Treino cognitivo com recurso à realidade virtual em pessoas com perturbação pelo uso de álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Elsa Alexandra Pinto Ribeiro da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10246
Resumo: A presente dissertação integrada no Mestrado Neuropsicologia Aplicada, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tem como objetivo fundamental o estudo da avaliação e da aplicação de um Programa de Treino Cognitivo em Indivíduos com Perturbação pelo uso do álcool em regime de internamento. Esta investigação teve como objetivo avaliar o impacto de um programa de treino cognitivo com recurso à realidade virtual não imersiva no funcionamento cognitivo de pessoas com perturbação pelo uso de álcool. Para isso foram avaliados 36 participantes, em processo de internamento na Casa de Saúde do Telhal, na Clínica de Alcoologia Novo Rumo, divididos em dois grupos, o grupo de controlo (N=17), apenas fez tratamento tradicional, e o grupo experimental (N=19), fez tratamento tradicional + RV. Os dois grupos foram avaliados através de uma bateria de testes neuropsicológicos, no início e final do tratamento. A intervenção decorreu durante o mês de internamento, realizando-se 10 sessões de treino cognitivo. O programa incide nas funções que geralmente se encontram em défice, como é o caso da Atenção, Memória, Memória de Trabalho, Capacidades Visuo-Espaciais e Funções Executivas. Os resultados demonstram que as atividades de estimulação cognitiva, que incidem sobre capacidade de sequenciação, capacidade atencional e a flexibilidade cognitiva, tendem a melhorar o desempenho destas dimensões nestes sujeitos. Já os resultados obtidos no grupo sujeito a diferentes tipos de PEC´s (RV+ tradicional) não demonstram diferenças significativas
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