um determinado período de tempo. A identificação dos sistemas mais críticos da frota de automotoras, isto é, aqueles que apresentam um maior risco de falha, são um outro objetivo do estudo de fiabilidade, tendo-se recorrido nesse sentido ao Princípio de Pareto. O Sistema de Produção Lean é um conjunto de atividades que tem como meta o aumento da capacidade de resposta às mudanças e a minimização dos desperdícios na produção. Este sistema tem como princípios: ter (e manter) os itens certos nos lugares certos, no tempo certo e na quantidade correta, trabalhando no sentido de uma Melhoria Contínua procurando a Qualidade Ótima. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2016-07-01T00:00:00Z 2019-06-18T10:50:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28902 TID:202190986 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28902 |
identifier_str_mv |
TID:202190986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133632883851264 |