Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Micheal Laurentino Vieira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3936
Resumo: O presente relatório visa abordar o processo de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018, e tem como principal objetivo partilhar um conjunto de tarefas, experiências, reflexões e vivências que ajudaram na elaboração de um trajeto formativo pessoal e profissional, que surge da junção das necessidades e competências demonstradas em diferentes contextos. Para um melhor enquadramento no Estágio, começamos por realizar uma caraterização da escola em questão, bem como do seu contexto escolar. Posteriormente, e dando resposta às linhas pragmáticas para o Estágio, tivemos em consideração cinco grandes atividades, sendo elas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (caraterização da turma, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Participámos ainda nas diversas atividades do projeto EFERAM-CIT (Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira, Compreender, Intervir e Transformar). Todas as tarefas solicitadas e realizadas, refletem as respostas necessárias à atuação pedagógica de um professor, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, podem ser induzidos, despertando a capacidade de reconhecer problemas, de criação, seleção e operacionalização de estratégias, originando uma modificação no indivíduo e possibilitam uma melhor inclusão no sistema educativo. Em suma, as capacidades do professor modificam-se consoante o contexto e as vivências que a gestão do processo educativo proporciona, através do planeamento, observações, intervenção e avaliações nas aulas, da envolvência com as suas turmas e de todas as emoções e experiências que daí advém e que permitem rentabilizar os processos de ensino. A intervenção do professor deve pautar-se sempre pela consciência e pelo sentido de responsabilidade, colocando o aluno no centro do processo educativo, e procurando facultar-lhes instrumentos que motivem e possibilitem a continuidade da prática regular de atividade física ao longo das suas vidas.
id RCAP_3f24c04f66c2e83bf08a45505582a423
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso didático-pedagógicoCompetênciasAvaliaçãoReflexãoAlunosInternshipPhysical educationDidactic-pedagogical processSkillsEvaluationReflectionStudentsEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório visa abordar o processo de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018, e tem como principal objetivo partilhar um conjunto de tarefas, experiências, reflexões e vivências que ajudaram na elaboração de um trajeto formativo pessoal e profissional, que surge da junção das necessidades e competências demonstradas em diferentes contextos. Para um melhor enquadramento no Estágio, começamos por realizar uma caraterização da escola em questão, bem como do seu contexto escolar. Posteriormente, e dando resposta às linhas pragmáticas para o Estágio, tivemos em consideração cinco grandes atividades, sendo elas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (caraterização da turma, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Participámos ainda nas diversas atividades do projeto EFERAM-CIT (Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira, Compreender, Intervir e Transformar). Todas as tarefas solicitadas e realizadas, refletem as respostas necessárias à atuação pedagógica de um professor, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, podem ser induzidos, despertando a capacidade de reconhecer problemas, de criação, seleção e operacionalização de estratégias, originando uma modificação no indivíduo e possibilitam uma melhor inclusão no sistema educativo. Em suma, as capacidades do professor modificam-se consoante o contexto e as vivências que a gestão do processo educativo proporciona, através do planeamento, observações, intervenção e avaliações nas aulas, da envolvência com as suas turmas e de todas as emoções e experiências que daí advém e que permitem rentabilizar os processos de ensino. A intervenção do professor deve pautar-se sempre pela consciência e pelo sentido de responsabilidade, colocando o aluno no centro do processo educativo, e procurando facultar-lhes instrumentos que motivem e possibilitem a continuidade da prática regular de atividade física ao longo das suas vidas.This report aims to address the pedagogical internship process carried out at the Jaime Moniz Secondary School, within the framework of the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Schools, during the school year 2017/2018. Its main objective is to share a set of tasks, experiences, tasks, reflections, and experiences that have helped in the elaboration of a personal and professional formative journey, which arises from the junction of the needs and skills demonstrated in different contexts. For a better framing in the Internship, we start by making a characterization of the school in question, as well as of its school context. Later on, and responding to the pragmatic lines for the Internship, we took into consideration five major activities, namely: teaching practice (planning, intervention, control and evaluation, assistance to classes), intervention activity in the school community, integration activities in the environment (class characterization, curricular extension action) and activities of a scientific and pedagogical nature (individual and collective). We also participated in the various activities of the EFERAM-CIT project (Physical Education in Schools of the Autonomous Region of Madeira, Understanding, Intervening and Transforming). All the tasks requested and carried out reflect the necessary answers to a teacher's pedagogical action, because there is a whole request for behaviors that, with practice, can be induced, awakening the capacity to recognize problems, to create, select and operationalize strategies, originating a modification in the individual and making possible a better inclusion in the educational system. In short, the teacher's capacities change according to the context and experiences that the management of the educational process provides, through planning, observations, intervention and evaluations in class, the involvement with their classes and all the emotions and experiences that come from them and that make the teaching processes profitable. The intervention of the teacher should always be guided by awareness and a sense of responsibility, placing the student at the center of the educational process, and seeking to provide them with instruments that motivate and enable them to continue the regular practice of physical activity throughout their lives.Lopes, Helder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaCastro, Micheal Laurentino Vieira de2022-01-03T09:29:11Z2021-03-17T00:00:00Z2021-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3936202830446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:30.601230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
title Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
Castro, Micheal Laurentino Vieira de
Estágio pedagógico
Educação física
Processo didático-pedagógico
Competências
Avaliação
Reflexão
Alunos
Internship
Physical education
Didactic-pedagogical process
Skills
Evaluation
Reflection
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
author Castro, Micheal Laurentino Vieira de
author_facet Castro, Micheal Laurentino Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Helder Manuel Arsénio
Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Micheal Laurentino Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo didático-pedagógico
Competências
Avaliação
Reflexão
Alunos
Internship
Physical education
Didactic-pedagogical process
Skills
Evaluation
Reflection
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo didático-pedagógico
Competências
Avaliação
Reflexão
Alunos
Internship
Physical education
Didactic-pedagogical process
Skills
Evaluation
Reflection
Students
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório visa abordar o processo de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018, e tem como principal objetivo partilhar um conjunto de tarefas, experiências, reflexões e vivências que ajudaram na elaboração de um trajeto formativo pessoal e profissional, que surge da junção das necessidades e competências demonstradas em diferentes contextos. Para um melhor enquadramento no Estágio, começamos por realizar uma caraterização da escola em questão, bem como do seu contexto escolar. Posteriormente, e dando resposta às linhas pragmáticas para o Estágio, tivemos em consideração cinco grandes atividades, sendo elas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (caraterização da turma, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Participámos ainda nas diversas atividades do projeto EFERAM-CIT (Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira, Compreender, Intervir e Transformar). Todas as tarefas solicitadas e realizadas, refletem as respostas necessárias à atuação pedagógica de um professor, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, podem ser induzidos, despertando a capacidade de reconhecer problemas, de criação, seleção e operacionalização de estratégias, originando uma modificação no indivíduo e possibilitam uma melhor inclusão no sistema educativo. Em suma, as capacidades do professor modificam-se consoante o contexto e as vivências que a gestão do processo educativo proporciona, através do planeamento, observações, intervenção e avaliações nas aulas, da envolvência com as suas turmas e de todas as emoções e experiências que daí advém e que permitem rentabilizar os processos de ensino. A intervenção do professor deve pautar-se sempre pela consciência e pelo sentido de responsabilidade, colocando o aluno no centro do processo educativo, e procurando facultar-lhes instrumentos que motivem e possibilitem a continuidade da prática regular de atividade física ao longo das suas vidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-17T00:00:00Z
2021-03-17T00:00:00Z
2022-01-03T09:29:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3936
202830446
url http://hdl.handle.net/10400.13/3936
identifier_str_mv 202830446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129943754407936