A importância da participação parental na vida escolar da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690
Resumo: O insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante.
id RCAP_3f35d2617ba7acdcda3cad4b57ab2e4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da participação parental na vida escolar da criançaFamília(In)sucessoEscolaFamily(Un)successfulSchoolO insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante.School failure has always been talked about, along with the causes and strategies to combat it. School has an important role in this battle; however, the Family mustn’t, nor should, neglect responsibilities. The educational role of the Family has always been obvious because the child initially takes shape within a family context and is only later covered by a school context. When school also starts to fulfill the role of educator, many parents overlook their function, shifting most of the responsibility on to School. Nevertheless, Parents can’t neglect the role they have chosen for their lives; being Parents and Educators of their child/children. Parents should be partners with School and thus work in harmony for the growth and well-being of their posterity. In this sense, this study is focused on the importance of the active participation of the Family in the children’s learning in school, more specifically the 21 students who attend the third grade, the cycle in which took place my Supervised Teaching Practice II (STP II), a course unit of the Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Primary Education, and whence comes this report. This essay, titled "The importance of involving Parents in the school life of the child" is depicted with the characteristic methods of a qualitative and ethnographically oriented research, since they meet the purposes and objectives of this study and are the ones which reveal an action of participant nature the most.2016-12-29T13:36:33Z2013-11-04T00:00:00Z2013-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1690TID:201509016porBarroso, Ana Cláudia Barros de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:54Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:30.616574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da participação parental na vida escolar da criança
title A importância da participação parental na vida escolar da criança
spellingShingle A importância da participação parental na vida escolar da criança
Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos
Família
(In)sucesso
Escola
Family
(Un)successful
School
title_short A importância da participação parental na vida escolar da criança
title_full A importância da participação parental na vida escolar da criança
title_fullStr A importância da participação parental na vida escolar da criança
title_full_unstemmed A importância da participação parental na vida escolar da criança
title_sort A importância da participação parental na vida escolar da criança
author Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos
author_facet Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Família
(In)sucesso
Escola
Family
(Un)successful
School
topic Família
(In)sucesso
Escola
Family
(Un)successful
School
description O insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-04T00:00:00Z
2013-11-04
2016-12-29T13:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690
TID:201509016
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690
identifier_str_mv TID:201509016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131530091560960