A importância da participação parental na vida escolar da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690 |
Resumo: | O insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante. |
id |
RCAP_3f35d2617ba7acdcda3cad4b57ab2e4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1690 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da participação parental na vida escolar da criançaFamília(In)sucessoEscolaFamily(Un)successfulSchoolO insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante.School failure has always been talked about, along with the causes and strategies to combat it. School has an important role in this battle; however, the Family mustn’t, nor should, neglect responsibilities. The educational role of the Family has always been obvious because the child initially takes shape within a family context and is only later covered by a school context. When school also starts to fulfill the role of educator, many parents overlook their function, shifting most of the responsibility on to School. Nevertheless, Parents can’t neglect the role they have chosen for their lives; being Parents and Educators of their child/children. Parents should be partners with School and thus work in harmony for the growth and well-being of their posterity. In this sense, this study is focused on the importance of the active participation of the Family in the children’s learning in school, more specifically the 21 students who attend the third grade, the cycle in which took place my Supervised Teaching Practice II (STP II), a course unit of the Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Primary Education, and whence comes this report. This essay, titled "The importance of involving Parents in the school life of the child" is depicted with the characteristic methods of a qualitative and ethnographically oriented research, since they meet the purposes and objectives of this study and are the ones which reveal an action of participant nature the most.2016-12-29T13:36:33Z2013-11-04T00:00:00Z2013-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1690TID:201509016porBarroso, Ana Cláudia Barros de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:54Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:30.616574Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
title |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
spellingShingle |
A importância da participação parental na vida escolar da criança Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos Família (In)sucesso Escola Family (Un)successful School |
title_short |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
title_full |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
title_fullStr |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
title_full_unstemmed |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
title_sort |
A importância da participação parental na vida escolar da criança |
author |
Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos |
author_facet |
Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família (In)sucesso Escola Family (Un)successful School |
topic |
Família (In)sucesso Escola Family (Un)successful School |
description |
O insucesso escolar sempre foi falado, juntamente com as suas causas e estratégias para o combater. A Escola tem um papel importante neste combate, no entanto a Família não pode, nem deve, descurar responsabilidades. O papel educador da Família sempre foi óbvio pois, em primeiro lugar a criança forma-se dentro do contexto familiar e só mais tarde é que é abrangida pelo contexto escolar. Quando a Escola começa também a cumprir papel de educador, muitos pais descuidam-se da sua função, passando a maioria da responsabilidade à Escola. No entanto, os Pais não podem descurar o papel que escolheram para a sua vida; serem Pais e Educadores do/s seu/s Filho/s. Os Pais devem ser parceiros da Escola e assim trabalharem em harmonia pelo crescimento e para o bem-estar dos seus descendentes. Neste sentido, este estudo tem como tema central a importância da participação ativa da Família nas aprendizagens escolares das crianças, mais concretamente dos 21 alunos que frequentam o 3º ano, ciclo no qual decorreu a minha Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e de onde advém este relatório. Este ensaio intitulado “A importância da participação parental na vida escolar da criança” é retratado com os métodos característicos de uma investigação qualitativa e de cariz etnográfico, uma vez que estes vão de encontro aos propósitos e objetivos desta pesquisa e são os que mais revelam uma ação de natureza participante. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-04T00:00:00Z 2013-11-04 2016-12-29T13:36:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690 TID:201509016 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690 |
identifier_str_mv |
TID:201509016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131530091560960 |